quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Escritores portugueses até ao Séc. XVII

Seguimos ainda aqui o livro "The ancient and present State of Portugal" (1706), de John Stevens, que é praticamente uma tradução do livro "Epítome de las Historias Portuguesas" de Manuel de Faria e Sousa (1590-1649), mais precisamente na Quinta Parte cap XV, pág. xlv.

É apresentada aí uma lista dos escritores portugueses mais relevantes, com uma breve referência ao período em que viveram ou à actividade. A lista de John Stevens é uma parte reduzida da lista de Manuel Faria e Sousa, que tem uma lista de nomes maior. 
Diogo Barbosa Machado vai depois levar esta tarefa mais longe, com a Bibliotheca Lusitana (1741-58), procurando dar conta de tudo o que tinha sido publicado até à sua época.

Fica aqui a lista reduzida, conforme John Stevens:
Manuel Faria e Sousa tinha ainda a seguinte lista de nomes:
Afonso Álvares; Afonso Nunes. Álvaro Valasco; Angelo Pacense; António de Gama; Frei Antonio de Lisboa; Frei Antonio Dominico; Frei Antonio de Sena, dominicano; Frei Antonio de Sousa; Antonio Velez; Antonio Ferreira;  Frei Bartolomeu Ferreira; Frei Baltasar de Santo Domingo; Cristovão da Costa; Frei Damião Dias de Santo Domingo; Frei Damião da Fonseca de Santo Domingo; Damaso I, Pontífice santo: Teologia, poesia; Diogo Pereira, sob D. Manuel: Poemas latinos; Diogo de Gouveia e Diogo de Teive, sob D. João III: Humanistas; Diogo de Paiva, sob D. Sebastião: Teologia; Frei Diogo de Stela; Diogo do Couto, sob Filipe II: História; Diogo de Sá; Diogo de Castro: Poesia; Frei Domingo de Paz, de Santo Domingo; Duarte Barbosa; Frei Estevão Leitão, de Santo Domingo; etc....

------------------
Nota (30.12.2018):
Nomes que não constavam em nenhuma lista, porque provavelmente teriam sido demasiado polémicos:
... entre diversos outros. Mas, por exemplo, o padre António Carvalho da Costa - "Tratado de Astronomia" (1680), como já seria contemporâneo da compilação de escritos seria mais natural não aparecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário