(009) Os mapas Theatrum Mundi conferiram à época mais uma confirmação da ocultação propositada e consciente. Neste caso, o que era perfeitamente claro dos mapas era o conhecimento do Estreito de Bering, muito antes de Bering sequer ter nascido. Já era evidente dos mapas de João de Lisboa, mas quer o mapa de Lavanha-Teixeira, quer o mapa de Ortelius deixavam claro o nome desse estreito:
Como novidade ao assunto, citamos o notável ensaio de Sebastião Francisco de Mendo Trigozo:
Memórias da Literatura Portugueza - Academia Real das Sciencias (1814) Tomo VIII pág. 305
Trigozo, ao contrário de outros vai tentar sustentar cautelosamente uma posição menos oficial. Numa tentativa de salvar o corpo e a alma, não quer deixar de referir o seguinte (pág. 325):
Se déssemos crédito a alguns Authores, seriam os Portuguezes os que achassem esta nova Pedra Filosofal, do caminho às Índias pelo Norte da América(1), em que tanto trabalharam até nossos dias as Nações Marítimas da Europa (...)
... assim, para salvar o corpo não dá o crédito, mas para salvaguardar a alma deixa a nota de rodapé:
(1) Referiremos (ainda que sem lhe dar credito) o que dizem dois modernos Escritores a respeito deste nosso pretendido descobrimento. He o primeiro o Duque de Almodovar em a Historia Politica de los Establecimentos Ultramarinos de las Naciones Europeas Tom. IV. pag. 584, onde conta que Lourenço Ferrer Maldonado, Hespanhol de origem, se embarcara em 1588 no Porto de Lisboa, em hum navio de que era Piloto João Martins, natural do Algarve; e dirigindo o seu rumo pelo Nordeste á Terra do Lavrador, passando o Estreito de Davis, desembocou pelos 75 gráos de Latitude em o Mar glacial: depois navegando ao Oeste quarta de Sudueste, se achou em o Estreito de Anian, que dista de Hespanha 1750 legoas, segundo a sua derrota, e desembocou no Mar do Sul pelos 60º. Na ida atravessou o Estreito em Fevereiro, e saiho da sua boca em Março, pelo que padeceo muitíssimo frio, e escuridade: vio grande quantidade de gelo em as margens, porém nunca achou o mar gelado. Na sua volta, que foi em Junho e Julho, teve sempre muito bom tempo, e desde que cortou o Circulo Artico em os 66° 30' até que o tornou a cortar no meio do Estreito de Lavrador , jamais lhe desappareceo o Sol do Orisonte, e sempre sentio bastante calma. O Author que dá esta noticia, diz que se conserva o Roteiro manuscrito donde ella foi extrahida, escrito mui circunstanciadamente, com as correspondentes relações das correntes, marés, e sondas, com as vistas das Costas da Ásia, e dos rumos, e Costas da America &c.
O segundo lugar he tirado de Debrosses na sua Historia da Navegação às Terras Austraes Tom. I, pag. 73. Tratando da passagem da Índia á Europa pelos mares do Norte:
« Não he fora de propósito (diz elle) accrescentar .... o contheudo n' huma Carta escrita a hum Ministro d' huma Corte, que tomava informações sobre hum semelhante facto. Os novos descobrimentos (diz a Carta) que eu fiz sobre a passagem á China pelo Norte da Europa , e de que me pedis a relação, vem a ser, de que hum navio chamado o Padre Eterno, commandado pelo Capitão David Melguer, Portuguez, partio do Japão a 14 de Março de 1660; e navegando ao longo da Costa da Tartaria, correo ao Norte até 84º de latitude; donde continuou a viajem entre Spitzeberg, e a velha Groenlândia, e passando pelo Oeste da Escossia e da Irlanda, chegou á Cidade do Porto; aonde hum Marinheiro do Havre de Grace diz ter visto haverá 28 annos este Navio o Padre Eterno, e o Capitão Melguer que morreo neste tempo, e cujo enterro o Marinheiro prezenceou. Já fiz escrever para Portugal a fim de obter, se for possível, o Jornal desta navegação. &c. »
Trigozo refugia-se em Almodovar e Debrosses, autores estrangeiros, e assim não deixa de relatar os pormenores de duas viagens.
- viagem de Ferrer Maldonado e João Martins, em 1588, que fazem a Passagem Noroeste.
- viagem de David Melgueiro, no navio Padre Eterno, que em 1660 faz a Passagem Nordeste.
Estes relatos apenas se acrescentam à evidência dos mapas Theatrum Mundi, que tinham já os contornos dessas Passagens bem evidenciados... muito para além do que depois vieram a apresentar os mapas fantasiosos do século seguinte, e até à viagem de Cook. A preocupação teatral fantasiosa nos Theatrum Mundi era só o hemisfério sul, da parte australiana, então proibida.
A parte das passagens árcticas, noroeste e nordeste, foi só causada pela mudança climática que congelou os mares e anulou a repetição da proeza até ao Séc. XX.
Esta não é a primeira vez que falo de Melgueiro, é claro, mas creio que o nome do navio e a data exacta não tinha sido referenciada. Quanto à viagem de Ferrer Maldonado creio ser a primeira vez que aqui é mencionada (ver por exemplo: uma pequena biografia canadiana ou a menção na wiki-espanhola Paso del Noroeste). A existência de documentação detalhada não redundou em nada, pois o relato do historiador espanhol, o Duque de Almodovar, em 1788, foi só tomado a sério à época, e passadas umas décadas foi decidido serem tudo falsificações... Quando se está sob alçada de uma Quádrupla Aliança as opiniões tendem a ser muito unânimes. Nem é preciso o efeito de prebendas e ameaças, basta cuidar que as vozes sejam isoladas para parecerem malucas face ao consenso.
Lendo estes textos antigos e as caixas dos comentários, acabo por notar que aqueles primeiros meses foram de facto significativos, pois basicamente andei nos anos seguintes a relatar as mesmas conclusões que já estavam ali presentes, e de alguma forma esquecidas. Um caso bem visível é já estar neste texto a observação de que o golfo da Califórnia era chamado Mar Vermelho.
(010) Bom, mas tudo isto é quase redundante face à prova brutal do Teatro nos Descobrimentos
Não vou negar que depois da afirmação de Pedro Nunes de 1538, clamando a total descoberta, até dos penedos e bancos de areia, ficava a curiosidade de saber como seria um mapa dessa altura, com toda a informação. Não teria resistido nenhum?
Pois bem, por momentos pensei que poderia ser aquele. Aquele que estava exposto no Museu da Marinha, à vista de todos, mas em que a simples menção "Executado pelo pessoal técnico do Museu da Marinha. Maio de 1970" destruía a convicção de ser o original.
Assim, havia só uma frágil convicção, de "poder ser"...
Essa convicção passou a ser muito maior quando os "pinguins" desenhados na Gronelândia faziam sentido, dada a extinção das "grandes alcas". Portanto, não era só toda a consistência do mapa relativa às inscrições, bandeiras, e tudo o resto... até a colocação aparentemente errada dos pinguins estava certa. E estava tão certa que depois foi ocultada no Museu da Marinha, pintando-lhe um iceberg por cima.
Ainda assim, era claramente insuficiente como prova... apenas aumentava a convicção.
A prova final surgiu da forma mais estranha - autêntica obra do Caos.
Um simples quadradinho num artigo de Steve Strong sobre aborígenes
mapa antigo no artigo de Steve Strong
... e como não me falhou a memória visual, constatei que aquele mapa da Austrália já o tinha visto - era o mapa do Museu da Marinha. Não tinha inscrições, tal como acontecia estranhamente no caso do mapa do museu, estava descolorido, e mal se viam os cangurus. Ora como tinha Steve Strong aquele mapa? Ainda hoje não sei, que não me respondeu... nem sei se chegou a ler a pergunta.
É irrelevante.
Interessa só que apesar de idênticos ao olhar, um não sai do outro por simples descoloração ou por efeitos automáticos tipo Photoshop. Para algo desse género ficaria assim:
alteração "photoshop" do mapa do museu da Marinha
... ou parecido.
Qual é a grande diferença?
A grande diferença está no facto de uma parte da costa estar mais carregada que outra, e todo o mapa não tem equilíbrios resultantes de algo automático. Se era para dar um efeito antigo, bastava fazer isso. A única outra hipótese seria andar a escurecer manualmente todo o mapa, salientando umas partes e outras não... basicamente a pintá-lo de novo.
Qual o interesse de fazer isso casualmente, a partir de um mapa recente do Museu da Marinha? Nenhum!
Não. Tem aspecto antigo, porque vem de um mapa antigo.
Há um limite para acreditar em coincidências.
Depois das suspeitas anteriores, já existentes, passados 3 anos estava ali a prova, irrefutável.
Claro que é irrefutável para mim.
Outros podem ser iludidos no que quiserem, porque há inúmeras histórias sempre prontas para inventar. A imaginação desta malta já se viu que entra em acção facilmente. Só que o Caos que dá é o Caos que tira... e nesse processo de dar e tirar, só a racionalidade fica. Senão, é só o Caos que impera.
Depois desta prova, o assunto das descobertas fica arrumado até à época de D. Sebastião, circa 1570, que é a datação muito provável do mapa.
Obrigado a Marcelo Caetano ou ao responsável pelo atrevimento, pela coragem de 1970... pode parecer pouco, mas a guerra do ultramar poderia ser muito mais que uma obstinação por terras. Poderia ser uma luta pela verdade, em nome das gerações seguintes.
Olá,
ResponderEliminarPara ver um pouco de quanto foi difícil de divulgar na Wiki a história dos pioneiros portugueses na América do Norte, tive que utilizar um site meu como proprietário de photos, que sou;
Descrição:
Estátua do navegador Português Gaspar Corte-Real na Terra Nova ( St. John's – Newfoundland ) oferta do Estado Português. "
Fonte/Créditos:
Fotografias Imagens ilustrações do usuário registrado. (Não protegidos por copyright).
Igualmente provenientes da minha Webpage " Les Photos du Grand-Lancy " " À la Découverte du Monde..."
http://spaces.msn.com/members/JoseManueldeOliveira/PersonalSpace.aspx (Não protegidos por copyright).
doutra maneira tudo era apagado pelos brasileiros, foi eu o primeiro a escrever sobre A pedra Dighton :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A_Pedra_de_Dighton_no_Rio_Taunton,_ate_ser_removida_para_o_Museu_en_1963,_pesa_40_toneladas!.jpg
e primeiro sobre os Corte Real na Wiki, seguindo o as pesquisas do Dr. Manuel Luciano da Silva:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Est%C3%A1tua_do_navegador_Portugu%C3%AAs_Gaspar_Corte-Real_na_Terra_Nova_%28_St._John%27s_-_Newfoundland_%29_oferta_do_Estado_Portugu%C3%AAs..jpg
Não sei se foi o Marcelo que ofereceu esta: Estátua do navegador Português Gaspar Corte-Real na Terra Nova ( St. John's – Newfoundland ) oferta do Estado Português. " , sei que tem sido uma guerra que dura há mais de quinhentos anos a de defender memória destes exploradores navegadores portugueses no Atlântico Norte, e os maiores inimigos são os próprios portugueses!
Abraços
Votos que continue o Alvor esta guerra!
José Manuel
Obrigado, José Manuel.
EliminarA minha participação na Wikipedia resumiu-se a duas ou três coisas. Ainda não excluí por completo a ideia de colocar mais coisas, mas o problema é o desgaste dessa luta. A Wikipedia foi bem pensada, e é muito útil, mas é um campo de batalha onde se parte em desvantagem.
Primeiro, porque é suposto ser um sítio de informação consensualizada, e as polémicas são remetidas para o histórico.
Enquanto sítio de informação consensualizada limitei-me a pouca coisa
- aumentei a página de João de Lisboa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Lisboa
onde precisei criar esta
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugaliae_Monumenta_Cartographica
...
Vi agora este aviso:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Odemaia
... sem comentários!
Antes tinha modificado a página de D. Sebastião, do que já não resta nada.
E basicamente é isso.
Não me interessa muito o papel "evangelizador dos infiéis", prefiro deixar isso para outras pessoas mais vocacionadas, e admiro muito a paciência nessa persistência.
Bem haja nessa sua iniciativa.
Abraços.
Meu caro José Manuel.
EliminarDepois de escrever a resposta, decidi criar nova conta, e como consegui colocar imagens, acabei por colocar os mapas de João de Lisboa.
É um absurdo que tais mapas continuem escondidos, bastando um clique para os colocar.
Se os quiserem tirar, pois fico à espera.
Foram estas as duas páginas onde mexi:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Lisboa
que é remetida da página principal - Descobrimentos portugueses
https://pt.wikipedia.org/wiki/Descobrimentos_portugueses
está lá num tópico sobre
Livro de Marinharia de João de Lisboa
e procurei ser o mais objectivo possível.
Veremos então de que massa é feita o pessoal que ali escreve e a quem obedece.
Abraços.
Olá,
ResponderEliminarRe: “Este usuário está inativo por muito tempo, portanto sua página de usuário (ou parte dela) foi esvaziada e arquivada por uma questão de segurança, de respeito à privacidade do usuário e também porque o conteúdo deixou de ser útil à comunidade.”
A Wiki está robotizada (bot) enviam frases feitas e eliminam outras tantas... nem sempre são pessoas que lhe escrevem...
A luta na Wiki é reflexo doutros lugares e lutas antigas..., interessa desde sempre resistir, desforra é um prato que se come frio diria de cabeça fria, jogar com nervos dos outros é arte dizem franceses, pouco importa que fizeram cientistas como Pedro Nunes, D. João de Castro, Manuel António Gomes (1) Egas Moniz etc. se não forem continuamente defendidas justamente suas obras, se esse trabalho não for feito nas Wiki ficarão onde estiveram; fora da história universal e memória dos portugueses.
A quantidade de artigos que editou no Da Maia blog se tivessem sido feitos com temas consensuais em termos aceitáveis na Wiki o Alvor já era administrador desta enciclopédia... para lá ficar muitos anos basta ser aparentemente politicamente correcto colegial urbano (tem que se ser “cínico” nesta sociedade... tudo é teatro) e era fundamental que pessoas do seu nível lá estivessem, mas infelizmente poucos aguentam a pressão e provocação muito tempo na Wiki... quando se chega a administrador têm-se o lápis azul na mão... a Wiki dá congressos e viagens, tem vantagens lá estar a alto nível...
Abraços
José Manuel
(1) “ Se servir du passé pour construire l’avenir ”
http://www.youtube.com/watch?v=iCP0N_ubCDU
Olá,
ResponderEliminarencontrei na Biblioteca Nacional esta informação:
purl.pt/index/livro/aut/PT/406987.html
... mas nada mais, aparentemente esteve ligado à reconstrução das fortalezas algarvias, ainda enquanto Coronel.
Sugiro assim qq coisa deste género
José de Sande Vasconcelos (1730?-1808)
foi um militar português conhecido pelas algumas cartas da costa algarvia, e fortificações de Sagres e Tavira, ao tempo da Rainha D. Maria I.
José de Sande Vasconcelos (1730?-1808)
was a Portuguese military known for some charts of Algarve, and fortifications of Sagres and Tavira, at the time of the Queen Maria I.
Referências:
José de Sande Vasconcelos. Mappa geral de differentes objectos e noticias do reyno do Algarve feito no tempo do Conde de Val de Reys, Governador e Capitão General do dito reyno. 1788 [Manuscrito]
http://purl.pt/23924
José de Sande Vasconcelos. Planta da fortificação e quarteis da praça de Sagres pelo Coronel José de Sande Vasconcelos; mandado tirar por ordem e direcção do Conde de Val de Reys, governador e capitão geral do Reino do Algarve, para ser presente ao Principe. 1793
http://purl.pt/22533
Abraços.
PS: Sim, tem toda a razão sobre a wikipedia, mas o problema maior acaba por ser essa falta de tempo e paciência na persistência. Obrigado.
Re: “o problema maior acaba por ser essa falta de tempo e paciência na persistência”
ResponderEliminarOlá,
Os esquecidos lhe agradecem, caro Alvor, a pesquisa sobre o Almirante... as “ ... ” o recompensariam se dispensasse um pouco do seu tempo e paciência a editar o artigo em inglês e português na Wiki...
Abraços
José Manuel
P. S.
ResponderEliminarVila Real de Santo António em construção: manuscrito inédito de Sande Vasconcelos
APRESENTAÇÃO | 27 março | 16h30 | Sala de Projeções da BNP | Entrada livre
http://www.bnportugal.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=911:apresentacao-vila-real-de-santo-antonio-em-construcao-manuscrito-inedito-de-sande-vasconcelos-&catid=164:2014&Itemid=936&lang=en
A Direção Regional de Cultura do Algarve adquiriu em 2013 um conjunto inédito de três desenhos da autoria de José Sande de Vasconcelos, então Sargento-Mor colocado no Algarve. Os desenhos representam o início da edificação de Vila Real de Santo António, cuja Câmara Municipal ficará detentora desta documentação histórica.
Os desenhos serão apresentados pelo Doutor José Eduardo Horta Correia, Professor jubilado da Universidade do Algarve, e pelo Arqº. João Manuel Horta, da mesma Universidade, ambos com investigação publicada sobre a história de Vila Real.
Engenheiro militar, José de Sande Vasconcelos (1730?-1808) desenvolveu um notável trabalho cartográfico sobre o Algarve, nas mais diversas escalas, entre 1772 e 1808. O grande número de manuscritos que nos legou constituem uma incontornável fonte para o estudo da região e da história da ciência e das técnicas cartográfica da engenharia militar na segunda metade do século XVIII.
A BNP possui nas suas coleções mais de 40 manuscritos da autoria de Sande de Vasconcelos, já na totalidade disponíveis em linha em
http://purl.pt/index/geral/aut/PT/406987_P1.html.