segunda-feira, 9 de março de 2020

Cara ou corona?

Estando instalado um certo "estado de sítio" devido ao corona-vírus, convém lembrar algumas coisas.

1) Que este caso lembra uma das situações catastróficas previstas há muito. 
Enquanto bicho de tamanho médio, o Homem acaba por ser vítima impotente de fenómenos muito grandes ou muito pequenos. De entre os fenómenos apocalípticos, a possibilidade de colisão com um grande corpo celeste, foi um medo alimentado, e a possibilidade de propagação descontrolada de uma doença letal, vinda da mais pequena bactéria ou vírus, era outro dos medos clássicos.

2) Medo clássico, porque existe desde o tempo em que a Peste Negra dizimou milhões de almas na Europa (ou na Eurásia). Questiona-se, aliás, se uma predisposição para o Renascimento não terá resultado de uma Europa em crise de valores cristãos, após as mortes ocorridas entre 1347-51, altura em que ocorreu o pico do número de mortes.

Excerto do quadro de Pieter Bruegel (~ 1562) "o triunfo da morte".

A questão principal é que nas últimas décadas ocorreu uma mudança de comportamento social, que até aqui não tinha encontrado pretexto para se afirmar, para se implantar.
Com efeito, com a rápida implantação da internet e do telemóvel como meios cruciais de informação e de actividade social, não seria difícil de antever que a sociedade se foi preparando para um caso de isolamento, ao ponto de este não ser visto como uma pena temível.

Uma boa parte das interacções ocorre através dessas "redes sociais", chegando ao ponto de termos pessoas reunidas prescindindo de comunicar entre si, no espaço físico, porque estão mais interessadas na comunicação no espaço virtual. Uma boa parte dos trabalhos terciários pode ser feita isoladamente num ambiente ligado à internet, já que existe ainda esse acesso a lojas virtuais. Mas para além de supermercados ou livrarias virtuais, a própria alimentação, que já conhecia a pizza motorizada, recentemente alargou-se o espectro, com a chamada "uber eats".

Fez-se assim um mundo que estava praticamente pronto para um certo isolamento, não ao ponto de "surrogates", mas já com algum grau de independência da necessidade de deslocamento.
Seria possível passar da sociedade do Séc. XX, que inventou o turismo de massas, e apresentou o transporte pessoal como forma comum de deslocamento, para uma nova sociedade em que o deslocamento é desnecessário? 

Na prática, no final deste processo viral, ficará claro que as escolas podem ser substituídas por ensino à distância, que uma parte significativa da população poderá trabalhar em casa, que não é preciso que as pessoas se desloquem a centros comerciais, e que as compras podem ser trazidas até si, etc...

O que ficará claro é que numa situação de pandemia ainda mais perigosa, que se poderá colocar, seria melhor ter uma organização social mais localizada e menos alargada. O perigo de propagação não seria apenas de um qualquer vírus, mas tanto mais de uma qualquer ideia. Cidadãos mais circunscritos e limitados no seu raio de acção, são cidadãos cujas acções, mesmo descontroladas, podem ser contidas e tratadas no "foco da doença".

Ou seja, o que esta pandemia de gripe deixará claro é que o contacto cara a cara passará a acto perigoso face à mais saudável interacção no verso e reverso, coroa a coroa, com a distância assegurada pelos filtros sanitários adequados.

3 comentários:

  1. Interessante exercício.

    Mas creio que exagera. O corona é coisa séria, meu caro.
    O próprio Bill Gates saíu-se com uma cena marada:
    https://www.youtube.com/watch?v=AoLw-Q8X174 Procure mais por sí, se quiser.

    Há muito que se lhe diga destes acontecimentos do corona sem partir para grandes conspirações.
    A actuação da OMS é nojenta e no meu entender pode ser considerável responsável por milhares de mortes até à presente data.
    Repare que chegaram a dizer que "tudo fariam para levantar sanções contra países que tomassem medidas excessivas para se protegerem do vírus como o fechamento de fronteiras" - isto quando baixaram a bolinha para quem rapidamente fechou as fronteiras como Taiwan (45 casos) e a Rússia (15 casos) ambos (praticamente) com fronteiras com a China.

    Ontem, a OMS disse para que não se falasse em "transmissão" ou "contágio" ou "espalhar o vírus" por que isso era "mau" e parecia que era "de propósito" mas que falássemos em "adquirir o vírus" ou o que o valha.

    O senhor à frente da OMS é um Etíope que na Etiópia foi considerado suspeito de encobrir vários surtos de Ébola.
    Já para não falar que a China paga 20% dos fundos da OMS e que a OMS sempre teve um comportamente de total submissão e elogios à China.

    O varrer para "fake news" ou "desinformação" todo o tipo de vídeos claramente oriundos da China que punham a nu os maiores dos horrores.
    O fechar os olhos e o silenciamento de figuras que tentaram a partir da China apenas expôr a realidade - quase sem agenda política.
    O fechar os olhos e o silenciamento dessas pessoas - algumaas já assassinadas pelo regime, outras condenadas a penas de trabalhos forçados por anos - POR PARTE da "comunicação social" "livre" e "tradicional" dos países Ocidentais. De forma clara.

    Isto parte o coração a qualquer um que algum dia acreditou na ideia de democracia. Ou de "liberdade de expressão" ou "impresna livre".

    Tem sido patético e brutal, meu caro. Muito brutal...


    O desleixo dos países Ocidentais porque as fronteiras têm de estar abertas e porque a economia é tudo!
    Originando depois as inevitáveis "lock downs" (Itália) e o próprio colapso da economia.

    Estamos governados por aqueles que não nos podiam governar... por todo o Ocidente (excepção na América em que o Deep State e o "swamp" fazem da coisa ainda pior e mais complexa, sendo o Trump um outsider que me parece quer de facto o melhor).

    Tem sido brutal.
    Em Portugal: António Costa, Marta Temido e a Velhota Freitas deviam estar presos. E isto porque eu são meiguinho porque provávelmente deveriam ser executados.

    Posso lhe garantir que tenho conhecimento de uma professora que passou corona a um puto numa escola. Esse puto foi posto de quarentena em casea. A sua escola fechou. O irmão desse puto - que vive com ele e casa e no mesmo quarto - vai a outra escola nas redondezas.
    Daqui a 14 dias saberemos o resultado.

    A mãe de outro puto que está "sobre vigilância" e de quarentena - de uma outra turma da mesma escola - possível e provávelmente com corona... bem... a mãe desse puto sob vigilância que está de quarentena em casa trabalha na cantina de uma escola em Lisboa (Benfica, parece-me).

    I

    ResponderEliminar
  2. sto é tudo negligencia bruta e poderia ser evitado.

    Os resultados da crise em Itália continuam a ser ignorados. 10% do pessoal na casa dos 20 anos necessita de assistencia médica para resperirar.
    Os Italianos estão a deixar morrer aqueles com mais de 80 anos porque não há recursos médicos para todos - e estes são mais prováveis de morrer de qualque rmaneira.

    A própria maneira como a Itália está agora a "fechar-se"... claramente mais para não contagiar o resto do continente (que já foi contagiado) do que para se defender a si, é nojento.

    Até ontem, parte de Emilia Romagna estava a morrer como a Lombardia, mas parte (Ferrara) estava bastante sã e sem casos.

    Os casos a Sul dos Apeninos no Norte da Toscâna eram apenas esporádicos e exequíveis de lidar com eles.

    Na própria Galiza, ontem, os casos passaram de 7 para 18. Ainda assim, a Galiza é só 1% dos casos Espanhóis, sendo 5% da população.
    Mas esta primeira explosão mostra que corremos risco não só a Leste mas também a Norte.

    Meu caro, fica tanto mais por dizer...
    Isto é muito, muito sério.
    Não vivemos nada assim desde a Gripe Espanhola. E nessa altura já estavamos em guerra...

    Cumprimentos, IRF

    ResponderEliminar
  3. ontem dois jornais Portugueses, Observador e Sol, retiraram artigo sobre Covid-19 com “revelações” de cientistas chineses : horas de sobrevivência do Covid-19 em superfícies em que os humanos possam tocar SUPERIOR ao do tempo oficial da OMS, distância de segurança entre pessoas 4,5 metros que é superior ao recomendado, infeção dentro de autocarros? perdi a memoria da leitura, mas ressalvo que estranhamente constatam que certas pessoas resistem ao Covid-19, e que tinham ainda muito que aprender sobre o Covid-19,

    ontem dois jornais Portugueses, Observador e Sol, retiraram artigo sobre o alargamento da quarentena a TOA a Itália, ilhas incluídas, só na BBC Brasil se encontra a notícia:

    ITÁLIA QUARENTENA:
    Para tentar conter a escalada dos casos do novo coronavírus, o governo da Itália anunciou a expansão para todo o território nacional das medidas que antes haviam sido aplicadas, majoritariamente, a regiões do norte (...) Controles policiais entraram em vigor em estradas, aeroportos, pedágios e estações de trem do norte da Itália.

    Só pode se movimentar entre uma cidade e outra quem tem sérios motivos de trabalho, saúde ou estiver voltando para casa. Quem é autorizado precisa preencher uma autodeclaração de saúde junto à polícia.

    Multas de 200 euros e penas de prisão são previstas em caso de desobediência. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51810508

    PORQUÊ OS AVIÕES CONTINUAM A VOAR PARA ITÁLIA! (dizem os otimistas que a pandemia não existe e a prova são os aviões voarem para Itália e todo o lado) :

    Covid-19: As companhias aéreas desperdiçaram milhares de litros de combustível em aviões "fantasmas".

    Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo, citada pela CNN, as companhias aéreas podem perder US $ 113 bilhões devido à crise do coronavírus. Segundo o Times e Business Insider (…) Desde o início da epidemia, as companhias aéreas britânicas decidiram continuar os voos com os aviões vazios para não perderem suas faixas horárias.

    De acordo com as leis europeias as companhias aéreas têm de fazer 80% de seus voos se não quiserem perder esses slots.

    O Business Insider aponta para os "milhares de litros de combustível" usados para pilotar esses aviões "fantasmas". Não está especificado quais companhias aéreas são afetadas ou se outros países europeus têm o mesmo problema, enquanto apenas os vôos de e para a China continental e Hong Kong foram descontinuados pelas companhias aéreas britânicas devido à coronavírus.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar