domingo, 28 de março de 2021

Annus covidianus

Passado um ano, é altura de ver o que foi escrito aqui. Cito algumas frases.
Isto é sempre bom para que se veja até que ponto exagerámos (ou não) em previsões.

  • 9 de março de 2020 - Cara ou corona?
    • Cidadãos mais circunscritos e limitados no seu raio de acção, são cidadãos cujas acções, mesmo descontroladas, podem ser contidas e tratadas no "foco da doença".
    • Ou seja, o que esta pandemia de gripe deixará claro é que o contacto cara a cara passará a acto perigoso face à mais saudável interacção no verso e reverso, coroa a coroa, com a distância assegurada pelos filtros sanitários adequados.
  • 10 de março de 2020 - dos Comentários (60) é-vento 201
    • (...) IRF sinalizou um evento que decorreu em 18 de Outubro de 2019, dois meses antes de ser sinalizado o primeiro caso da epidemia na China: Event 201 - A Global Pandemic Exercise
    • Portanto, para quem gosta de acreditar em coincidências, tratou-se de mais uma coincidência. Haverá quem diga que este tipo de exercícios de antecipação é considerado há muito tempo, e que a preocupação com pandemias é permanente. Mas, curiosamente, também acertou no vírus escolhido, um novo corona-vírus, e numa taxa de mortalidade, à volta dos 5%.
    • No entanto, nunca tal exercício tinha sido promovido, incluindo ainda o aspecto financeiro, a que se juntava a participação do World Economic Forum, e a fundação de Bill Gates, alguém que há muito mostrava preocupação pelo assunto, mais do que a sofrera com os vírus informáticos.
  • 14 de março de 2020 - dos Comentários (61) pan-demos
    • (...) José Manuel Oliveira sinalizou um detalhe importante, relacionado com a existência de «fundos pandémicos»
    • (...) No entanto, e numa altura em que haverá alimento para múltiplas teorias da conspiração, surgiu uma outra, relacionada com o projecto de identificação digital ID2020, que consiste em usar vacinas para uma identificação digital dos indivíduos.
    • Este será o primeiro teste de funcionamento de uma sociedade funcionando à distância, centrada em casa própria. Uma sociedade para o Séc. XXI com características medievais, nomeadamente na limitação do deslocamento físico, na ausência de propriedade real e na completa dependência de um funcionamento central para sobrevivência individual.
  • 22 de março de 2020 - Lavagem de Pilatos
    • Convém perguntar qual será a diferença entre as orientações das "entidades de saúde" e os conselhos das avós, quando éramos crianças. Rapidamente poderemos concluir que as nossas avós eram bastante menos mentirosas, atabalhoadas ou bobas. Só faltará às autoridades sugerirem colocar pimenta nos dedos, para não os levar à boca.
    • Entretanto, os cidadãos vão ficando numa prisão domiciliária ridícula, onde o simples passear é crime, e onde até parece que os carros são também transmissores de vírus... 
    • A vantagem do assunto é que a situação foi de tal forma exagerada que nem se dá espaço aos outros vírus para seguirem o seu caminho. Este distanciamento não bloqueia apenas o corona-vírus, vai bloquear toda a contaminação, e no final de contas, o que podemos ter a mais de mortes por um vírus, irá compensar o que temos a menos pelos outros... 
    • Ou seja, que amanhã, 23 de Março haverá ~ 2010 casos, depois 2500, 3080, 3750, etc... chegando a aproximadamente 8 500 casos no final deste mês.
  • 28 de março de 2020 - Corona spinea
    • Em períodos em que o medo impera, e em que ordens draconianas são aceites sem pestanejar, com um pseudo-argumento científico, tudo está preparado para uma perfeita arbitrariedade. Com novas fronteiras impostas pelo medo de propagação, o turismo tem os seus dias contados, as viagens a destinos exóticos são possibilidades do passado, mas pior que isso, a dureza de posições, remetidas a fronteiras, pode impor um novo militarismo descontrolado... com óbvias vantagens para os produtores de armamento.
    • Relativamente a Portugal, as contas que apresentámos no postal anterior foram completamente confirmadas durante a semana, praticamente todos os dias (com erros de 1% a 5%), mantendo a previsão de que o pico deverá ocorrer no dia de Páscoa... no entanto, as estimativas da DGS são agora outras, dilatam para Maio, talvez porque seja mais interessante dilatar o período de detenção.
    • E é óbvio que chegados à Páscoa, com 20 ou 25 mil casos, 300 ou 400 mortos, os valores vão continuar a aumentar até Maio, mas esses aumentos serão pequenos e residuais, dependentes das deslocações na Páscoa e da capacidade de recuperação da doença.
    • A situação não se irá repor com a mesma velocidade que se impôs. As restrições foram colocadas de um momento para o outro, mas cada uma delas só será levantada se for lutado para que assim seja. 
    • Portanto, o que agora preocupa não é o vírus, é o que a desmedida irracionalidade humana poderá fazer usando este e os próximos vírus como pretexto... Podendo não ser nada, não me parece augurar nada de bom, pela lógica do "quanto pior melhor" que observámos ao longo dos séculos.
Pequena conclusão.
Defeito profissional, a previsão do comportamento da curva de casos foi brincadeira de crianças.
A previsão (no dia 22) deu "sem dúvida" um pico até à Páscoa (dia 42). 
Confirmou-se em pleno.
Ninguém o quis reconhecer. Nem aqui, nem entre amigos, nem noutros sítios onde apresentei, onde estavam parodiantes "especialistas" do Infarmed ou que vão debitar loas à TV. Antes, ninguém acreditava, porque ia contra a numeração oficial que punha um crescimento até 175 mil casos em Maio. Nos próprios dias da Páscoa, a DGS ainda tinha dificuldade em reconhecer. Depois, não interessava, porque o problema era o desconfinar...
Quando se está rodeado de pessoas que vivem numa realidade distante dos factos, ou se alinha com esse discurso, ou há um perigo claro de "ser anormal". Desde essa altura, recuso-me a fazer previsões, mas ensinei uns vinte para o fazerem, que voltaram a acertar a um mês de distância, com precisão idêntica.
Calam-se todos, nunca mais falam comigo sobre o assunto, e ficamos por aqui.
Quando é tempo de errar, quem quiser acertar é um inimigo da sociedade!

9 comentários:

  1. Mais uma interessante coincidência... vinda de um país a que se tem dado pouca importância, mas que tem sido pioneiro em muita da dita engenharia social...
    O link data de maio de 2018 (descobri isto por mero acidente no iôtube)
    https://www.theweek.co.uk/93765/what-s-inside-sweden-s-prepare-for-war-survival-manual

    Deixo um vídeo interessante sobre a "teoria de amor", segundo as mesmas coordenadas suecas (de certeza que já deve ter visto isto)... Deve ser este tipo de amor que nos espera... a caminho de uma sociedade perfeita, individualista, o novo ideal normalizado.

    https://www.youtube.com/watch?v=iFZFGRbR0Wg


    A. Saavedra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, quando a ideia de sociedade redunda num isolamento, há algo de contraditório nisso, não é?
      Por outro lado, o prescindir de entendimento com um parceiro, para gerar nova vida, é um regresso às formas de vida mais antigas, às células que se reproduziam por mitose.

      Seja de uma forma ou de outra, isso corresponde à negação do exterior, e a uma prisão em si próprio.

      Seja por isolamento individual, seja por total comunhão, ambos os caminhos levam à extinção da diversidade, e depois a uma efectiva extinção.

      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Mais uma coincidência... caramba que já começam a ser muitas... O passaporte com Vacinas já andava a ser preparado, pelo menos desde 2018... e curiosamente é nesse ano, que o governo sueco lança para toda a população a tal cartilha/livro para uma potencial crise ou guerra (para o governo sueco, a grande ameaça vem da Rússia)...

      https://ec.europa.eu/health/sites/health/files/vaccination/docs/2019-2022_roadmap_en.pdf?fbclid=IwAR1bGdTvS6DSG4cNjYD9kFQVKnkZJIXF8hcQWoJHekVaQj1Rb2VnNSOYbnY

      A. Saavedra

      Eliminar
    3. Eh pá!!!... mas essa não é uma coincidência qualquer!
      Essa seria uma coincidência de primeira página, se ainda existissem jornalistas.
      Aqui irá para primeira página, assim que puder.
      Muito obrigado.

      Eliminar
  2. Ah e quando é se pode dar alguma razão ao Medina Carreira? Ele bem tentou avisar... Sim, porque a verdadeira crise é essencialmente resultante do paradigma da globalização (é ver, entre outros, qual era a opinião de um tal Sir James Goldsmith sobre o GATT... e já agora o papel deste mesmo senhor no Brexit - que já estava a ser preparada desde 0s anos 90... diplomacia à maneira inglesa)

    https://www.youtube.com/watch?v=GWAbbU82Kaw

    A. Saavedra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, que a globalização era uma ideia na moda, mas que tinha adversários, era bem conhecido, e nesse aspecto Medina Carreira focou nos problemas económicos mais directos.

      Sim, acaba por ser o aspecto da total comunhão, ou comunismo, que é ao mesmo tempo um ideal cristão.
      No caso cristão a humanidade de almas seria infantilizada e acolhida num eterno recreio, a que se chamava Paraíso, por um pai protector, a que se chamava Deus.
      No caso comunista, a sociedade seria mecanizada e orientada por propósitos ditados por um pai social, a que se chamava Grande Líder, ditador, etc, que teria ao seu serviço um colégio de anjos - chamado Comité Central - para proteger a sociedade de si mesma.

      Vai dar ao mesmo.
      A diversidade tanto termina pelo unanimismo, como pelo isolacionismo.

      O ponto rebuçado é pelo meio... mas não é o caminho do meio budista!
      O caminho do meio budista é um adormecimento propositado que é a negação do próprio.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  3. "Sim, acaba por ser o aspecto da total comunhão, ou comunismo, que é ao mesmo tempo um ideal cristão.
    No caso cristão a humanidade de almas seria infantilizada e acolhida num eterno recreio, a que se chamava Paraíso, por um pai protector, a que se chamava Deus.
    No caso comunista, a sociedade seria mecanizada e orientada por propósitos ditados por um pai social, a que se chamava Grande Líder, ditador, etc, que teria ao seu serviço um colégio de anjos - chamado Comité Central - para proteger a sociedade de si mesma."

    Como se o Cristianismo não fizesse a distinção entre a vida após a morte e não oferecesse um "como fazer" para erigir uma sociedade Cristã na terra ou nortear os Cristãos enquanto cá estão.
    Enfim, esses paralelismos forçados revelam mais do que gostaria mas fica a noção que o Socialismo procura criar o paraíso Cristão na terra - procura mesmo? as fontes são extensas e claras - mas sente-se igualmente confortável a criar o inferno.

    Cumprimentos,
    IRF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro IRF,
      a idealização de uma sociedade cristã na Terra, variou com o modelo.
      Pode começar com o modelo medieval, onde não era permitida outra religião ou filosofia que não tivesse a benção de Roma.

      Cumprimentos.

      Eliminar