Continuamos com um dos relatos das viagens de E. G. Squier, neste caso à Nicarágua, onde encontramos registos de estátuas interessantes.
Squier vai abordar ainda a questão do Canal... na hipótese de vir a ser na Nicarágua e não no Panamá, como depois veio a ser escolhido.
Comecemos por apresentar os "ídolos de Pensacola", conforme Squier lhes chamava:
Estátuas de ídolos em Pensacola - desenhos de E. G. Squier
Através destes desenhos, vemos que se enquadram bem nalguns mitos, e poderá quem queira ver nelas algum factor alienígena.
(...) Não sabemos se foi essa ideia presente em Carl Sagan ao escolher a outra Pensacola, bem mais conhecida, na Flórida, para colocar o desenho que serviria de cenário ao "Contacto" e que se vê no epílogo do filme:
(...) Não sabemos se foi essa ideia presente em Carl Sagan ao escolher a outra Pensacola, bem mais conhecida, na Flórida, para colocar o desenho que serviria de cenário ao "Contacto" e que se vê no epílogo do filme:
Pensacola Beach (postal antigo), e no cenário do "Contacto"
Afinal a designação de praias, leva mesmo a mistura de nomes... outro caso é o de Copacabana (Rio de Janeiro), e de Copacabana (Bolívia), junto ao Lago Titicaca, onde se encontram vários registos de antiguidades sinalizados por Squier.
Poderíamos ainda falar da confusão entre o nome do rio Canágua que evoluiu para Senegal, e da sua eventual ligação com Manágua, o lago que afinal permitiria um ponto próximo de contacto entre o Atlântico e o Pacífico, na Nicarágua... mas já falámos disso várias vezes. (...)
Quanto às estátuas originais, chegámos a duvidar se ainda existiriam... inicialmente só encontrámos os desenhos de Squier e também no trabalho um pouco posterior do sueco Carl Bovallius, na obra Nicaraguan Antiquities (1886), que é focado em Zapatero - ilha de Zapatera. Porém, acabamos de localizá-las num museu de Granada (Nicarágua), consideravelmente mais degradadas:
As estátuas de Pensacola/Zapatera num museu de Granada, Nicarágua.
Foram baptizadas com os nomes "montezuma" e "el diablo".
A menção à pequena ilha Pensacola (que Squier coloca à distância de tiro de canhão do antigo castelo de Granada) parece ter desaparecido, e todas as estátuas são identificadas à ilha grande, Zapatera. A confusão com o nome Pensacola, chega mesmo a várias batalhas, com mesma designação.
Nessa ilha de Zapatera, no lago da Nicarágua, são encontradas outras estátuas notáveis, e com algumas característica semelhantes:
Nessa ilha de Zapatera, no lago da Nicarágua, são encontradas outras estátuas notáveis, e com algumas característica semelhantes:
Estátuas de ídolos em Zapatero - desenhos de E. G. Squier
São alguns destes desenhos que vamos encontrar de novo na obra de Bovallius, alguns anos mais tarde. A forma acidental como eram encontrados nas florestas da Nicarágua denota que havia bastantes vestígios ainda no Séc. XIX, já depois da inspecção e inquisição espanhola. Talvez pelo facto da Nicarágua ter conseguido resistir ao primeiro ímpeto invasor, e ter mantido uma resistência prolongada nas montanhas. O destino posterior destes vestígios, seria muito naturalmente, no Séc. XIX, a ida para museus ou colecções privadas... Squier parece ter participado nisso.
É pelo registo posterior de Bovallius que entendemos o destino de algumas estátuas:
The statues were less well preserved, and had evidently been subjected to greater violence, probably also to attempts at removal. Indeed we know through Squier, that such has been the case. Some statues had been transported to Granada before his visit, and Squier himself sent some to Washington.
Pensacola Beach no cenário do Dark City... também.
ResponderEliminarGostei de ler.
Cumprimentos,
José Manuel CH-GE
Dark City é um filme excepcional... e se há semelhanças com Matrix, não as haverá menos com Truman Show.
ResponderEliminarE acerca de Truman, lembro sempre que se seguiu o plano Marshall.
Os cenários colam a uma praia, como objectivo último...
Pensacola? No caso Contact sim, mas nos outros não tenho nenhuma informação nesse sentido!
Abraço e obrigado!