quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O raio do Vaticano

Como algumas pessoas fizeram notar, não se conheciam imagens de um raio atingir a cúpula do Vaticano até que há 6 anos, a 11 de Fevereiro de 2013, apareceu a imagem que vimos.
Um relâmpago atinge o Vaticano no dia da resignação papal (11/02/2013).

A situação nada teria de especial, excepto que no mesmo dia, de manhã cedo, o Papa Bento XVI anunciara a sua resignação do mandato papal. Ou seja, às 8h30 (hora de Roma) o papa faz o anúncio da resignação - algo sem precedentes desde a renúncia do Papa Clemente XII em 1415, alguns dias antes da frota portuguesa partir para conquistar Ceuta. Às 5h55 (hora de Roma), é registado em foto o momento da queda do relâmpago (é também dito que caiu depois outro).

Quatro dias mais tarde, a 15 de Fevereiro de 2013, um meteoro atinge estrondosamente a Rússia em Chelyabinsk. O facto mais curioso é que, aparentemente, este meteoro era suficientemente grande, e seria supostamente detectado antes do embate, o que não terá ocorrido, tendo apanhado todos de surpresa... e de certa forma perdendo a esperança que iriam ser avisados antes do próximo embate!
O meteoro que atingiu Chelyabinsk em 15 de Fevereiro de 2013.

Convém lembrar que ainda não tinham passado dois meses sobre a anunciada data do "fim de ciclo Maia", que fôra o 21 de Dezembro de 2012. Portanto, havia alguns profetas da desgraça e do apocalipse, que tinham ganho um novo alento, com a conjugação destes dois episódios.

A primeira questão que devemos colocar é a seguinte:
- Poderiam ambos os fenómenos ter origem humana?
A resposta é sim, mesmo que não me pareça que tal tenha ocorrido, não podemos descartar isso.
Com efeito, bastaria induzir suficiente corrente eléctrica positiva no topo da Catedral de São Pedro, para se produzir uma descarga eléctrica das nuvens carregadas negativamente. Como efeito dramático associado à resignação não deixaria de causar o espanto que causou.
O mesmo se passa com a queda de objectos espaciais... basta lembrar o Skylab que tanto pânico gerou em 1979. Portanto, a priori não há razão para desconsiderar uma possível intervenção humana.

É claro que, para quem considera que tudo são coincidências, mesmo que todos os dirigentes mundiais fossem fulminados por relâmpagos no mesmo dia, isso não passaria de uma infeliz coincidência.
Ora, na altura, em 2013, estava pouco virado para acreditar em coincidências... até porque tinha feito uma certa recuperação do material antigo (perdido com o fim do Knol), publicava quase um post dia-sim-dia-não, e estava um pouco cansado do resultado nulo. Sim, porque apesar de não acreditar muito na mudança das coisas, ficava sempre uma secreta esperança de que "algo deveria mudar"".
Fiz assim uma espécie de voto de silêncio, ao som de "enjoy the silence", mas que foi curtíssimo!
Ao fim de três semanas, acabei por encontrar uma "Nota de Rodopé" que considerei relevante para o interromper. Em particular, cito um trecho:
Na parte da mitologia que falta contar, em Gaia, há uma estrutura suporte, que detém a ordem, uma visão, metade do sistema... a outra metade é externa, será filha do caos, do exterior, e terá a outra visão. Nessa mitologia de contornos fisiológicos, mas que é uma figuração de ideias, a estrutura ovular é preservada, pois é dela que sairá o ovo. É claro que se não houver ovo, entramos numa figuração diluviana.
Curiosamente, até porque já não dou relevo às coincidências, como antes, mas gosto de as assinalar, não me lembrava minimamente de ter escrito isto:
O cone tem figurações que escapam à pirâmide quadrangular, justamente porque a base não é de raiz quadrangular... tem como génese a "quadratura do círculo", ou se quisermos, a "circulatura do quadrado", e o seu nome é Pi, e "ainda não tem vida". Pi está no nome "pirâmide", mas não na sua estrutura... aliás o prefixo "pi", podemos encontrá-lo em "pico", "pilar", e mais não "falo".
O nome "Circulatura do Quadrado", foi estreado hoje na TVI, programa que antes estava na SIC e se chamava "Quadratura do Círculo". É uma coincidência mínima o nome ser o mesmo. É uma coincidência máxima ter decidido escrever este postal hoje, e ter encontrado isto. Aliás ainda vou ver o PDF que guardei, porque não tinha ideia nenhuma de ter usado este mesmo nome.

Estamos no ponto em que as coincidências ainda acreditam em mim, mas eu já não lhes ligo.
Ora, eu sei que isso não vale de nada, e quando elas acontecem a sério, mesmo a sério, é quase impossível não ser afectado. Quando se sintoniza a frequência, é impossível deixar de ouvir, pode-se é deixar de ligar muito ao assunto.

Adiante, no postal seguinte, "Panóptico ou ovo de Cólon" levei este assunto da gestação para um caso muito concreto - o da influência dos eunucos no controlo secreto do futuro da sociedade:
O epílogo com uma nova forma de vida, posso entendê-lo, no sentido do "ovo de colon", quando colocado em Ganimedes... funcionando como o resultado final do projecto de gestação social, numa visão primeva de alguém a quem foi suprimida a possibilidade de outra descendência.
Ora, essa influência de eunucos teria sido passada para o catolicismo, enquanto abstinência voluntária, e finalmente chegamos ao postal de 11 de Fevereiro. Quando terminei "Abraçadabra", lembro-me de ter pensado "... depois de escrever isto, as coisas não podem ficar na mesma".
Claro que isto não seria mais do que o wishful thinking de um mudo pensar que alguém o ouve, ou que alguém o houve, e assim deve ser entendido. No entanto, fui-me deitar às 7h30 da manhã, e quando vi as notícias da tarde, vi que o Papa tinha resignado. Por isso, esta coincidência foi um bocado especial, e não a esqueço. Não era obviamente nada disso que estava a pensar, mas teve piada.

Interessante, porque depois escrevi aquele que é provavelmente um dos melhores postais que aqui deixei, "Arquitecturas (5)", e que é de certa forma o epílogo do trabalho inicial que tive. E sim, no dia seguinte, vi que tinha caído o tal meteoro em Chelyabinsk, mas não liguei quase nada ao assunto.
Depois, as coisas foram-se complicando cada vez mais até ao final de 2013... ao ponto de ter chegado a pensar que o tal 2012 ia chegar com um ano de atraso. Mas, não. Desapareceu tal como chegou, do nada. Porque, uma coisa é encontrar as respostas, outra coisa completamente diferente, é perceber as dúvidas de quem tem as perguntas. E quem tem dúvidas, que não são mais que dúvidas que outros só podem entender como dúvidas próprias, ou talvez resultado de alguma dissociação esquizofrénica, pode ser muito persuasivo e insistente nas múltiplas formas como as coloca.
Aí sim, percebemos o que são coincidências, coincidências a sério...

Quanto ao nome "Vaticano", pois parece ser de origem incerta, mas parece reportar-se ao nome do monte "Mons Vaticanus", que podendo ser nome de origem etrusca, foi também associado ao culto da adivinhação. Pode ter a mesma origem que "vaticínio", concatenado com um sufixo "cano" ligado ao canto, como "ave canora"... ainda que seja incerto.

2 comentários:

  1. Caro,

    Sobre curiosidades e coisas que, enfim, esta minha cabeça "louca" por vezes descobre, sabe-se lá como, esta tem a ver com o seu post em https://alvor-silves.blogspot.com/2013/02/arquitecturas-5.html

    Sobre a lista de estados que publicou:
    (0): 0
    (1): 1
    (2): 0 1
    (4): 0 1 0 2
    (8): 0 1 0 2 0 2 0 4
    (16): 0 1 0 2 0 2 0 4 0 2 0 4 0 4 0 8

    e que termina por "coincidência" na posição (16), peguei na sequência e converti-a em binario: (16): 010010010 010010010 010010010 010010010 01001001
    Este binário tem uma correspondência hexadécimal de 49249249249

    Por sua vez o número 49249249249 segundos correspondem a: 1565 anos, 50 semanas, 4 dias, 11 horas e 49 segundos. fonte: https://numbermatics.com/n/49249249249/

    Fui pesquisar o que aconteceu de notável em 1565, houve de facto uma sucessão de papas nesse ano.
    A 50ª semana + 4 dias corresponde a Quinta-feira dia 20 de Dezembro de 1565.
    Então o que encontrei de interessante nessa semana foi o seguinte:
    Fonte wikipedia link: https://en.wikipedia.org/wiki/Pope_Pius_V
    Papal election
    Main article: Papal conclave, 1565-66

    "Before Michele Ghislieri could return to his episcopate, Pope Pius IV died. On 8 January 1566, Ghislieri, with the influential backing of Charles Borromeo, was elected to the papal throne, taking the name Pope Pius V. He was crowned ten days later, on his 62nd birthday by the protodeacon.
    Cardinal Borromeo wrote to the Portuguese Cardinal Henrique six weeks following the conclave where he recalled the election of the new pope. The cardinal referred to having "a high esteem for him on account of his singular holiness and zeal" and saw these qualities as a signal that he would make a good pope "to the great satisfaction of all". On 4 January, a courier from Spain arrived prompting rumors that King Philip II endorsed Cardinal Ghislieri, giving Borromeo and his allies the chance to capitalize on the confusion. This led to an increase in votes for Ghislieri as the cardinals conferred with each other, leading to the election of the new pope in the afternoon of 8 January."

    Ou seja, pelo facto de Filipe II apoiar o Cardial Ghislieri, ainda que o anterior Papa o tivesse demitido do Palacio e lhe tivesse retirado as funções de Inquisidor, o conclave acabou por votar nele.
    Nota-se que na carta explicativa da decisão, 6 semanas após a coroação, pelo Cardeal Borromeo ao Cardeal Português, que Portugal não apoiava essa decisão.

    Cumprimentos,
    Djorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fantástico. Realmente é interessante ter ido ver esse detalhe, e isso ter acabado por dar alguma coisa.
      Com efeito no dia 20 de Dezembro de 1565 começou esse conclave de eleição papal:

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Conclave_de_1565–1566

      O que é especialmente curioso, porque o tema abordado aqui era exactamente esse, o da resignação papal, e consequente conclave para novo papa. Nesse ponto, é uma daquelas coincidências que não são mínimas.
      Obrigado por partilhar essa deambulação.
      Abraço.

      Eliminar