terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Sal-Gema & Ossa

Perto de Loulé há uma mina de sal-gema agora aberta à visita turística:


A mina com 50 anos, atinge os 230 metros de profundidade, está abaixo do nível do mar, sendo ainda mais estranho ter 45 Km de extensão de túneis. Normalmente não são associadas coisas desta dimensão a Portugal, e muito menos com o intuito de ir buscar sal-gema. Pela minha parte, conhecia bem o caso de Rio Maior, mas desconhecia este jazigo em Loulé.

De entre as fotografias agora reveladas, apareceu a seguinte escultura de mãe e filho:
Escultura em alto-relevo num corredor da mina (ANIET)

Terá que pensar-se que ao longo destes 50 anos algum mineiro, mais artístico, terá acabado por sinalizar na rocha escavada uma imagem a que depois terá dado a forma vista. Não é uma forma muito perfeita, nem imperfeita, mas não seria o resultado expectável numa mina de sal-gema.
Não sei mais sobre o assunto, simplesmente achei curioso.

Achei curioso, porque quando se exploram minas, poderá acontecer sempre aparecer um desenho ou uma escultura que já lá estava, mas que por força do contexto, foi certamente divertimento posterior.
Veja-se por exemplo, o caso de Maastricht, de que já falámos.
Neste caso, nem sequer há direito a dúvidas, porque todos os túneis serão artificiais e recentes, mas o mesmo já não se poderá dizer de situações mais ambíguas...

Vénus e Cúpido foram sempre imagens emblemáticas da antiga mitologia nacional, e como não parece que as figuras tenham sido cobertas com roupa puritana, será de excluir a vertente católica do menino e madona.

Lembra-me este assunto a descrição na Crónica dos Eremitas da Serra de Ossa, onde Frei Henrique de Santo António fala da grande quantidade de cavernas desse local, que estaria na origem dos anacoretas primordiais.
(...) refugiando-se como em castelo seguro, e fortaleza inexpugnável, nas brenhas, e grutas da Serra de Ossa; cuja suposição é verdadeira, e igualmente recebida dos Historiadores, e muito conforme às notícias dos nossos cartórios e às verdades das nossas tradições.
Refere ainda a possibilidade de aí se ter refugiado Viriato...
(...) onde não há monte, nem serra, em que se possa esconder, nem fortificar uma companhia de soldados, quanto mais um tão numeroso exército, como trazia Viriato, com que pelejou, e venceu todo o poder dos Romanos, que governava Plaucio, sendo a Serra de Ossa em tudo acomodada ao intento, e onde se divisam ainda hoje os alojamentos, que fez Viriato no monte de S. Gens, e aparecem os vestígios, que são tão grandes, e capazes, que dentro deles se podia alojar um exército de mais de quarenta mil homens, com toda a sua bagagem
Mas, talvez mais característico, seja o relato da destruição arqueológica:
(...) e fraldas desta serra, cujos sítios conservam ainda hoje os nomes das ditas Antas. Dentro da cerca do nosso Convento da Serra esteve um, que eu ainda alcancei, tão grande, que o Reitor, que era então do dito convento, mandou contra o meu voto derrubar para se aproveitar muita da pedra, que tinha, ficando aí de presente a cova, donde se tiraram as pedras, e juntamente sinal das cinzas, e carvões de fogo, com que se faziam os sacrifícios; e da outra, que estava fora da cerca, persevera uma porta da mesma cerca, que se chama a Porta da Anta.
E finalmente, ligando à questão de Vénus e Cupido:
De mais disto sabemos, que à vista do templo de Vénus estava num cerro alto fundado o templo de Cupido tão visitado, e venerado dos antigos Lusitanos, com o nome de Endovélico, que hoje se lê em algumas pedras daquele tempo; e consta, que  este templo de Cupido, que fundou Maarbal pelos anos 340 antes da vinda de Cristo, esteve no outeiro da Vila de Terena, que fica junto da Serra de Ossa, e à vista da Serra de S. Gens. O ídolo era de prata, tinha os olhos cerrados, um coração na boca e asas nos pés. (...) 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Navios encalhados em desertos

Uma situação razoavelmente estranha será encontrar navios encalhados em terra, longe do mar.
Imagem emblemática dessa temática, será a do filme "Encontros imediatos do 3º grau", de Spielberg (1977), em que o Cotopaxi (navio perdido em 1925 no Triângulo das Bermudas) seria encontrado no meio do Deserto de Gobi (China/Mongólia).

Com efeito, há poucos dias, surgiu a notícia de que o Cotopaxi teria sido agora encontrado no fundo do mar, na área do Triângulo das Bermudas:


Bom Jesus 1533
Vem este assunto também na sequência de ter sido encontrada a carga do navio Bom Jesus em 2016, na Namíbia, e da controvérsia (sinalizada nos comentários de J. Ribeiro e J. M. Oliveira) do governo português, de António Costa, ter prescindido por completo desse tesouro, entregando tudo à Namíbia.
Tesouro do navio Bom Jesus incluía moedas de ouro no valor de 13 milhões de dólares,
foi doado pelo governo português à Namíbia (FOX-News).
(Moeda de Fernando e Isabel, reis católicos) 

O navio está declarado no livro de Lisuarte de Abreu, no ano 1533, como tendo sido capitaneado por D. Francisco de Noronha, e ter-se-ia perdido na viagem da Armada para a Índia.
Livro de Lisuarte de Abreu - em baixo "dom fcº denoronha q se perdeo"

Conforme se pode ler no artigo da Fox-News ("500 year-old shipwreck loaded with gold found in Namibian desert"), apesar do navio pertencer a Portugal, o governo socialista prescindiu de todos os direitos:
And in this case the ship belonged to the King of Portugal, making it a ship of state – with the ship and its entire contents belonging to Portugal.  The Portuguese government, however, very generously waived that right, allowing Namibia to keep the lot.”
Para além do desprezo e facilidade com que o governo socialista prescinde de toda a recordação do navio português ali perdido, como se houvesse peçonha no nosso passado, há mais curiosidades.

Uma delas é que o navio foi encontrado por mineiros da De Beers, a conhecida companhia holandesa de diamantes que explorava a zona de Oranjemunde. Ou seja, este navio foi já encontrado enterrado no deserto, ainda que perto da costa, onde terá encalhado. 
Esta situação faz ainda lembrar o caso das Âncoras Suiças, aqui abordado.

Eduard Bohlen
Mas podemos ainda encontrar na Namíbia um outro caso, de um navio mais recente, que avançou  400 metros para o interior. Trata-se do navio Eduard Bohlen, que naufragou em 1909 e ao fim de cem anos, houve um movimento de terras que o teria puxado para o interior do continente africano.
O navio Eduard Bohlen (1909) no deserto da Namíbia.

USS Wateree, Marjorie Glen
Um caso mais invulgar é o do navio USS Wateree, de 1863, que estava ao largo do Peru, perto da cidade de Arica, actualmente no Chile, quando um maremoto o terá levado também 410 metros para o interior do deserto chileno (antes peruano).
 
Resto do USS Wateree no deserto chileno (à esquerda). Resto do Marjorie Glen (à direita).

Ainda na América do Sul, um outro caso conhecido é o Marjorie Glen, que em 1911 encalhou na Argentina, em Rio Gallegos. Avançou em terra, e actualmente está afastado alguns metros da costa:

Mar Aral
Uma situação invulgar aconteceu com o progressivo desaparecimento do Mar de Aral. Os barcos e navios que aí se encontravam passaram a formar um cemitério de navios

Desaparecimento do Mar de Aral - cemitério de navios.

Este caso, poderia ainda ter ocorrido noutros lagos, rios, ou extensões de terra que foram assoreadas, e será um dos mais frequentes de "navios em desertos"...

Colorado
Há ainda uma história, que ficou como lenda, acerca de um possível navio no deserto do Colorado, conforme se encontra registado na wikipedia: Lost ship in the desert. Ver também DesertUSA, onde se pode ler
Implausible as it sounds, the wreck of an ocean-going ship 100 miles or more inland from either the Pacific or the Gulf of California, the story has persisted for centuries in reports from Indian peoples, Spanish explorers, prospectors, migrants and treasure hunters.
Haverá mais casos, mais ou menos vulgares, mais ou menos explicáveis, em que navios aparecem fora do seu habitat natural, por exemplo, arruinados no meio de um deserto.
Se estes casos aconteceram num passado recente, também seria natural que tais vestígios fossem encontrados em passado mais remoto. No entanto foi informação que se perdeu...

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Leão da Estrela, Lagarto da Penha.

Por mero acaso, encontrei um certo "Leão da Estrela", bicho exposto enjaulado em 1873, que era descrito como estando a fazer furor nas atenções dos lisboetas.
Achei interessante a coincidência do nome com o nome do filme de 1947 de Arthur Duarte, protagonizado por António Silva, onde aí a referência ao leão se tomava por ser adepto do Sporting.
Passados 75 anos entre uma coisa e outra, não me parece ser acidental a escolha do nome.

A referência e ilustração está num Diário Ilustrado de 1873
onde é aí dito que este leão exposto já fazia esquecer o Lagarto da Penha.
Não deixa de ser curioso juntarem-se aqui os dois animais associados ao mesmo clube, e também é interessante o redactor se queixar : "N'este nosso tempo de estatísticas a propósito de seja o que for...", talvez sem imaginar que esse tempo de "estatísticas avulsas" estava a começar, para durar mais 150 anos, com fôlego para outros tantos.

O leão da Estrela, era assim um bicho em exposição, que nem seria talvez o primeiro. Há um Largo do Leão, em Arroios, que está referenciado assim desde 1817 (o que obsta a teoria de Castilho que associava o nome a uma cervejaria posterior). A razão para muitos deste topónimos perdeu-se, ou não quis ser encontrada...

Quanto ao Lagarto da Penha de França, há agora até um painel feito pela autarquia a lembrá-lo,
mas a lenda vai uns séculos mais atrás, aparentemente a um voto de um sobrevivente de Alcácer Quibir, António Simões, santeiro que aí morava, e atribui a sua salvação a uma Nª Srª da Penha, tomando a iniciativa de aí construir ícone e lugar de culto. Uma ligação a França, no contexto de Alcácer Quibir, será estranha ou nem por isso?
Archivo Pittoresco (Vol.6, 1863) - Igreja e convento de Nª Srª da Penha de França

Interessa, que a certa altura começou a falar-se do Lagarto da Penha, que dizem ter sido um jacaré esverdeado, de que se guardara o corpo, que se perdeu depois do Terramoto de 1755.

O escritor Francisco Xavier de Oliveira, mais conhecido como Cavaleiro de Oliveira, no seu livro impresso em Amesterdão em 1741, «Cartas familiares, historicas, politicas e criticas. Discursos sérios e jocosos.», dedicados à condessa do Vimioso, dá conta desse Lagarto da Penha. 

Primeiro, na carta 10, de Março de 1736, quando refere: 
"Informar da Cidade de Vienna a quem vive nella, he o mesmo que 
mostrar o Lagarto da Penha a quem ja o vio."

Porém mais estranha é a sua carta 49, que só se pode inserir como "Discurso jocoso", ainda que ele argumente da sua seriedade, ao mesmo tempo que dá conta em Lisboa, de uma família de Gigantes, e quatro animais gigantes, sendo um deles o Lagarto da Penha de França:

Carta XLIX

À Senhora Condeça de Brille, a respeito dos Gigantes.
Exaqui huma materia sobre a qual se podem faser grandes discursos, por assentarem em huma qualidade de gente que pode com tudo.
Perguntais-me se houve no mundo Gigantes?
Digo-vos que não somente os houve porem que ainda os ha.
Na Cidade de Lisboa, que he a minha Patria como sabeis, estabeleceo-se huma familia delles que consta de marido, molher, e filho.
Não sey verdadeyramente da onde são naturaes, porem quanto a mim forão todos tres formados naquella Cidade, e ignorando os annos em que nascèrão, e outras circunstancias que deyxo à parte, he certo que os conheci naquella Corte desde que me entendo, e que os amey tanto emquanto me entendi mal, que nao deyxey de os ver nas poucas occasioens que aparecião em publico, que era huma vez cada anno em dia certo, rasão porque he constante esta verdade a muitos Estrangeyros, havendo aqui dous Alemaens que ja me me disserão que os virão, e tambem me parece que disserão que lhe tinhão fallado do que nao duvidey, porque se os Gigantes ainda que Portugueses fallao alguma Língoa hade ser precisamente a Tudesca.
Quando sahi de Lisboa em 1734, havia ja alguns annos que os não tinha visto, porem sabia que se conservavão, e creyo que ainda hoje existem, nao sahindo das suas casas por se acharem muito velhos, e muito acabados. Cada hum delles teria pouco mais ou menos vinte e quatro pes de comprimento, e lembra-me que erão muito bem parecidos, principalmente a Senhora Gigante, a qual deve tanto à memoria da minha meninice que a conservo retratada na minha lembrança presentemente. Cada hum delles no dia em que havião de passear por certas ruas da Corte que lhe estavao determinadas, engolia hum homem pella parte inferior, e sem este sustento nao era possivel que dessem hum so passo. A Gigante sem embargo de ser muito mais delicada do que os dous Gigantes, metia em si hum homem dos mais robustos, com a mesma facilidade com que nos metemos na nossa boca huma aseytona de Italia, ou huma passa de Alicante.
Crede o que vos digo, porque segurando-vos que sou testemunha de vista de todas estas cousas, bem sabeis que não sou costumado a mentir, nem a enganar pessoa alguma, e muito menos as da vossa concideração.
Na especie de animaes tambem ha Gigantes em Portugal, e entre outros que não nomeyo por serem muy conhecidos, vos fallarey de quatro que vi muitas veses em diversas occasioens na mesma Corte de Lísboa, que he onde existem os mayores.
O primeyro chama-se Lagarto; mora na Penha de França, e por querer huma vez comer hum homem o prenderão com huma cadeya de ferro ao lugar em que se acha. Conserva-se pendurado ha muitos annos sem comer, nem beber, nem andar, sendo de todos os Gigantes o que he visto dos Nacionaes, e dos Estrangeyros em todos os dias se elles em todos os dias o querem ver. Eu o vi muitos annos em todos os Sabbados, e juro-vos que foi diligencia a que não sabia faltar se algum impedimento muy legitimo me não embaraçava.
O segundo chama-se Drago, porem o vulgo para lhe agigantar tambem o nome lho acrescenta chamando-lhe Adrago. Esquece-me onde mora, porem he certo que assistio sempre na Corte, onde passeava em publico huma vez no anno no mez de Mayo, ou de Junho, e sahindo logo depois a tomar os ares duas legoas fora de Lisboa se recolhia outra vez a sua casa. Em cada huma destas occasioens que sahia, metia no corpo dez ou dose homens, condição sem a qual era impossivel que se arrastra-se. Cuidareis à vista do que vos digo que fomos Povos barbaros, e tyranos, que obrigamos por força a que sejão estes homens engolidos pellos Gigantes. Não Senhora, não ha tal.
Haveis de saber que estes taes homens não são violentados ao suplicio, porem que elles mesmos se oferecem por seu gosto tendo-se por ditosos os que sao preferidos para o sofrer, sendo certo que se os ditos Gigantes necessitassem de mayor sustento que nunca em Lisboa faltarião homens da qualidade, e do genio de lho darem à custa, e a pesar dos seus proprios corpos. Direis que fomos injustos no consentimento que damos a este desatino. Digo-vos que não, porque a ley que o permite he muito justa, dispondo este uso em prova do grande animo, e valor dos homens inclinados a semelhantes acçoens', com o exemplo das quaes, e de outras semelhantes que vos não refiro, se multiplição em tal forma os homens desta inclinação, que ha muitas Praças em Lisboa cheyas delles, expostos com toda a resolução para sustentarem qualquer Gigante que apareça, e que se queyra servir do seu prestimo, socedendo ja algumas veses que jogarão as pancadas huns com outros querendo cada hum delles alcançar o primeyro lugar.
Sey que tudo isto vos hade parecer impossivel, porem empenho a minha palavra, e digo-vos que he verdade. Este dito Gigante tinha tantas varas de comprido, e outras tantas de largo, e essa porque não quero mentir, era pouco mais ou menos a medida da sua notavel grandesa. Humas veses se lhe descobrião vinte pes, outras veses menos, e outras veses mais: com todos elles andava com muita pausa, e com muito vagar a respeito da sua corpulencia, que o obrigava a descançar diversas veses no pequeno passeyo que o obrigavão a faser.
Ouvi diser que este Gigante se fisera em pedaços algumas veses, e que se tornara a formar, porem he cousa que nunca vi, e se a creyo he porque assim me foi dita por muixtos homens verdadeyros, e dignos de se que presenciarão o caso. Segura-se-me agora que se desfez de todo, e sem remedio o dito Gigante, porem espero que ainda quando isso seja certo, dure a sua memoria em muitos annos, da mesma forma que se conservou o seu corpo em alguns Seculos.
O terceyro Gigante he do genero femenino, e chama-se Serpe. Não sey que parentesco tinha com os Alfayates, ou com os Çapateyros, porem sey que elles cuidavão do seu trato dando-lhe os vestidos, e os çapatos com que havia de aparecer nas funções publicas, que erão as mesmas que fasia o Drago. Morava a dita Serpe debayxo de hum Arco que fica pouco afima da Padaria, e senão morava alli dalli he que sahia, sendo eu testemunha de a ver compor naquelle lugar alguns annos, cousa que se executava com muita descompostura, vestindo-se, e despindo-se no meyo da rua à vista de todo o mundo com grande assistencia de rapases, e tambem de alguns homens a que chamamos barbados. Como a vi algumas veses nua, posso-vos diser que não tinha mais do que os ossos, pois que sobre elles nem pelle tinha. Ainda que magra era da mesma grandesa do Drago, o qual em materia de gordura lhe não excedia, porque alguns rapases do meu conhecimento que o virão despido me segurarão que parecia huma figura de pãos secos armados no ar.
A Serpe para poder andar engolia o mesmo numero de homens, marchava tambem sobre vinte, ou vinte e quatro pes, porem huma vez que estava vestida era de si mesmo muy composta, e raramente os mostrava sendo muy grave no seu passeyo.
Esta Gigante era bastantemente fermosa, porem quando se ria, a modo das molheres que querem mostrár os bons dentes que tem, descompunha tanto a boca que se desfeava inteyramente, e fasia medo a todo o mundo. Não sey se vive, po emquanto à sua memoria ha de ser tão duravel como a do Drago.
Tenho minhas lembranças de ouvir diser, que esses dous Gigantes produsirão humas certas filhas chamadas Tourinhas, de que tenho pouca lembrança, e ainda que as vi algumas veses como me parecerão mais monstros do que Gigantes, julgo que não tem aqui lugar a sua noticia; e como não estou certo em que as ditas Tourinhas fossem verdadeyramente filhas da Serpe, fallo nesta materia em duvida sem intenção de levantar testemunhos, nem de perder o credito a quem quer que seja, e muito menos a Serpe a quem todos fazião muitas mesuras, e a quem eu sempre tive tanto respeito como a todas as mais creaturas do genero femenino, importando-me pouco a curiosidade de que fação ou não fação filhos, sabendo que essa he a sua obrigação, e sabendo que neste mundo cada hum he para aquillo para que nasceo.
O quarto Gigante animal Portuguez, he hum Bogio marítimo, que nasceo, que se conserva, e que vivira ainda muitos annos entre as agoas que o Rio Tejo mistura com os do Mar a que se chama largo, e que achey por experiencia propria que era igualmente comprido. Chama-se o Bogio da Barra. De todos os Gigantes de que tenho fallado este he o mayor, o mais bem posto e o mais bem formado.
Estima-se tanto que se lhe da sempre por Governador huma pessoa de grande destinção. He Bichinho a que mil homens não farão o papo quando elle os comesse, porem elle em lugar de se sustentar com homens os sustenta a elles, e os defende, alimentando-se somente de polvora, e de ballas de todo o calibre, que sendo hum gasto muito grande se faz por conta da Fasenda Real. Tem tido diversas pelejas com outra qualidade de Gigantes marinhos que intentarão entrar no seu dominio, mas sem efeito, tendo ele mostrado em todas as occasoens que he o mais forte.
Defende-se às pedradas, e às pelotadas, e tendo muitas bocas que continuamente estão cheyas, em se offerecendo inimigo à vista começa a vomitar por todas ellas fogo, e ballas em tanta quantidade, com tanto ruido, e com tanto estrago dos contrarios, que parece sem mais, nem menos que descarrega ao mesmo tempo immensidade de peças de artelharia. Huma vez que elle estava neste exercicio perguntou hum Estrangeyro em Lisboa, de que procedia o grande ruido que se ouvia? Disserão-lhe que era o Bogio que estava soprando.
Sopra com o bichinho, respondeo o Estrangeyro, e tem este animal alguma Bogia com quem faça criação, perguntou ao mesmo tempo?
Disendo-se-lhe que não, porque he a verdade, exclamou assim o Estrangeiro:
Oh pena! Grande bem seria para este Reyno que se descobrisse huma Bogia com quem este animal Gigante podesse faser propagação, porque he certo que com ela faria o Reyno de Portugal respeito a todos os do Mundo.
Todos os Navios que sahem, e que entrão no Porto de Lisboa lhe fasem grandes cortesias, e reverencias, e se algum intenta passar para fora, ou para dentro sem sua vontade, e sem sua licença pode-se contar por perdido, porque o Bogio em hum abrir, e fechar de olhos o pode derrotar inteyraménte, e mesmo meter no fundo se quiser. Prouvera a Deos que ele destroçasse aquelle em que eu sahi de Lisboa, e que isso me obrigasse a ficar para sempre na querida Patria, que sustentando tantos, e taes Gigantes he sempre mais bella terra do que as outras em que tenho encontrado com tantos, e com taes Demonios, semelhantes àquelles de que vos tenho feito bastantes queyxas:
À vista do referido parece-me que podeis mostrar que ha Gigantes, aos mesmos que duvidão de que os houvesse, e supondo que tenho satisfeito assim à ordem que me mandastes, acabo a Carta com pressa para hir satisfaser promptamente outra ordem, que agora recebi para, me achar pelas tres horas em Gupemdorf. Ja me entendeis, basta, e a Deos que vos guarde por muitos annos.
Vosso, e nosso.
Vienna de Austria, 30 de Novembro de 1736.
F. X. D. O.


A forma de entender esta carta que foi publicada em Amesterdão, apenas parece ser a de um sentido figurado, jocoso, onde talvez tenha visto como "gigantes" as companhias de soldados, nomeadamente as que protegiam o Forte do Bugio.
Mais tarde, e a propósito do Terramoto de 1755, publicou o 
Discours pathétique au sujet des calamités présentes, arrivées en Portugal
e o Cavaleiro de Oliveira viu-se perseguido pela inquisição e nunca mais regressou a Portugal, tendo sido punido em imagem.

__________________________
Nota de J. Ribeiro (03.02.2020):
Relativamente à semelhança deste registo do "Lagarto da Penha", João Ribeiro fez referência a um de outros casos que aparecem documentados nas lendas populares sob a designação de "Sardão":


Lembrando a ligação ao antigo culto à serpente destas paragens sob o nome de Ofiússa: