domingo, 20 de setembro de 2020

Xadrez e Pedro Damião

Em texto anterior referimos que Gaspar Resende fez nota de que D. João II gostava de jogar xadrez. Aliás, fazia isso quando tinha dificuldade em dormir, devido à doença (ou envenenamento) que o levou à morte.
A tradição portuguesa no xadrez é pequeníssima, e teve algum eco nessa altura, quando as regras do xadrez, conforme as conhecemos hoje, estavam a ser estabelecidas definitivamente. Talvez saindo desse gosto do rei pelo xadrez, acabou por aparecer em Roma, o nome nacional mais conhecido, Pedro Damião (1480-1544).

A prática de variantes anteriores do xadrez, remete aos árabes (ou a muito antes), aparecendo assim naturalmente na Península Ibérica. Está ilustrada no livro dos jogos (1283) de Alfonso X, onde se vêem templários disputando uma partida:

Foi encontrado um manuscrito impresso do jogador espanhol Luis Ramirez de Lucena, mas o primeiro livro de xadrez impresso e publicado à época, deve-se ao xadrezista Pedro Damião, alentejano, natural de Odemira, que era também boticário, ou farmacêutico. 
Conhecem-se versões escritas em italiano e espanhol, foi publicada em 1512, e teve 8 edições. 

Questo libro e da imparare giocare a scachi et de le partite


É referido que Pedro Damião seria judeu, e que se tinha refugiado em Roma, depois das perseguições em Portugal pela inquisição. Não sei se isso tem correspondente documental, porque à época de D. Manuel a inquisição não estava estabelecida, mas diversas vezes se pretende uma ligação judaica, apenas porque exercia uma profissão associada, ou porque tiveram problemas com a inquisição.

Pedro Damião, é considerado por muitos como tendo sido o melhor jogador da sua época, embora tal seja difícil de atestar, pois não haviam torneios internacionais...  É certo que terá causado grande sensação em Roma, dada a publicação do livro. A análise de jogadas que fez continuam a ter a mesma pertinência, passados 500 anos, e se não estamos a falar da complexidade do jogo moderno, estamos a falar de uma complexidade que não está ao alcance de qualquer principiante.
No site chess.com aparece como "unofficial world champion" e estão dados exemplos de problemas interessantes, e da primeira partida registada, jogada por Pedro Damião em 1497 (um exemplo em que o oponente desiste por cheque simultâneo do cavalo ao rei e à rainha, perdendo assim a rainha) em Roma.

O livro tem uma tradução do Séc. XIX, em francês, 
onde na introdução é dito
«Les six courts chapitres sur les débuts sont dignes du plus grand éloge, quoique selon toute probabilité ils ne soient pas entièrement originaux. (...) Pendant longtemps le traité de Damiano fut considéré comme le meilleur que l'on connût sur les Échecs. (...) On ne saurait surpasser le talent qu'on remarque dans le plus grand nombre des fins de partie de Damiano. »

É natural colocar em questão alguns itens de originalidade, até porque alguém terá ensinado Pedro Damião, provavelmente alguém, templário ou não, que jogou com o rei D. João II. Sendo o xadrez um assunto antigo, com especial desenvolvimento em Castela e Granada, não será também de admirar que muito desse conhecimento viesse daí.

Interessante é ainda que outro grande fã de xadrez tenha sido D. Sebastião. 
Por exemplo, no livro de J. H. Sarratt, "A treatise on the game of chess" (1822) refere-se isso, e em particular, D. Sebastião, tal como Filipe II de Espanha, acolheram os melhores jogadores à época. 
O nome mais conhecido em Espanha era Ruy Lopez, e na corte portuguesa jogava "O Mouro", até à data tido como invencível, e intratável na arrogância. 
Quer Ruy Lopez, quer O Mouro, foram derrotados por dois italianos, Paolo Boi e G. Leonardo. 
Quando Leonardo derrotou O Mouro em Lisboa, conta-se que a corte ficou satisfeita por terminar a sua arrogância... diz-se ainda que Leonardo durante uns meses jogou com D. Sebastião, sempre com um joelho no chão. Num encontro que demorou mais que três horas, o rei vendo o desconforto de Leonardo, deu-lhe a mão... para que ele se apoiasse nos dois joelhos, em posição de reza!

Essa apetência de D. Sebastião pelo xadrez, não lhe trouxe vantagens na batalha que o vitimou.
De facto, o xadrez, passando o nível de principiante, pode ser extremamente interessante e até viciante (há pessoas que não fazem outra coisa durante o dia). 

O actual campeão, o sueco Magnus Carlson, começou cedo e aos 13 anos conseguiu mesmo embaraçar Kasparov, campeão na altura, forçando um empate, e tendo hipóteses de ganhar.
Como será fácil de perceber, o xadrez implica um raciocínio rápido, e uma memória impressionante, já que as aberturas estão praticamente todas analisadas, durante vários lances. Mas passado isso, entra-se depois num certo processo mecânico, até que se torna isso mesmo... mecânico.
Actualmente já está fora de causa tentar competir com máquinas, Kasparov ainda tentou em 1996, contra o Deep Blue. Nos dias que correm, são as máquinas que jogam umas contra as outras, em partidas de alto nível... que escapam à análise convencional. Os nomes mais conhecidos são Stockfish (o campeão), Leela Chess Zero (ou AlphaZero). 

O Stockfish usa ainda conhecimento humano de análise de aberturas, os "Zero" usam a chamada "inteligência artificial", que de "inteligência" só tem o nome, mas é "Zero" porque não usa o conhecimento humano de aberturas. É um "simples" algoritmo que exclui situações que levam à derrota, armazenando essa informação. 
Há bastantes fãs destes novos "Zero" baseados em "inteligência artificial", contra o Stockfish, que ainda vai sendo o campeão... conforme se pode ver nesta análise (ou nesta) de uma partida, ou melhor, tentativa de análise, porque os computadores já atingiram um nível diferente, passaram há muito a pontuação 3400, enquanto Magnus Carlson ainda não atingiu 2900 ELO. 

Interessa entender que nada disto se relaciona com inteligência, é apenas domínio de uma mecânica, que pode ou não ser feito de forma mais inteligente, pela programação envolvida.
Todos os jogos, com todas as combinações possíveis, estão feitos. Simplesmente não os conhecemos.
Não há nada a descobrir, há apenas um redescobrir, se houver interesse e prazer nisso.
As partidas são interessantes, independentemente de quem joga, e nada têm a ver com quem joga.
O contexto da partida, isso é uma questão completamente diferente, e pode ou não haver inteligência.

______________________
Nota adicional: (24.09.2020)
(1) Um dos propósitos do texto, que acabei por me esquecer de adicionar... era o de fazer notar que um principal interesse do xadrez, ou de qualquer jogo, é a ignorância, é desconhecermos o desfecho quando iniciamos uma partida. Assim, ao contrário do que possa parecer, o interesse do xadrez não resulta de excepcional competência, mas reside principalmente na incompetência subjacente. Se ambos os jogadores moverem as peças de forma perfeita, onde fica a surpresa? Onde fica o propósito de jogar? 
O vencedor, ao invés de arrogar superioridade sobre o adversário, o que deve fazer é agradecer sinceramente aos adversários, por terem ainda cometido erros piores, que lhe permitiram o ilusivo prazer da vitória.
Apesar de se estimar que o número de possibilidades no xadrez seja muito superior ao número de átomos no universo observável, essas possibilidades não deixam de existir por falta de átomos. Ainda com mais combinações e possibilidades do que o xadrez, temos o Go, um jogo chinês cujo primeiro registo é de 548 a.C., mas diga-se que apesar de ter apenas uma única qualidade de peças, o tabuleiro é bastante maior. 
(2) Em comentários anexos com Valdemar Silva, foram ainda referidos outros jogos de tradição africana, nomeadamente o Mancala, Kalah, ou Choko, e ainda um jogo alentejano o "jogo das pedras que jogam", que é associado a um jogo romano, o "jogo do soldado", ou Ludus latrunculorum, que encontra vestígios, por exemplo no pavimento da entrada na Igreja da Nossa Senhora da Graça em Évora:

(3) Em informação suplementar (25.09.2020), Valdemar Silva, apontou a obra "Pedras que Jogam - Jogos de tabuleiro de outras épocas" (2004), publicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que tem um extensivo conteúdo e excelente aspecto gráfico, reportando os diversos vestígios de jogos marcados em muitas pedras ao longo do país, e que estão resumidos nas figuras seguintes (clicar p/ aumentar):

10 comentários:

  1. " o primeiro livro de xadrez impresso e publicado à época, deve-se ao xadrezista Pedro Damião, alentejano, natural de Odemira, que era também boticário, ou farmacêutico.
    Conhecem-se versões escritas em italiano e espanhol, foi publicada em 1512, e teve 8 edições."

    Não sabia disto, é sempre bom saber.
    Incrível como desprezamos o nosso património...

    Eu gosto de xadrez... mas perco sempre com quem sabe jogar...

    Cumprimentos,
    IRF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, mas isso não acontece com todos?
      Até com o Magnus Carlsen.
      Só que ele tem um segredo incrível... é que não se importa de perder!

      Ele está inscrito num sítio de xadrez, Lichess.com
      onde joga com o nome Dr. Nykerstein, e joga com quem aparecer... nos torneios.

      https://www.youtube.com/watch?v=x2Fm1j6tJeA

      Claro que ele detestará perder, e perde, mas não há melhor maneira para afirmar o seu título de campeão mundial. Ainda que sejam apenas partidas de 1 minuto, o que é muito rápido, mesmo!

      Cumprimentos.

      Eliminar
  2. Quando estive na guerra da Guiné, na zona leste de predominância fula (muçulmanos), por lá jogavam nuns buracos (20?)feitos no chão deslocando umas pedras para casas vazias até chegarem à última linha do adversário. Nunca percebi muito bem o jogo, mas os meus soldados africanos explicaram que era como 'bater' o inimigo até ao fim. Esse jogo era jogado principalmente por mauro gorcos (homem grande/mais velhos), e um dia pedi-lhes para explicarem ao homem grande como o se jogava/deslocavam as peças do xadrez para jogar comigo. Ganhei a primeira vez e nunca mais voltei a ganhar.

    Cumpts.
    Valdemar Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito interessante essa informação, caro Valdemar.
      Não será o Choko?

      http://mlwi.magix.net/bg/choko.htm

      pela sua descrição pode ser esse o jogo.

      Pois, o mauro gorco teve a capacidade de se adaptar, e com a experiência adquirida no Choko, conseguiu usá-la no xadrez. Talvez não tivesse sido a primeira vez que tivesse jogado, apesar de a ele poder ser conveniente dizer o contrário...

      Esse jogo Choko, fez-me lembrar o jogo chinês Go:
      https://en.wikipedia.org/wiki/Go_(game)

      mas desconheço se há qualquer relação, até porque não jogo Go, e esse Choko nunca tinha ouvido falar, até agora.

      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Julgo não se tratar do jogo Choko, ou dalgum parecido.
      Estou convencido tratar-se do jogo Mancala (árabe Wari) mas adaptado para jogar com maior número de covas feitas no chão e não se reservar apenas a conjecturas agrícolas.
      Existe o 'Jogo do Poder' ou 'Jogo das Pedras' gravado em vários locais do Alentejo: na Fonte das Bicas e Capela S. Sebastião, no Alandroal, no Paço de D. Diniz, em Estremoz, e na Igreja da Graça e Travessa do Sertório, em Évora, com semelhanças ao que eu vi.
      Provavelmente, o mauro gorco (não falava português nem crioulo da Guiné) já teria jogado xadrez ou então teria o cérebro de tal maneira treinado que foi de rápida compreensão raciocinar a deslocação das pedras do xadrez.

      Cumpts.
      Valdemar Silva

      Eliminar
    3. Mais informação interessante, obrigado Valdemar.

      Com a sua informação extra das "Pedras que Jogam", é um nome engraçado que desconhecia.
      Assim fui dar com um link bastante completo:

      https://ludosofia.com.br/arqueologia/ludus-latrunculorum-jogo-romano-e-suas-peculiaridades-estrategicas/

      Tem uma imagem dos quadrados à entrada da Graça em Évora.
      Portanto, como é natural, remonta mesmo a tempos anteriores aos romanos.
      Tem também o nome de Jogo do Soldado, porque teriam tempo entre matanças...

      Também encontrei esse Mancala,
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala

      parece que também se usa Kalah:
      https://en.wikipedia.org/wiki/Kalah

      ... mas este Kalah será uma deturpação americana do jogo original.

      Pois, não conhecia nenhum destes jogos, a minha cultura lúdica é a vulgar.

      Claro que o Valdemar saberá melhor que ninguém o jogo que jogou, e sobre o mauro gorco apenas lancei a boca, porque é habitual vermos o pessoal fazer isso para impressionar.

      Lancei apenas o nome do jogo Choko, porque pensei que não se lembrasse do nome.
      Obrigado.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Adicionei uma nota ao texto, em que incluo a menção aos jogos africanos de que falámos, e também a este jogo. Obrigado.

      Eliminar
  4. Os vários tabuleiros gravados nas pedras junto da Fonte das Bicas do Alandroal são mais visíveis e seriam utilizados em tempos não tão longincos, e mais semelhantes aos das covas feitas em chão de terra.
    A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa publicou, em Abril de 2004, um interessante estudo destes jogos de tabuleiro. "Pedras que Jogam - Jogos de Tabuleiros de outras épocas - Abril 2004"

    Cumpts.
    Valdemar Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conhecia. Acrescentei novo item na nota suplementar, e conforme aí digo, para além do extensivo conteúdo, tem um aspecto gráfico excelente!
      Obrigado, de novo, Valdemar.

      Eliminar