quarta-feira, 31 de março de 2021

Fernão de Magalhães (6) missa nas Filipinas

Uma das coisas a que os Filipinos deram alguma importância foi à realização da 1ª missa nas Filipinas,

 

Portanto, parece que os filipinos não esqueceram de comemorar esse evento em Limasawa, algo que a igreja católica portuguesa ignorou, bem como todas as autoridades, porque se há coisa que a Covid trouxe foi uma total perda de memória, de vergonha, de coluna vertebral, etc.

Pelo menos o Vaticano não esqueceu por completo... porque afinal de contas há muitos filipinos (e qual Cristiano Ronaldo, o cristiano Francisco bateu o recorde de assistência nas Filipinas, com 6 milhões de fiéis numa missa).
ainda que se tivesse anunciado que não haveria comemorações.
Praia de Limasawa onde terá decorrido a Missa pascal em 31 de Março de 1521

Tudo correria bem, na evangelização das Filipinas, excepto em Cebu, onde Lapu Lapu decidiu não aceder a esta realização de missas pelas diversas ilhas. Magalhães tentou usar a força para converter aqueles filipinos. É assim que passado um mês lunar, em 27 de Abril, os guerreiros de Lapu Lapu vão terminar com a vida de Magalhães.

______________________
Nota adicional (01.04.2021):
Convém notar que, mesmo após a morte de Magalhães, o comando da expedição continuou a ser português e não passou para Elcano.
Por breves dias, o comando esteve com Duarte Barbosa e João Serrão, que foram ambos mortos num jantar oferecido por um rajá local, aparentemente por conspiração do intérprete malaio Henrique de Malaca, que deveria ter sido libertado após a morte de Magalhães.
Ainda depois disso, a expedição foi entregue a João Lopes de Carvalho, durante quase 5 meses, até que por rebelião/eleição passou para Gonzalo Espinosa, espanhol. 
Este Espinosa foi depois capturado pelos portugueses, pelo que Elcano nunca foi comandante da expedição, mas somente comandou o navio que regressou.
Quando os espanhóis tentam puxar para Elcano o sucesso da circumnavegação, é claro que ignoram tudo o que não interessa à narrativa... Para colocar-se ali o nome de Elcano, deveria ser no mínimo:
Expedição de Magalhães-Barbosa-Serrão-Carvalho-Espinosa-Elcano

Sobre João Lopes de Carvalho, remetemos um anterior postal:
porque, por estranho que possa parecer, João Lopes de Carvalho nem sequer tem página na Wikipedia, nem em português, nem em espanhol, nem em inglês:
Zero, nada, népias!

2 comentários:

  1. Muito bem lembrada esta efeméride e ainda melhor o toque relativo à expedição que deu a volta ao mundo e quem a comandou.

    Creio até que apenas os Espanhóis mais ignorantes na matéria é que não reconhecem a primazia dos navegadores Portugueses até essa épica (1520s).
    Mas o que mais importa (longe de ser tudo) é que a tal expedição foi a serviço do Rei de Espanha.

    Cumprimentos,
    IRF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      O que mais importa é que Fernão de Magalhães é o português mais conhecido no mundo, desde há quase 500 anos (exceptuando Cristino Ronaldo, é claro).
      Cumprimentos.

      Eliminar