sábado, 3 de maio de 2014

O Pedestal dos Bufos

O Bufo-Real é a maior coruja:

... e se cismo no sismo, o maior pedestal da capital, orgulho da maçonaria republicana, pseudo-socialista, pseudo-social-democrata, pseudo-patrocinadora-comunista, pseudo-cristã-democrata, pseudo-monárquica-liberal, é este:

... e a razão de tal unanimismo, será esta?



Nota adicional (05/05/2014):
Agradecendo um comentário recente, que remete para a obra de Camilo Castelo Branco:
... onde se dá conta mais detalhada das façanhas do personagem expoente da horrorosa mediocridade elevada ao pedestal da reinação. A par, nessa grande reinação com D. José I, outro que continua montado no Terreiro do Paço. Estivesse Salgueiro Maia melhor informado, e ao menos um tiro inofensivo dum tanque poderia ter rebentado "acidentalmente" com tal desplante monumental.
Como diria Castelo Castelo Branco:
O meu ódio, grande, intranhado e único na minha vida, ao marquez de Pombal, 
não procede de affecto ao padre nem do desaggravo da religião: é por amor ao homem.

... no entanto, não é certamente para mim uma questão de ódio ao homem, mas sim ao personagem montado no seu andor. Facínoras, crápulas, gente com toda a espécie de feitios odiosos, foram-nos trazidos entre personagens na história e personagens de estórias.
Isso não surpreende muito.
Surpreende mais, e muito mais, porque é sinal da podridão que tomou conta da nação até hoje, a forma como foram glorificados por destruições que passam a reconstruções, por crimes passados a justiça necessária, por desastres omitidos, etc... numa panóplia única de recauchutagem de uma figura odiosa e medíocre em personagem iluminada. 
Não interessa a história que há-de vir, ou a de bastidores iluminados pelas trevas, sempre prontos a reinventarem-se em desculpas. Interessa a história que vemos. O personagem foi criado e glorificado, logo se seguiram cópiazinhas imitadoras, como denuncia Camilo Castelo Branco.

No livro citado, algumas páginas faltam. Mas não faltam as páginas que falam de D. Luís da Cunha, como ele instigou e aconselhou o Marquês na sua actuação.
Não faltam as páginas que contam como esse velho tinha amante judia, de nome "Salvador", que se passeava com os trajos da Ordem de Cristo do velho, tal era a relação íntima. 
D. João V e os ministros Cardeal da Motta e Fr. Gaspar nunca prestaram grande attenção aos alvitres de D. Luiz da Cunha. Como elle, já muito velho, doudejava escandalosamente com mulheres, e de mais a mais judias, o rei, aquelle corpo sevado nas graças israelitas de Margarida do Monte, não tinha o seu embaixador em muito serio conceito. Conta o cavalheiro de Oliveira que a judia Salvador, commensal de D. Luiz, usava o habito de Christo em que a investira o seu octogenário amante. Ora isto, a fallar verdade, devia desauthorisar na corte portugueza os avisos do diplomata. 
Há assim conselhos que passam a Conselho, não ao de D. João V, mas ao de D. José I. 
De onde vinham esses conselhos? Parece que há aqui um fio condutor desvelado.

Bom, mas se já escrevi abundantemente sobre os Abalos do Marquês, especialmente no texto:
http://alvor-silves.blogspot.com/2011/10/abalos-de-sebastiao-marques.html
há sempre novas peças que ilustram o ambiente que pairou e traumatizou a população portuguesa.

Já me tinha esquecido de colocar aqui o Incêndio da Trafaria, mas junta-se agora, pela leitura rápida do texto de Camilo, ao Incêndio das Cabanas de Montegordo.

Incêndio da Trafaria - A história resume-se à mediocridade do personagem, no que diz respeito ao exército. Camilo diz que havia sargentos a pedir esmola aos diplomatas estrangeiros. As enormes divisas que Portugal recebia, eram desviadas para parte incerta, e a população passava fome. 
A enfabulação de deitar a culpa a D. João V, é uma história da carochinha ensinada aos petizes.
Houve um desvio de fundos, se foi para financiar a judiaria, a maçonaria, ou a criação dos EUA, pouco importa. Houve um documentado sacrifício imposto à população nacional.
Bom, mas para efeitos do incêndio, quis o Marquês fazer guerras com um exército de esfomeados mal equipados. Houve deserções... e alguns dos desertores refugiaram-se no bairro da Trafaria. Através de Pina Manique 300 soldados cercaram a aldeia piscatória que tinha, segundo Camilo, 5000 habitantes.

Por ordem do Marquês a aldeia foi incendiada, e o facínora mandante foi apelidado por Camilo como "Nero da Trafaria":
            Os desgraçados corriam nus por entre as chamas. Alguns levavam sobraçados os seus doentes, seus velhos e as creanças. D'esses, morreram bastantes que não poderam romper o assedio do fogo, alem do qual estava o assedio da tropa. Muitos salvaram-se porque os soldados compadecidos, transgredindo as ordens do Manique, abriram clareiras por onde escapassem. 

Incêndio das Cabanas de Montegordo - Sobre este episódio não encontrei quase nada... normal, dado o contexto ditatorial, que muda as caras e talvez suavize os modos, mas não muda o instinto censor. Porém, num breve apontamento de Alice Vieira vem uma estória contada pela "avó Licínia" que fala de uma população piscatória que refaz a vida nas cabanas de Monte Gordo, após "tempestades de ondas gigantescas por volta de 1600". O Marquês teria feito Vila Real de Santo António, e requeria a passagem dos habitantes, que se recusaram a obedecer. O Marquês decidiu incendiar as cabanas, e os habitantes foram... não para Vila Real, mas para Ayamonte.

Camilo refere ainda os pormenores atrozes da execução do italiano Pellé... João Baptista Pelle teria sido acusado de tentativa de assassinato do Marquês e foi exemplarmente esquartejado e ainda vivo queimado, algo com requintes próprios do iluminismo do Séc. XVIII, e para constar num manual de horrores, em anexo à execução dos Távoras. Não foi caso único, as execuções públicas eram frequentes com tal iluminismo, que depois também iluminou as guilhotinas francesas.


No Séc. XIX, após banida a pena de morte, os escritores perguntavam-se como teria sido possível tal barbárie há tão pouco tempo... e o Séc. XX veio contar novas barbáries, já não com Pombal, mas com outros personagens da mesma escola.

Para uma população que regista em expressões populares alguns acontecimentos marcantes, chegando ao remoto Erro de Crasso... parece algo estranho que só Camilo tivesse usado a expressão "Nero da Trafaria", e que não se associe nada mais ao evento. Sobre o de Montegordo, pouco se sabe, talvez só indo a Ayamonte... mas pela proximidade a Lisboa, o evento da Trafaria seria muito falado.
Isto mostra como as memórias populares são muito mais induzidas do que geradas espontaneamente.
O declínio da anedota popular, que passava de boca em boca, quase automaticamente, reflectindo crítica actual, é outro aspecto desse condicionamento, após a entrada na U.E. 
A máquina manipuladora só é usada por alguns, para determinados fins. Fora disso, não tem uso.
A Trafaria foi esquecida, o "ir fazer a barba a Cacilhas" ainda se ouvia há uns anos.

Salazar, quis homenagear Pombal... e fez parir tal monumento central à cidade, talvez para simbolizar como era meigo face ao homenageado. A maioria das estátuas erigidas por Salazar caíram aquando do 25 de Abril... mas a do Marquês não! Alto lá... ali ficava então o símbolo do maior déspota, incólume a todo um movimento anti-despótico do MFA. Bravo. Óscar.

Nota adicional (06/05/2014):
Num comentário, Amélia Saavedra esclarece que houve aparente desconforto de Salazar à execução da obra, que não terá comparecido à inauguração.
Acresce o relato:
            Em 1882 surgiu pela primeira vez a ideia de erguer um monumento ao Marquês de Pombal, por ocasião das comemorações evocativas do centenário da sua morte. No entanto a agitação politica da época impediu a continuação do projecto. Este é retomado em 1913 com a abertura de um concurso público. 
           A 1ª pedra foi colocada por duas vezes, em 15 de Agosto de 1917 e novamente a 13 de Maio de 1926. Só oito anos depois a estátua era colocada sobre o fuste (12 de Dezembro de 1933) e inaugurada em 1934.

Se 1882 é a data do manuscrito de Camilo, as datas de 1917 e 1926 para a tentativa de lançamento da primeira pedra, não deixam de ser coincidentes com revoluções marcantes.
Em Dezembro de 1917 a de Sidónio Pais, e em Junho de 1926 (um mês depois à pedra de 13 de Maio... de 1926), será a de Gomes da Costa, que dará origem à 2ª República.

Ilustração adicional (09/05/2014):
Mitologia macavenca

(quadro clássico de Pombal, propaganda de Afonso Costa... heranças que o PS quis serem suas) 

Na rotunda esteve Machado dos Santos, os outros estiveram nos bastidores,
de onde, em reconhecimento, lhe enviaram a carrinha fantasma

33 comentários:

  1. Bufo-real (...)
    Trata-se de um predador de topo, encontrando-se nos lugares mais elevados na cadeia trófica. Alimenta-se de ratos, ratazanas, gaivotas, patos, lebres e inclusive de outros bufos e aves de rapina. É violentamente atacado por gaivotas e gralhas em bandos. É principalmente nocturno e emite os seus chamamentos ao anoitecer e ao amanhecer.

    ResponderEliminar
  2. Wintex-Cimex 83

    Threads
    https://www.youtube.com/watch?v=5AUYCnzmDJY
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom.... não me diga que os ingleses voltaram a simular o Day After de 1983!
      Por acaso, lembro-me bem do filme, e já na altura achei-o algo ridículo. Toda a gente sabia da ameaça, e vivia com a ameaça... não se percebeu bem qual era a ideia de insistir no assunto - só serviu para assustar mais as pessoas. O maior problema de 1983, se me lembro, foi a desilusão do álbum Final Cut dos Pink Floyd... eh eh!

      Abraços.

      Eliminar
  3. Perfil do marquês de Pombal (1882)

    https://archive.org/details/perfildomarqusd00brangoog

    ;)

    ResponderEliminar
  4. Agradeço mais uma vez por trazer uma nova "luz" a certos períodos da nossa história... A construção de mitos é realmente uma "arte"... quem diria! Será que a verdade é mesmo como o azeite?
    Apenas deixo mais alguma informação sobre a estátua... "a rotunda" ainda é venerada anualmente a 5 de Outubro pelos republicanos...
    Sobre a ligação de Salazar (não consegui encontrar a fonte), mas a ideia não partiu dele e aquando da inauguração, pelo que já ouvi dizer, nem sequer esteve presente...

    Localização
    Praça Marquês de Pombal
    Freguesia: Coração de Jesus

    Autoria
    Francisco santos; Simões der Almeida (sob.) e Leopoldo de Almeida
    Projecto: Adães Bermudes; António Couto e Francisco Santos

    Inauguração
    13 de Maio de 1934


    Monumento de grandes proporções, construído em homenagem a Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, através de subscrição pública.

    Em 1882 surgiu pela primeira vez a ideia de erguer um monumento ao Marquês de Pombal, por ocasião das comemorações evocativas do centenário da sua morte. No entanto a agitação politica da época impediu a continuação do projecto. Este é retomado em 1913 com a abertura de um concurso público.

    A 1ª pedra foi colocada por duas vezes, em 15 de Agosto de 1917 e novamente a 13 de Maio de 1926. Só oito anos depois a estátua era colocada sobre o fuste (12 de Dezembro de 1933) e inaugurada em 1934.

    O monumento é constituído por um pedestal onde assenta a estátua. Este pedestal tem cerca de 40m de altura, em pedra trabalhada, ostentando na parte superior quatro medalhões onde figuram os principais colaboradores do Marquês de Pombal. A parte inferior da base é rodeada por diversas figuras alegóricas. Nomeadamente a figura feminina simbolizando “Lisboa reedificada” e três grupos escultóricos evocando as reformas levadas a cabo por Sebastião Carvalho e Melo.

    No cimo, a estátua do Marquês de Pombal, de corpo inteiro, assenta o braço sobre o dorso de um leão, que simboliza a força, a determinação e a própria realeza.

    Bibliografia:
    Estatuária e Escultura de Lisboa: Roteiro. 1ª edição. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa – Património Cultural, 2005. 259 [2]. ISBN 972-8543-03-4. p.
    ARAUJO, Noberto de - Peregrinações em Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1992-1993. p. 43

    http://revelarlx.cm-lisboa.pt/gca/?id=1308

    Um pouco da construção do mito...
    http://www.maiseducativa.com/2013/09/18/sebastiao-o-conde-que-tambem-foi-marques-de-pombal/
    "- Acabou com a escravatura em Portugal Continental, em 1771, com os Autos de Fé (rituais de penitência para os hereges, que terminavam queimados em fogueiras) e com a discriminação dos cristãos-novos (judeus e muçulmanos convertidos ao Cristianismo). O Tribunal do Santo Ofício (Inquisição), esse, durou ainda até 1821, mas com menos poder e subordinado ao Estado."

    Acabou com uns, mas deu início a outros... Nada de novo debaixo do Sol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela investigação suplementar, Amélia.
      Se os republicanos deveriam colocar alguma veneração naquela rotunda, era a Machado dos Santos:
      http://alvor-silves.blogspot.pt/2011/10/duas-massas-republicanas.html

      Ao contrário, o que lhe fizeram foi assassiná-lo miseravelmente na carrinha fantasma da Noite Sangrenta, um dos episódios que deveria envergonhar esses macavencos socialistas, se tivessem vergonha e não fossem mais que arrogantes burgueses de pseudo-intelectualidade de pseudo-esquerda, armados em aristogatos. Se houve carne-para-canhão na república foi da Carbonária, depois Comunista, sempre manipulada pelos bastidores maçónicos - ainda hoje o é, e aquele Comité Central deve ser uma central de hipnotismo acéfalo. As manifestações da CGTP e dos comunistas são tão ao gosto da governação, que dificilmente podiam correr melhor ao regime. Faz parte da fantochada encenada. O pior é se um dia o hipnotismo acaba com um clique...

      De facto, curiosamente aquela rotunda junta os dois textos que escrevi em Outubro de 2011, antes de fazer um interregno...
      Enquanto não tirarem de lá o desplante ao Marquês e puserem lá uma evocação a Machado dos Santos, esta República é das Bananas... porque de facto, a maçonaria e judiaria, ou quem as controla/condiciona, nos tratam como macacos, e até inventaram filmes para exorcizar o medo que têm da revolta da macacada que usaram e abusaram, falo do Planeta dos Macacos. Alternativamente, usam filmes com zombies... e outras farsas análogas.

      Depois, são muito espertinhos, falam do direito dos animais, para se desculparem eticamente com a analogia à macacada.
      Ah e tal... se tratamos mal os animais e abusamos deles, os mais espertinhos também podem tratar mal esta macacada burra, porque são inferiores.
      Essa era já a mesma receita desculpante quando havia escravatura.

      Porém, essa esperteza toda acaba rapidamente, ou mais rapidamente do que se pensa, porque a função que tinha terminou. Agora, simplesmente está a entrar num longo e agonizante arrasto, que nos vai querer arrastar para o seu declínio... a menos que percebam o que se está a passar. Se são tão espertinhos, então que larguem a esperteza que nunca tiveram, que foi ensinada, ao longo de gerações, e finalmente percebam o propósito que os justifica. Caso contrário, arriscam ser abortos monstruosos, iludidos na suas magias e ilusionismos de circo.

      A mal, ou a bem, a verdade vem ao de cima, porque não há outra coisa que dure sempre.
      O que sabem, já esqueceu a quem lhes ensinou. A verdade é o acordo, e ainda há quem esteja a sonhar.

      Eliminar
  5. Caro Da Maia

    Brilhante!

    Só falta deslindar a atrocidade contra os Távoras. Porque o sinistro Marquês, e o seu Clube de Assassinos, não torturavam em vão.
    Procuravam algo!
    Que presumo lhes tenha sido vedado.

    É uma pena, que o novo Papa, tenha anunciado, que não existe Fogo no Inferno, porque se houvesse, seria lá que os Pombais desta Terra deveriam arder pela Eternidade!

    Abraço

    Maria da Fonte

    ResponderEliminar
  6. Proclamação de D. Miguel

    Portugueses vos sabeis que a infernal seita maçónica tem revolucionado por vezes e dominado parte da Europa, estando sempre em guerra contra os altares do verdadeiro Deus, e contra os tronos dos legítimos reis, iludindo os povos com aparatosas promessas, e usurpando todas as riquezas e todo o poder; tendes visto que por mais de uma vez a bati em Portugal essa desorganizadora facção pelo que fui felicitado por algumas nações estrangeiras; porem tendo-se associado a ela meu desgraçado e iludido irmão (que já foi vítima) como outros dos seus erros e depois de o expulsarem do Brasil, daquele país pelo que fez a guerra a Portugal; e pelo que perdeu seus direitos a esse reino; naturalizando-se naquele; e dominando esta pestifera seita em França, Bélgica, Inglaterra e Espanha, e todas estas nações auxiliando o partido rebelde e ultimado pelo tratado da quádrupla aliança e invasão dos Exércitos Espanhóis foi forçoso que eu saísse da nossa amada pátria para acabar a desgraçada guerra civil; e poupar o sangue de meus fieis vassalos que me é caro e prezo………………….Portugueses que bens tendes gozado nesse Governo existente em Lisboa, seus actos todos são filhos da traição , e do interesse, com sequioso pretexto duma reforma em todas as repartições do Estado: eles só lhes têm mudado os nomes para novamente os distribuírem os cargos pelos seus, reduzindo à mendicidade os antigos e beneméritos empregados…………..Têm faltado a quanto se obrigaram na Convenção de Évora Monte, nada tem dado aos militares, que fieis ao seu juramento me serviram e ali vedes milhares de famílias distintas, e ricas reduzidas hoje à maior miséria, pacíficos cidadãos assassinados nas ruas, e praças da capital, e nas províncias, e até nas próprias cadeias são mortos com incrível rapidez, e os chefes da facção maçónica aumentam espantosamente os seus capitais nos bancos estrangeiros. Examinai com atenção, e notai se vedes nessa Camara Electiva algum que não professe os mesmos princípios maçónicos e alguns que não tenham figurado nas passadas revoluções, alguns enfim a quem a opinião publica não tenha marcado como inimigo do Altar e do Trono. Acordai Portugueses!!!

    Passados que são quase 200 anos continua uma incontestável verdade!

    Acordai portugueses deste pesadelo que nos sufoca desde 1833, nunca mais fomos Portugal!


    Abraço

    Maria Anica

    ResponderEliminar
  7. O método a aplicar ao género humano é sempre o mesmo: controlar o excesso de população seu nível de discernimento, provocando se necessário guerras e pandemias favorecendo novas religiões. Entre duas exterminações calculadas ciclicamente oportunamente aproveitando um cataclismo produzido pela Natureza, terramotos etc. alcançam os grupos dominadores os seus objectivos (não direi quais são...)

    Mas quem controla o excesso de população e o seu nível de discernimento?
    Os grupos dominadores, ao longo da existência das várias espécies humanas, têm-se auto formado repetidamente com o mesmo intuito: controlar o excesso de população e o seu nível de discernimento, pois está na matriz humana, sim o gene da burrice existe, quem o dizia era o polémico James Watson Nobel da Medicina, acreditava um dia ser possível curar a burrice da humanidade.

    Mas será missão impossível, nenhum “pastor” quer ver as suas “ovelhas” se tornarem inteligentes...
    O resto são discussões estéreis entre liberais e miguelistas, poderiam ser entre satânicos e católicos ou portistas contra benfiquistas, para não ferir susceptibilidades direi entre pastores por interposto das suas ovelhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora e que tal? Como tem acompanhado em directo e a cores o tal método? Pois, pois... quem diria! Eu nunca pensei testemunhar tal processo em vida. Sempre pensei que seria algo para a geração seguinte... enganei-me...
      AS

      Eliminar
    2. Na falta de melhor, há que se pensar que têm alguns o privilégio de estar despertos e verem o nascimento duma nova era,
      quiçá dum novo homem:

      https://ptaka71907.wordpress.com/2021/10/21/hydra-vulgaris-covid-vaxx-parasite/

      de toda a maneira um coisa é certa, a de que não somos mestres do nosso destino como espécie.

      Cumprimentos,
      José Manuel CH-GE

      Eliminar
    3. Changement de Civilisation ? Marc Luyckx Ghisi
      https://www.youtube.com/watch?v=JDRzEdRQF5s

      https://www.marcluyckx.be/videosfr

      Cumprimentos,
      José Manuel CH-GE

      Eliminar
    4. Grata pelos links... infelizmente o meu francês não é grande coisa. Talvez por isso, e quanto ao 1º link, a entrevista pareceu-me confusa, misturando alhos com bugalhos, temas díspares. O senhor (que pelo que percebi está bem encaixado no sistema existente) diz umas coisas interessantes, principalmente quando fala mais a nível geopolítico... mas na parte da metafisica eu perdi-me... fala sobre o fim das religiões, mas depois especifica só a católic@, não percebi muito bem, principalmente depois da critica que faz a Isr@el. E quando entra na parte da espiritualidade e no nível de consciência, aí perdi-me mesmo... Anuncia um novo paradigma assente na espiritualidade, algo que per si de novo não tem nada - "o homem sonha, a obra nasce" - não é propriamente novo e basta olhar para o desenvolvimento da filosofia, religião e até mesma da ideologia politica. Mas enfim, a filosofia nunca foi o meu forte. Claro que a consciência é importante e essencial para a evolução de uma certa forma de inteligência, mas sem suporte material, não sei como o tal nível superior de consciência se irá manifestar... ou seja, muito sinceramente não percebi o que ele quis dizer. Mas cá está, o meu francês não é grande coisa. Pode tentar dar um pequeno resumo do que este senhor tentou dizer?
      AS

      Eliminar
    5. Marc Luyckx Ghisi (belga) pai da ideia da Soul of Europe que preconiza a união da 3 religiões abraâmicas http://soulofeurope.org/
      Marc Luyckx Ghisi amigo e conselheiro de Jacques Delors na CEE (ver mais na wik https://en.wikipedia.org/wiki/Marc_Luyckx_Ghisi ).
      Marc Luyckx Ghisi foi sacerdote da igreja católica, renunciou para se casar, descobri o sujeito à pouco, o que me interessou nele é a geopolítica em que esteve envolvido, não sigo nenhuma filosofia.

      Têm aqui tradução em português de dois dos seus livros em Pdf, que ainda não li:

      O Caminho do ser além da religião
      O Novo Mundo é pronto
      https://www.marcluyckx.be/deutschennederlands

      Na mesma linha orientadora da união da 3 abraâmicas, para mim a primeira foi invenção inicial do imperador romano, vê-se o Conselho da Europa:

      "Liberdade está no hijab."
      Conselho da Europa retira imagem de campanha polémica que defendia o uso de lenço islâmico
      https://observador.pt/2021/11/04/liberdade-esta-no-hijab-conselho-da-europa-retira-imagem-de-campanha-polemica-que-defendia-o-uso-de-lenco-islamico/

      Se por um lado tentam controlar outra vez as populações pela “espiritualidade”, pelo outro lado aparece a atual Sodoma e Gomorra com a LGBT.

      Cumprimentos,
      José Manuel CH-GE











      Eliminar
    6. Grata pela resposta.. entretanto fui pesquisar um pouco melhor este autor. Interessante por um lado, mas um pouco assustador pelo outro.. . enfim. Uma retórica demasiado metafisica e confusionista para mim... ;-)

      Eliminar
  8. A situação é triste, sem dúvida.
    Há coisas que nem me atrevo a colocar como assunto principal.
    Mas devem ir sendo conhecidas...

    Todos sabemos como os judeus nunca suportaram a ideia de que Cristo fosse o Messias.
    Tivessem ou não razão, a sua agressividade foi-se manifestando, e não foi por serem contrariados, nem por serem tolerados que mudaram a sua postura.
    Talvez tenham cumprido bem a sua função de bestas teimosas, mas por vezes creio que exageram.

    Sobre o nascimento de Cristo, disseram que era filho de um legionário romano, de nome Pantera.
    Pode ler-se na wikipedia, com as devidas citações:
    Yeshu ben Pantera (às vezes Pantera é vertido como Pandera) ou Jesus filho de Pantera é o nome de um religioso judeu considerado como um herege, chamado assim por ter sido filho de um soldado romano chamado Pantera com uma donzela judia, de acordo com o Talmud.
    Hitler, em 1941, foi um dos que apoiaram a ideia de que Jesus era Yeshu ben Pantera, sendo filho de uma prostituta e de um soldado romano (Panthera).

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Yeshu

    Por isso, o simbolismo do presépio acaba por ser triste, e a Igreja Católica, não se percebe bem como, aceitou-o.
    Dadas as circunstâncias, José ao aceitar o casamento com Maria, foi encarado, claro está como "burro", e quanto a Maria, pois... parece que os animais escolhidos para decorar a manjedoura não seriam os mais comuns na Palestina.

    Sim, talvez tenha havido sintonias, José Manuel, mas também houve dissintonias,
    O gene da burrice pode existir, mas é muito mais resultado dum condicionamento educativo da população... e alguma burrice é mais inteligente do que parece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu sempre tenho dito, o cerne de toda a questão, está nas Origens.
      Por isso a de Jesus, foi sábiamente ocultada pelos Romanos. Afinal, havia a questão dos descendentes, e o pedestal de Constantino, poderia sempre cair por aí abaixo..
      ..
      A Wikipédia, controlada pela NWO ou NOM, cuja origem Sefardita, também foi sábiamente ocultada, veicula agora a imbecilidade do Ben Padira, e José de carpinteiro, passou a soldado romano, e Maria, de doméstica, passou a prostituta.

      Mais outra!

      Presumo, que essas mentes patológicas, devam ter algum trauma com as mulheres, já que para eles, todas são prostitutas!

      Haja paciência! Que o Lobby Gay da NWO ou NOM, anda a ultrapassar os limites!

      Felizmente foi encontrada uma "Cápsula do Tempo", e eu só espero, ainda poder assistir à sua revelação.

      É que este Inferno, tem que ter um fim!
      E se não existe Fogo no outro, então que que faça Justiça, neste!

      Abraços

      Maria da Fonte

      Eliminar
  9. Olá boa noite,

    Quanto a mim o problema não vem nem da aparente burrice da maioria da humanidade nem da lavagem de cérebro que a tem condicionado, isto da religião agora com o IRM vê-se que quando da oração o cérebro humano tem uma parte estranhamente mais activada que normalmente, que bloqueia as outras... essa de ser o ópio do povo está bem metida.

    Outros tipos de missa feita por ditadores bons oradores devem certamente fazer o mesmo efeito, a TV actualmente é o maior veículo de hipnotização de massas todos em osmose na grande missa seja do futebol seja doutra alienação. Depois disto não me digam que as pessoas não são burras, ou então a maioria tem o tal gene dos carneiros dos Deuses.

    Isto de guerras de informação já vem de longe:

    1500 year-old ‘ Syriac ‘ Bible found in Ankara, Turkey : Vatican in shock !
    http://www.nationalturk.com/en/1500-year-old-syriac-bible-found-in-ankara-turkey-16624

    (...) “Livro em couro escrito com letras de ouro, em aramaico, a língua de Jesus Cristo. O texto mantém uma visão semelhante ao Islão, contradizendo os ensinamentos do Novo Testamento do Cristianismo. Jesus prevê também a vinda do Profeta Mohamed fundador do islamismo 700 anos depois. Acredita-se que durante o Concílio de Nicéia a Igreja Católica escolheu a dedo os evangelhos que formam a Bíblia como a conhecemos hoje, omitindo-se o Evangelho de Barnabé (entre muitos outros) em favor dos quatro evangelhos canónicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Muitos textos bíblicos começaram a surgir ao longo do tempo, incluindo as do Mar Morto e Evangelhos Gnósticos; mas este livro parece especialmente preocupar o Vaticano”

    Claro que nem toda a gente está geneticamente na mesma frequência destas músicas e entra em dessintonia, arriscando-se a ser reexpedida ao fabricante rapidamente para lhe mudarem o sintonizador de frequência ou para ser destruída...

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente o José Manuel refere um ponto que é muito importante...
      A beleza destas coisas é que por muito que se descubra, aparecem sempre muito mais coisas por descobrir.

      Esse pertinente ponto sobre a oração julgo que se pode relacionar com a indução de tarefas repetitivas.
      Uma coisa é a repetição de tarefas físicas... por exemplo, a forma como automatizamos a condução automóvel. Podemos conduzir sem pensar nos movimentos (aliás, até atrapalha depois pensar neles), e é como fazer uma concessão de parte do cérebro a uma função, essa concessão torna-se autónoma - como é o caso da respiração, ou é mesmo independente - caso do bater do coração.
      Isso é possível nos processos físicos, mas não é possível nos processos mentais.
      Nunca poderemos pensar em duas coisas ao mesmo tempo. Senão deixaríamos de ser um único ser, e passaríamos a ser dois.
      A lengalenga oratória usando a concentração da linguagem, bloqueia outro pensamento, a menos que seja um mero canto, algo automático... mas não é isso que se exige ao crente, exige-se concentração. Ora essa concentração numa repetição conhecida é algo inútil e o pensamento fica algo preso a um martelar, sem querer estar preso a essa trivialidade. Quer pensar noutras coisas, mas força-se a meio a lembrar da lengalenga, para repetir os 100 Pai-Nossos requeridos pelo pároco. Sem dúvida que isso condiciona ou perturba o pensamento.
      Por outro lado, pode acontecer que com boa concentração, essa tentativa de não pensar em nada excepto na repetição da oração, cause uma espécie de hipnotismo, de que a mente se tenta libertar, induzindo uma espécie de sonho acordado. Ou seja, creio que alguns religiosos, conseguindo a devida concentração (p.ex. evitando pensar no almoço), podem pela fervorosa oração atingir estados de sonho acordado, ou seja de alguma alucinação... e há relatos nesse sentido.

      Além disso, em certos ambientes monásticos, o simples som ressonante de uma oração conjunta numa sala desenhada para ecoar, pode por si mesmo facilitar vibrações no cérebro que podem induzir ideias, não havendo outras distracções. Por isso, será possível induzir algum sonho acordado, sem ser pela inspiração de plantas... essas seriam alucinações vistas como artificiais, mas quanto às outras, não havia razão aparente para serem despoletadas. Eram associadas apenas à oração e fé.

      O caso do futebol parece-me completamente diferente. Primeiro porque o futebol não é repetitivo, pode parecer mas não é. Mais repetitivo e limitado seria o xadrez, e mesmo assim é possível ver grande complexidade nas jogadas. Do ponto de vista da população, falar de futebol é uma catarse. O árbitro é o governante que o pode prejudicar. Mas, mais que isso é uma forma de codificar informação... quando os símbolos e cores de equipas têm correspondentes na heráldica, passa por ser prolongamento de velhas guerras. Por exemplo, o Sporting sempre esteve muito mais ligado a uma comunidade de burguesia com influências de maçonaria e judiaria, enquanto o adepto benfiquista é sempre mais visto como um bronco do povo, mas tem como moto "e pluribus unum" tal como o tem o selo dos EUA.
      http://en.wikipedia.org/wiki/E_pluribus_unum
      É só olhar para o símbolo na moeda de 1807 e pensar se os americanos eram todos do Benfica?
      Esse moto dos EUA foi alterado para "In God we Trust" em 1956... e curiosamente foi o início da hegemonia benfiquista até 1984.

      Agora, pode parecer que a população está a leste destes detalhes, e a maior parte está, mas não está a leste de outros detalhes.
      Como o Imperador Cláudio sobreviveu à chacina familiar? Não foi fazendo-se passar por parvo?...
      Aqueles que sobressaem expõem-se muito mais do que os outros, e há muita gente esperta que gosta de passar por parva ou mesmo incompetente, porque tira vantagens disso.
      Até na burrice as aparências iludem...

      Abraços.

      Eliminar
  10. Sintonias:

    http://www.youtube.com/watch?v=ozm0vz4mP6Q

    http://www.youtube.com/watch?v=nNn2Em0-NOg

    Bons relembra momentos, cumprimentos, José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pessoal é danado para a brincadeira... eh eh eh!
      Olhe que se houver muita curiosidade em ver o primeiro vídeo, mesmo só custando 1 euro, pode render uns milhares de euros.

      Eliminar
  11. Os Crentes do Altar!

    Em Portugal houve uma Guerra Religiosa
    Ao contrário do que nos quiseram fazer crer
    O Campo de Ourique foi o seu Coração
    Onde D. Afonso Henriques já havia batalhado
    A sua primeira Batalha foi Panoias a ver
    Chamavam-lhe de fanáticos à sua população
    Por um Exército Regular não os conseguir vencer
    Naquele Campo muito sangue foi derramado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Presumo que sobre Panoias se refira aos miguelistas que foram aí executados por liberais, depois de presos.
      Isso deu origem a uma retaliação na Ponte de Algalé, quando mais de vinte liberais foram mortos por miguelistas, dias após a batalha da Redondinha, ganha pelos miguelistas.

      Eliminar
  12. Pombal é visto actualmente pelos britânicos como o iniciador da globalização do comércio, passou de déspota esclarecido segundo franceses a grande visionário da globalização, nem tudo o que fez foi mau, aliás como todos os tiranos também deixaram coisas boas, Pombal casou com uma Távora, eram outros tempos e outros métodos de repressão, não vejo diferença com a actual no resultado de esmagar a desobediência...

    No pedestal poria este bufo:
    http://www.hulu.com/watch/636803
    No Place to Hide

    Pombal como Salazar como Mário Soares e todos os da sua raça, não são os decisores mas executantes,
    quem tira os cordéis destas marionetas ? Isso é que é relevante e poucos se atrevem a apontar, afinal bufos há poucos, marionetes muitas...

    Cumprimentos,
    José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dois aspectos nessa classificação, José Manuel.
      O Glenn Greenwald através de Snowden conta uma parte da história. Não é diferente da que tínhamos por Assange, nem é diferente da que sabíamos ou suspeitávamos, antes dos dois serem trazidos a público.
      Por isso é algo irrelevante para quem já sabia.
      Dá algum fundamento mais substancial às suspeitas, para quem precisa disso para se convencer.

      O que eu gostava de saber não era se a Internet está a ser vigiada... isso toda a gente sabia desde o tempo do projecto Echelon e das investigações da CEE sobre isso.
      Imagino que os computadores tenham instruções para guardar todas as teclas que teclar, e todos os locais onde clicar.
      Essa é maneira mais fácil e barata de colectar informação. Depois, assim que o computador é ligado à internet envia os novos dados.
      Desde que os computatores têm wireless, nem interessa se você está ligado à internet, basta o seu vizinho estar, basta ter um telefone com wireless, etc. Não é por ter a luzinha ligada ou desligada que a webcam ou o microfone se ligam ou desligam.
      Tudo isso está ao alcance da tecnologia conhecida.
      O voyeurismo é uma mania antiga, e havendo possibilidade de o fazer, os voyeurs não resistiriam a fazerem a sua vida em função da vida dos outros.
      Há um filme engraçado "Sliver" http://en.wikipedia.org/wiki/Sliver_(film) que termina com a Sharon Stone a dizer "get yourself a life" ao voyeur, Baldwin.

      Agora, o que é importante não é haver bufos sobre esse assunto, porque ele é conhecido, e não é por ser falado que desaparecerá.
      O que é importante é que informação privada não possa ser usada contra os indivíduos, como se fosse pública, ou válida judicialmente.
      Essa diferença entre uma distopia vigilante e uma distopia de terror, é importante. Uma distopia vigilante é má, mas não dá o direito à polícia de entrar em casa com base nos emails. Aquilo que passou a existir nos EUA depois de Bush foi o princípio dessa distopia de terror - em que usam a vigilância legalmente. Deixou de haver informação privada, no sentido jurídico, e isso é que é um regime terrorista soviético, porque não é reconhecido ao indivíduo o seu direito à individualidade.
      O interesse do Estado passou a estar acima do indivíduo, e assim os interesses de quem controla o Estado sobrepõe-se aos individuais.
      Bush implantou o regime soviético de controlo na América.
      Com a diferença que Bush era apenas uma marioneta, um operacional, tal como o irmão, o pai, o avô, etc...

      Ora, se os controladores estivessem à vista, não precisavam de marionetas... o esquema de se esconderem atrás dos fios é conhecido há muitos anos.
      A suprema ilusão é os controladores julgarem que não estão a ser controlados.
      Têm que ser previsíveis para que isso seja possível.
      Por exemplo, para um sujeito fascista estar contra uma coisa, basta lhe fazer crer que ela tem interesse comunista. Portanto, basta que haja uma certa cegueira no raciocínio, e as pessoas são controladas como crianças, sem o saberem.

      Abraço.

      Eliminar
  13. Boa noite,

    Os whistleblowers são pouco apreciados nos latinos, matar o mensageiro de más notícias é coisa antiga por todo o lado, vi outras entrevistas ao jornalista e fica claro que isto tudo é uma farsa, para mim, o livro não revela nada de novo aparentemente, penso que este informático é um espião duplo dos USA infiltrado na Rússia, se tivesse algo de verdadeiramente importante e secreto nas mãos já tinha sido morto, foi para Hong-Kong utilizou a carta de crédito fez tudo como se não andasse a fugir. De toda a maneira vou ler este livro, gosto de romances policiais. O Pombal matava à descarada hoje matam pela calada, ataques cardíacos cancros fulminantes acidentes de todo o género, e calam facilmente os bufos e irreversíveis. O Patriot Act / Sneak and peek warrants veio para durar, isto quanto a mim é prelúdio de fim, tudo indica para colapso geral futuro próximo, já não podem mandar queimar cidades onde se refugiem desertores... melhor prevenir com sneak and peek, mas verdade é No Place to Hide.

    Abraços

    Cumprimentos,
    José Manuel CH-GE

    P. S.

    Re: “A suprema ilusão é os controladores julgarem que não estão a ser controlados”

    Ficou-me na memória essa imagem dos deuses do Olimpo a brincarem com bonecos de barro (humanos) numa arena em miniatura, não vejo quem os possa controlar, os gigantes, quiçá uns aos outros, e servem-se desde sempre dos humanos para lutarem por interposto, é uma visão minha falta de melhor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, mas neste postal não me referia a denúncias morais, mas sim a denúncias imorais.
      O principal problema deste texto que apresentei na figura:

      Em segredo dão-se, apresentando o Denunciante um papel sem nele ser nomeado, em que vem escrita a denúncia, e o entrega pessoalmente ao Juiz, que o assina com declaração do dia, mês e ano, em que lhe foi dado; sendo este documento o título, com que o mesmo Denunciante há de requerer por si, ou por interposta pessoa o pagamento da parte, que lhe tocar em tomadia.


      ... nem é a denúncia, é estimularem-se denúncias com pagamento, conforme se vê no destacado.
      Aí estamos no nível zero, ausência de qualquer moralidade humana.
      Isso é muito diferente das denúncias cuja única preocupação é alguma justiça, alguma moral, certa ou errada.

      Até os movimentos negros sentiram a necessidade de dizer que "a revolução não apareceria nas televisões":
      https://www.youtube.com/watch?v=qGaoXAwl9kw
      "The revolution will not be televised"

      Porque o pessoal é tão dependente dessa fonte de (des)informação que duvidaria do que se estava a passar se não aparecesse na televisão. Também por isso, um dos pontos cruciais de qualquer revolução era o controlo da televisão e rádios.

      Assim, é algo ridículo pensar-se que aquilo que é transmitido pelos meios oficiais não é autorizado superiormente.
      Faz tudo parte de uma encenação onde os próprios se inventam contra si mesmos, para saberem quem está a favor e contra, e assim verem novos focos de perigo.

      No entanto, no meio da fabricação de tantos personagens e tantas manobras, há informação relevante que acaba por sair, e aumenta o grau de exposição.
      O filme "Cloud Atlas" é excelente... e um dos pontos notáveis é quando o executor do regime "Unanimismo" interroga a rebelde. Diz-lhe qualquer coisa da forma:
      - "Mas as razões da sua luta acabaram por não chegar a ninguém"
      ... e a resposta dela, antes de ser executada: - "Acabaram de chegar a si!"
      O executor que determinou a morte da rebelde foi naquele caso quem permitiu que o movimento se difundisse.

      Por isso, são potenciais rebeldes todos os que entenderem as causas, e a sua acção pode ser aparentemente cúmplice, se essa for a única maneira de se manifestar numa distopia.
      É por essa razão que os julgamentos parciais são complexos.
      Por exemplo, tem sido sugerido que a acção de Judas poderá ter sido ditada por Jesus. Nem sei porque não se lembraram ainda de dizer que até a acção dos rabinos poderia fazer parte do plano maior. Enfim, há sempre relações possíveis de estabelecer, umas mais credíveis que outras. A causalidade nunca é simples, somos nós que a simplificamos para conforto de entendimento.

      Quando disse que "os controladores são controlados"... talvez seja melhor usar como exemplo o caso das plantas que fazem frutos muito saborosos.
      Os animais podem destruir o fruto, mas à planta interessou isso, porque não afecta as sementes, e essas sementes são depois levadas longe. Os animais estão-se a defecar para o interesse das plantas... mas o que é certo é que esse defecar é usado por elas para um objectivo próprio de reprodução.
      Por isso, a quem julga que está no controlo de um objectivo muito específico, como alimentar-se do fruto, pode escapar-lhe o seu simples papel de defecador, para o mundo das plantas.

      Abraços.

      Eliminar
  14. Caro Alvor,

    Felicitações de apresentar cópia da lei do pagamento dos bufos de Pombal, que desconhecia.

    Re: “Quando disse que "os controladores são controlados"... talvez seja melhor usar como exemplo o caso das plantas que fazem frutos muito saborosos”

    Felizmente que o ser humano não segue à risca as leis da natureza, tem o dom dum certo livre arbítrio, doutra maneira teríamos que ser comidos para depois de defecados podermos obter os nossos objectivos de perdurar fisicamente, sendo de apagar definitivamente a chama e cada um para obter a paz total, pois nem depois de mortos nos deixam aparentemente em paz, longa é a caminhada do nosso suplicio, seria pois sensato de lutar contra os próprios egos para que não apareçam Pombais e outros bichos espertos.

    Como tinha suspeitado confirmasse:
    ESCUTAS SNOWDEN DIZ QUE RECEBEU TREINO DE ESPIÃO
    http://www.noticiasaominuto.com/mundo/225622/snowden-diz-que-recebeu-treino-de-espiao

    Reitero:
    O Patriot Act / Sneak and peek warrants veio para durar, isto quanto a mim é prelúdio de fim, tudo indica para colapso geral futuro próximo, já não podem mandar queimar cidades onde se refugiem desertores... melhor prevenir com sneak and peek, mas verdade é No Place to Hide.

    Cumprimentos,
    José Manuel CH-GE

    ResponderEliminar
  15. «A História de Portugal consiste numa série de quadros, em que, na máxima parte das vezes, os caracteres dos homens, os seus actos, os motivos imediatos que os determinam e as condições e modo por que se realizam, merecem antes a nossa reprovação do que o nosso aplauso. Crimes brutais, paixões vis, abjecções e misérias compõem, por via de regra, a existência humana; e por isso mais de um moralista tem condenado o estudo da história, como pernicioso para a educação.» - Oliveira Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A citação é pertinente, caro Bartolomeu.
      Aqui eu alinharia também com Camilo Castelo Branco, que pior do que a veracidade e malvadez dos actos do Marquês, era o efeito pernicioso que tinha tido o modelo para as gerações seguintes... ou seja, a não censura e o elogio à governação pombalina, tinha gerado muitos pombinhos com garras de águia.

      Eliminar
    2. http://www.redeangola.info/especiais/um-marques-de-pombal-mestico/

      Eliminar