segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Austrália, Gomes de Sequeira, 1525

Na expedição de 1525, Gomes de Sequeira, terá pelo menos visitado a parte norte da Austrália.

Em 1855, ainda se usava o nome "Nova Holanda" para a Austrália, que ainda não tinha sido colonizada pelos ingleses. Nesse ano, David Gonçalves de Azevedo, escreve uma obra:

Epithome historico de Portugal

que é praticamente um exaustivo resumo de datas históricas, e pelo meio, como se não tratasse de nada polémico, lista o seguinte: 

  • 1525 - Neste ano foi descoberta pelos portugueses a grande terra que depois se chamou Nova Holanda.

Não dá referências, não faz nenhum comentário... diz apenas isto como se fosse a coisa mais natural do mundo. Passados 6 anos, Henry Major vai apresentar a teoria da descoberta da Austrália por Godinho de Erédia.


A data de 1525 é consistente com a data da exploração que foi dada a Gomes de Sequeira, e apesar de David Azevedo não o mencionar, certamente que se quer referir a essa exploração oficial.

Antecipando o que diz António Galvão, ele refere-se à expedição de Gomes de Sequeira em 1525:

Neste anno de 525, estando D. Jorge de Menezes capitão de Maluco, ele, e D. Garcia Henriques mandaram uma fusta descobrir contra o Norte, ia por capitão dela Diogo da Rocha, e piloto Gomes de Sequeira, que depois andou por piloto na carreira da India; em nove ou dez graus de altura, acharam umas ilhas juntas, andaram por entre elas: puseram-lhe nome as Ilhas de Gomes de Sequeira por ser o primeiro piloto que as descobriu, donde se tornaram à fortaleza, por derredor da Ilha da Batachina do Moro.

Objectivamente, Galvão não indicia a descoberta de nenhuma "grande terra" pela expedição de Sequeira, e se David Azevedo apenas tirou a conclusão por esta referência, seria uma conclusão precipitada, sem nenhuma base de sustentação. Parece-nos que, como o próprio David Azevedo diz, se baseava em "doutos historiadores":

O que ahi se vai ler nessas poucas páginas, já doutos historiadores com elegancia copiosamente escreveram, e sonorosas lyras divinamente cantaram. Não é assumpto novo, por que a historia não se inventa : narra-se com mais ou menos palavras ; e nós não fizemos mais do que recompilar dos authores de melhor nota, e expôr os factos pela sua ordem chronologica ; no que julgamos ter feito algum serviço, não às letras, mas sim aos nossos compatriotas, que tendo deixado o lar paterno em tenra idade, hoje lhes não sobeja tempo para ler os volumosos livros em que se acha escripta a nossa historia.

Quem foi o "douto historiador" que afirmou a descoberta da Austrália pelos portugueses?
- Pois, isso não encontramos, pois ele não lista as suas referências, talvez porque pensasse que eram factos bem estabelecidos, e que não iriam causar qualquer polémica.

Como é natural em cada época histórica, aquilo que parecem certezas inabaláveis, estão na iminência de serem colocadas em causa na época seguinte. Se ele nos dizia que "a história não se inventa", foi porque talvez teve a sorte de não se aperceber que a história pouco mais é do que uma estória.


2 comentários:

  1. Dos trogloditas dá 12000 anos, Amazónia-Colômbia, Serranía La Lindosa:
    https://image.over-blog.com/J_AsuscG7b90lN7ABxFGW7fJRrE=/filters:no_upscale()/image%2F1044304%2F20201203%2Fob_e9a6ff_eoee5bnxmacwraz.png

    https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1040618220301907

    Cumprimentos
    José Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Manuel,
      esses desenhos são bastante parecidos com os das bolsas da capivara:

      https://odemaia.blogspot.com/2014/09/bolsas-da-capivara.html

      que ocorrem no Brasil.
      Não consegui perceber se há uma sugestão de que tenham 12 mil anos, ou se há presença nesse local da Colômbia com 12 mil anos.
      Porque estabelecer a datação de inscrições na rocha é extremamente difícil.
      Por exemplo, nas gravuras de Foz Coa, a questão só ficou esclarecida quando encontraram uma estela, enterrada sob detritos cuja datação Carbono-14 apontava para mais de 14 mil anos.

      Obrigado,
      da Maia

      Eliminar