domingo, 13 de junho de 2021

Mira Técnica

Este bloco irá manter-se em mira técnica suspensa, após a promulgação do DL-27/2021, que instaurou uma lei de censura em Portugal. Uma lei pulha com título canalha.

Tudo o que há de mais a dizer, já foi dito, e resume-se a perceber o U:


Enquanto a lagosta está em banho maria... aguardando o escaldão climático,

Maio Oral foi feito, 

colaborando pelo lado do Piorio,


Nota (treta):
O sindicato dos jornalistas pediu a verificação da constitucionalidade do Artº 6 do DL 27/2021. 
No entanto, se a Provedoria de Justiça ou a Procuradoria da República, nada fizerem, a partir de 17 de Julho, começaremos a ter em prática a referida lei censória.

(Público, 10 de Junho de 2021)



Para quem gosta de desenhos, repito o que escrevi sobre as setas egípcias:

Conforme Breno explicou aos Romanos, antes de Roma ser grande... "Vae Victis", que é como quem diz - "Ai dos vencidos!"... porque o pagamento de dívidas dos vencidos, seja em prata, ouro ou couro, é sempre feito nas balanças dos vencedores, para satisfazer os seus balanços. 

Roma aprendeu bem essa lição, quando um século depois obrigou Cartago a uma dívida que apenas serviu para retardar algumas décadas a sua aniquilação completa. 

Poderia Roma continuar a explorar uma fonte fácil, de trabalho quase gratuito, para alimentar a sua riqueza, deixando Cartago sobreviver num permanente endividamento?... 

Poder, poderia, mas não o fez, pois conforme Catão sempre alertava, deixar Cartago renascer teria o perigo inevitável de voltar a ter um general cartaginês como Aníbal a ameaçar Roma.

Assim, como resultado de Cartago ter pago a dívida durante 50 anos, o que poderia dizer o governo cartaginês aos seus concidadãos? 
  • Desculpem lá qualquer coisinha, mas vamos ter que continuar a pagar, durante os próximos 50 anos?
  • Mas, não pagámos a dívida toda? Qual é o problema afinal?
  • O problema é que se não continuarmos a pagar somos aniquilados...
Ora aqui, a malta rasgava as vestes e partia para batalha, como fizeram, tendo os cartagineses acabado mortos ou escravizados para o resto da sua vida. 
Da sua cidade, cultura e língua, terá restado... zero! 

Haveria alternativa? Sim, uma muito engraçada.
O governo cartaginês iria falar ao Senado Romano e dizia-lhes:
  • Percebemos qual é o vosso problema, mas deixem-nos sobreviver... prometemos educar os nossos petizes de forma a que eles vos admirem e nunca vos hostilizem.
  • Então e como vão convencer os vossos concidadãos a trabalharem sempre para nosso proveito?
  • Inventaremos corrupções internas, que delapidem o nosso tesouro, que irá directamente para vós!
  • Isso é capaz de fazer algum sentido. Mas o vosso problema é que os vossos filhos não são parvos.
  • Deixaremos que uma certa elite romana se instale em Cartago, e será essa que irá definir que os melhores cargos vão para os piores de nós... o povo, desconhecendo a história, permanecerá iludido que o problema está nas suas elites, incapazes de se gerirem sem corrupção e degradação.
  • Mas isso já foi tentado?
A esta pergunta, os cartagineses não iriam responder, mas portugueses e espanhóis, desde há quase quatro séculos, sabem bem como a receita funciona!

Por isso, quando vem uma vacina de Roma, há que convencer o povo a baixar as calças?...

26 comentários:

  1. "A ambição dos imperadores romanos era que o estado pudesse coletar receitas significativas para financiar um exército permanente (...) duas inscrições atestam o quadro fiscal da atividade mineira na Hispânia no início do século II":
    https://lettresantiques.fandom.com/fr/wiki/Les_imp%C3%B4ts_dans_l%27Empire_romain

    Só que ninguém quer ver que este é o cerne da coisa,ir arranjar dinheiro para pagar às policias militares e agentes do estado, em suma uma maneira de escravizar os povos em beneficio de elites.

    Um exemplo actual do roubo que o Estado português pode fazer é este do IMT:

    do Pio Rio o artigo 55 do Barrosão & Compaio:

    Houve pessoas que ficaram sem os seus imóveis em Portugal por não terem provavelmente dinheiro para ir em recursos até à Relação, a lei permitia ou permite que as Câmaras Municipais expropriem imóveis a quem pague pela sua compra valores inferiores aos previamente definidos para efeito de IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis) , ver parte do julgamento em recurso:

    (…) Simplesmente, a base de incidência do IMT, prevista no art. 12.º n.º 1 do respectivo Código, não é o preço de mercado, mas antes “o valor constante do acto ou do contrato ou sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis, consoante o que for maior.”
    Note-se que a interpretação do art. 55.º n.º 1 do CIMT no sentido deste permitir o exercício do direito de preferência fiscal em todas as situações em que o preço convencionado não é o preço exacto de mercado – seja o que for esse conceito, que de facto a lei tributária não define nem tributa a nível de IMT – levaria a situações aberrantes, no mínimo violadoras do princípio constitucional da proporcionalidade, como as seguintes:
    - seriam sancionados comportamentos tomados de boa fé, em que o preço declarado é coincidente com o acordado entre as partes do negócio;
    - seria impossível a obtenção de preços por valor inferior ao de mercado, afectando a liberdade de acção económica dos cidadãos;
    - levaria, no fundo, à intolerável intromissão da administração tributária na actividade económica, permitindo-lhe preferir em todas as compras realizadas por bom preço.
    Por estes motivos, poderá concluir-se que o art. 55.º n.º 1 do CIMT, ao referir-se à “indicação inexacta do preço”, não exigindo a prova de todos os requisitos da simulação (nomeadamente do pacto simulatório e do intuito de enganar terceiros), exige no entanto a prova dos seguintes requisitos:
    1.º divergência entre a vontade real e a vontade declarada no que respeita ao preço;
    2.º essa divergência provoque a liquidação do imposto por valor inferior ao devido, tendo em atenção que o imposto é liquidado de acordo com “o valor constante do acto ou do contrato ou sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis, consoante o que for maior.

    A lei 55 do IMT foi alterada, mas… em Portugal tudo é possível!

    Ou seja, casa que comprou por 100 mil não a pode vender a amigo por menos, pois estará a roubar imposto coletado para as Câmaras, e habilitasse a ser roubado no fim pelas ditas, vender por um euro por boas intenções é proibido em Portugal.

    Cumprimentos
    José Manuel


    ResponderEliminar
  2. Cui bono,

    https://www.youtube.com/watch?v=wmBpGCffXc0
    https://www.mondialisation.ca/les-deputes-europeens-opposes-au-greenpass/5661843

    Cumprimentos
    José Manuel

    ResponderEliminar
  3. Um português inventor da energia solar…

    Aviões a voarem sem querosene e com "combustível solar" é possível e uma realidade já em 2023 com a companhia aérea Suisse.
    o processo de fabricação deste carburante foi desenvolvido na universidade politécnica suíça de Zurique EPFZ, que utiliza um forno solar, do tipo do inventado pelo português Padre Himalaya, para converter pelo aquecimento as moléculas de CO2 e H2O do ar em combustível líquido, este combustível não poluente pode ser utilizado em automóveis, navios etc. com os motores atuais…

    O Padre Himalaya foi o inventor do Pirelióforo, um concentrador de energia solar, um deles com milhares de espelhos numa superfície de 80 metros quadrados produzia energia solar com temperaturas de 4.000° C, suficiente para derreter a maioria dos metais e pedras, o Pirelióforo deste português esteve na Exposição Universal de 1904 dos USA em St. Louis, onde ganhou duas medalhas de ouro (e o reconhecimento habitual dos portugueses…), este processo é atualmente utilizado na fabricação de cimento.

    ver mais em :
    Une spin-off de l’EPFZ a mis au point une technologie permettant de produire du carburant synthétique grâce au rayonnement solaire. Les voitures à combustion pourraient ainsi rester plus longtemps en circulation.

    https://www.20min.ch/fr/story/une-essence-issue-de-la-lumiere-du-soleil-et-de-lair-alimentera-bientot-nos-moteurs-954210504979

    Solar fuels are compatible with conventional planes, ships, trucks, and cars. The day you fuel up your vehicle with solar fuels is the day you start moving sustainably. Let’s substitute fossil fuels with synthetic fuels. This is how we unlock a clean future of transportation.
    https://synhelion.com/

    C'est á Sorède, sur les hauteurs de Notre Dame du Château au « Coll del Buc ››, que le Padre Himalaya, alors âgé de 32 ans, fut le premier à expérimenter un four solaire
    http://www.foursolaire.org/le-padre-himalaya.html

    https://www.youtube.com/watch?v=s1-soaZn4B0&list=RDCMUCRNo2gqj3GiHlmT_OnqkouA&start_radio=1&rv=s1-soaZn4B0&t=121

    ver:
    Manuel António Gomes, mais conhecido como Padre Himalaya, padre português e também cientista e inventor, tem sido um dos pioneiros na investigação da energia solar.

    Cumprimentos
    José Manuel
    Genebra-Suíça

    ResponderEliminar
  4. Múmia mais antiga do mundo é encontrada em Portugal

    https://canaltech.com.br/ciencia/mumia-mais-antiga-do-mundo-e-encontrada-em-portugal-211463/

    https://www.wikistrike.com/2022/03/incroyable-mais-vrai.une-momie-vieille-de-8-000-ans-a-ete-decouverte-en-europe-au-portugal.cela-pourrait-faire-d-elle-la-plus-vieill

    https://cdn.futura-sciences.com/buildsv6/images/mediumoriginal/5/6/6/566b39baed_50187497_55040887-10585235-the-iberian-peninsula-and-location-of-the-shell-middens-of-the-s-3-1646654453347.jpg

    Cumprimentos
    José Manuel
    Genebra-Suíça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é possível não se falar nisto? Obrigado por continuar a alimentar o blog com matéria interessante caro José Manuel. Aindanão estou em mim com o falecimento do caro Da Maia...

      Ab.

      JR

      Eliminar
    2. Criptógrafos franceses conseguiram descriptografar uma missiva do rei da Espanha Carlos V, “É provável que façamos muitas outras descobertas nos próximos anos”
      Descifrado cinco siglos después el código secreto de una carta del emperador Carlos V
      https://www.elindependiente.com/futuro/2022/11/24/descifrado-cinco-siglos-despues-codigo-secreto-carta-emperador-carlos-v/

      Cumprimentos
      José Manuel
      Genebra-Suíça

      Eliminar
  5. Grande notícia... ou não
    https://expresso.pt/revista/2022-06-23-E-mesmo-ele-Duvidas-sobre-a-identidade-do-infante-D.-Henrique-desfeitas-em-Paris.-Acabaram-se-as-teorias-da-conspiracao--d7d8f51e

    A. Saavedra

    ResponderEliminar
  6. Prezado Alvor Silves
    Ainda vigora a lei da mordaça em seu país?
    Aqui no Brasil, chama-se Lei das Fake News, ninguém pode expor argumentos contrários ao dos supremos da corte.
    Espero que retorne novamente às postagens, carecemos de algo para nos fazer pensar...
    Abençoada semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, sim. Mas não é só cá, é também em toda a Europa, pois a da lei da mordaça tem o devido carimbo tecnocrático de Bruxelas. Enfim, é curiosa a coincidência que em todo o lado, dito ocidental, cumpre com afinco e rigor o mesmo tipo de directrizes e políticas... é só coincidências!
      A. Saavedra

      Eliminar
    2. Prezado Alvor Silves
      Novamente aqui para expressar a ausência que faz seus excelentes textos.
      Pergunto se existe outros canais (inclusive vídeos) que consegue trazer "luz" a este mundo tenebroso que vivemos atualmente?
      Esperamos ansiosos seu retorno...
      Abençoada semana!!!

      Eliminar
    3. Ce livre nous concerne tous ! Profitant de la crise du Covid-19, la médecine foule au pied le plus grand de nos principes républicains : la liberté !
      Marc Menant démonte dans ce livre coup de poing les travers de cette médecine en reprenant son histoire et en dénonçant ses impostures !

      Quel bouleversement nous vivons ! Antivax ou pro Vax, ce livre nous concerne tous.-
      La médecine a profité de la crise du Covid-19 pour s'arroger le principe le plus noble, le plus fragile et le plus emblématique, celui de notre " liberté ". Au nom de la science, elle lui a substitué celui de la " santé publique."

      Tous se sont rendus coupables d'un délit d'illusion de bonne santé.
      Délit évitable par la vaccination qui – garantissent certains infectiologues – force le système immunitaire à la production de l'indispensable, stock d'anticorps.
      Vous allez découvrir pourquoi seule l'histoire des vaccins depuis Pasteur peut nous aider sur ce débat au cœur de nos vies.
      Une éclairante et nécessaire histoire d'éminents chercheurs et de leurs impostures dûment établies, dont la première, celle du légendaire, du mythique Pasteur ! Car tout commence avec lui.

      https://livre.fnac.com/a16513189/Marc-Menant-L-inquietante-histoire-des-vaccins

      Cumprimentos
      José Manuel

      Eliminar
  7. "Prezado Alvor Silves
    Novamente aqui para expressar a ausência que faz seus excelentes textos.
    Pergunto se existe outros canais (inclusive vídeos) que consegue trazer "luz" a este mundo tenebroso que vivemos atualmente?
    Esperamos ansiosos seu retorno..."
    Apoiado
    A.S.

    Apoiado

    A. S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Autor deste blog faleceu a 30 de Junho de 2021.
      Mário Meireles Graça

      Eliminar
    2. Já que não devem haver razões de anonimato, pois se faleceu, quem era Alvor Silves na realidade? professor no IST !A filha poderá vir aqui dizer algo que conforte a pena e tristeza dos seus colaboradores amigos deste blogue, alguns também anónimos. Eu voltarei aqui para lhe prestar uma última homenagem. A abertura de temas proscritos é fechada e coincide com o falecimento dos seus autores denunciadores da verdadeira História da humanidade, que com a perca de Alvor Silves-DaMaia fica mais escura, grato pela luz que nos trouxe estes anos caro da Maia, que seja verdade que o seu pensamento esteja salvaguardado noutro local que não o efémero, esperando que um candeeiro se ilumine quando eu numa rua passar e pense em si e no seu blog.

      R.I.P. caro da Maia
      José Manuel de Oliveira
      Genèbra-Suiça

      Eliminar
    3. Não posso acreditar! Tenho passado por aqui de vez em quando na esperança de que o autor deste blogue conseguisse encontrar uma forma de ultrapassar as limitações impostas pela lei e regime vigentes... agora, a ser verdade este último comentário, além da profunda tristeza, sinto-me, desculpem-me pela expressão, um pouco órfã.
      Os meus sentidos pêsames e como o José acima diz "que o seu pensamento esteja salvaguardado noutro local que não o efémero".
      Paz à sua alma.
      A. Saavedra

      Eliminar
    4. A brilliant mind ...
      Carlos Alves, Professor Catedrático, Coordenador da área científica e disciplinar de Análise Numérica e Análise Aplicada do Departamento de Matemática do IST, e investigador do Centro de Matemática Computacional e Estocástica –CEMAT, faleceu no dia 30 de Junho de 2021. Tinha 55 anos de idade.
      https://math.tecnico.ulisboa.pt/events/index.php?ref=464&lang=pt

      R.I.P. caro da Maia
      José Manuel de Oliveira
      Genèbra-Suiça

      Cara Amélia Saavedra,
      Outro espaço aparecerá para divulgar temas proscritos...
      Cumprimentos.


      Eliminar
    5. Passei por aqui para ter a certeza da data em que o caro Da Maia teria deixado de usar o blog... Ia entrar em contacto com ele via email para lhe perguntar como tem passado e para lhe dar algumas novidades pessoais, como se de um amigo se tratasse... Deparei-me com esta triste noticia. Sinto-me verdadeiramente abalado. Nunca o conheci pessoalmente mas considero-o um amigo, um mentor. A pessoa mais estranha com quem alguma vez comuniquei, uma mente brilhante, um génio. Houve alturas em que desconfiei de que este blog seria gerido por mais do que uma pessoa, parecia-me impossível que uma pessoa só contivesse em si esta enormidade de conhecimento. Morreu... 55 anos é muito cedo para se partir. A Pátria, o Portugal na sua génese sentirá a sua falta mesmo que não o saiba. Sempre se chamava "Carlos", não me mentiu. Um abraço e que tenha acesso agora ás respostas que procurava.

      João Ribeiro

      Eliminar
    6. Faleceu 17 dias após encerrar o blog...

      Eliminar
    7. Obrigado amigo Carlos!
      Confesso que quando li a primeira mensagem entrei em negação.
      Não consigo, ainda hoje, aceitar este desfecho para o livro da sua vida.
      À descoberta, o sentimento foi como se a maquina (a que secretamente enreda, enrola e oculta a verdade) tivesse vencido, um punhal enfiado bem fundo no peito, como se os que conspiram pela mentira tivessem triunfado, ou que a sua luta, Carlos, teria tido um final inglório e contrário ao que, nos todos aspirávamos para si.
      As mensagens aqui colocadas pelos que leram as suas teses, opuseram-se ou as testaram a exaustão, são prova que o seu trabalho foi superior a qualquer vislumbre de derrota.
      Estas mensagens, são a prova de que um eco da sua mensagem perdurará, que a sua luta para descobrimento e divulgação da verdade não terá caído em livro oco.
      Estas mensagens comprovam que a Vitoria foi sua, conseguiu transmitir-nos o “gene-e-a-verdade” e este gene, é agora impossível não ser retransmitido, pois nós que lemos e vivemos as magníficas palavras que continuamente nos ofereceu estes últimos anos fomos marcados pela honestidade e verdade das suas frases.
      O João escreve bem quando diz que perdemos um mentor.
      Como seguidores do seu mentor, cabe-nos retransmitir este conhecimento compilado, manter acesa a luz da verdade, ecoar o método de ensinar outros a duvidar, investigar e pensar para poderem afirmar, ajudá-los a descobrir os territórios, mares ou afins em mentiras outros tempos ocultados.
      Obrigado Amigo Carlos!
      Aprendi muito consigo!
      Não será esquecido!

      Eliminar
    8. Bolas...
      RIP

      Então já devia estar doente e sem paciência para continuar o blogue...
      Uma pena mesmo.
      Foi um dos grandes da blogosfera...
      Os meus mais sentidos pêsames à família e amigos.
      Que alguém saiba guardar e publicar para sempre os incontáveis tesouros que ele nos deixou aqui neste blogue!

      Cumprimentos eternos,
      IRF

      Eliminar
  8. Uma triste notícia...
    Verifiquei também que os arquivos em PDF que eram feitos regularmente pelo autor do blog já não estão acessíveis, devido a um problema com a conta do Google Drive.
    Temo que o conhecimento e as sãs discussões aqui ocorridas acabem por se perder com a passagem do tempo, o que seria uma enorme perda para todos aqueles que aqui vieram regularmente ao longo de mais de uma década.

    Carlos Figueiredo

    ResponderEliminar
  9. Faço notar a Carlos Figueiredo que os arquivos estão disponíveis na secção intitulada "Volumes em PDF".
    Cumprimentos aos amigos de Carlos Alves.
    Mário Meireles Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente os volumes em PDF entre 2011 e 2016 (inclusive) não estão disponíveis para descarregamento. Surge indicação de que é necessário ter permissão. Os links do Google Drive devem estar definidos como privados.

      Eliminar
  10. É com profundo pesar que só agora, através do blogue "Caras dos Painéis", tomei conhecimento do falecimento do autor deste magnífico Blogue Alvor-Silves. Tive com ele amenos e construtivos debates à volta do tema dos Painéis "de S. Vicente. À família deixo os meus sentidos pêsames. Obrigado. R.I.P.

    ResponderEliminar
  11. Um dia triste para mim...
    Desde o Brasil envio condolências a todos os usuários e familiares.
    Espero que alguém próximo dele possa fazer a gentileza de disponibilizar para domínio público, o trabalho incrível que este "gigante" do saber deixou para a Humanidade.
    Faço votos que seja breve para que possamos ter um farol a iluminar as noites de uma "consciência" que vaga na escuridão do conhecimento...
    Que sua LUZ resplandeça no firmamento, nobre Carlos.
    Gratidão por nos mostrar o caminho...
    Abraço a todos!!!

    ResponderEliminar
  12. Só agora descobri este blog e logo leio que o autor foi descansar.
    Lamento muito>
    Um conhecimento histórico e não só invejável e impecável
    Que descanse em Paz.
    Voltarei para ler tudo quanto puder

    ResponderEliminar