terça-feira, 16 de junho de 2020

dos Comentários (65) In Hoc Signo

O símbolo que identifica a Companhia de Jesus irradia a partir de 3 letras, I H S:

sendo conveniente notar que já se utilizaria em época medieval as 3 letras na forma minúscula i h s
que normalmente são interpretadas como iniciais de Iesus Hominem Salvator, ou ainda iniciais de In Hoc Signo (vinces), um sinal cristão associado ao imperador Constantino, que também não deixa de aparecer noutros contextos. Por exemplo, IHS aparece na medalha da Ordem do Serafim, dada pelo Rei da Suécia, In Hoc Signo Vinces é usado por uma ordem maçónica dos cavaleiros templários.

Num comentário recente, José Manuel Oliveira reparou no símbolo que se encontra atrás da fonte do leão, em alto relevo, no claustro dos Jerónimos (ver postal anterior):
Pela minha parte fiquei bastante convencido que ali estavam as mesmas letras, surgindo dentro de um sol irradiante, tal como acontece no símbolo jesuíta. O problema aqui é que o Claustro dos Jerónimos foi feito em 1517-30 por João Castilho, e a semelhança com o símbolo jesuíta pré-datava a criação dessa Companhia em 1540.

Mas, José Manuel ainda acrescentou um link para outra foto:
Cúpula da Charola do Convento de Cristo, em Tomar

Ou seja, José Manuel, encontrava um novo símbolo i h s radiando, qual sol jesuíta, o que não deixa de ser notável, porque a simbologia é semelhante à do Jerónimos, e pode ter sido colocada na altura em que D. Manuel procedeu a alterações significativas no Convento. Portanto, mais uma vez antecedendo o radiante IHS da Companhia de Jesus, que aqui era diferente, sendo de novo, tal como nos Jerónimos ihs. Este ihs manuelino parece radiar mais a Rosa-dos-Ventos, das direcções da carta de navegação, que tinha destaque na direcção nascente (de Jerusalém) - será uma questão de confirmar, mas será natural, porque as capelas estavam viradas sempre a leste, ao sol nascente.

Fez ainda menção ao detalhe importante que Hugo Martins refere (por via de Rainer Daenhardt):
 

Portanto, a mãe de D. Afonso Henriques usava uma simbologia "rosa+cruz" que foi espelhada no tecto do Convento de Cristo. Além disso, o próprio D. Afonso Henriques quando usou o símbolo de Portugal, procurou fazê-lo de forma comparativa com o usado no antigo símbolo grego Chi-Rho:
 
O Símbolo XP (Ch-R de Cristo) com Alpha e Omega (à esquerda).
A designação de Portugal num selo de D. Afonso Henriques (à direita).

Portanto, surgem aqui outras interpretações de possível existência de um movimento rosa-cruz, anterior ao movimento de Christian Rosenkreuz. Já agora mencionamos a ligação entre o símbolo XP, Hórus, e o símbolo RX dos Raios X, que fizémos num postal antigo.

Convém assim constatar que esta simbologia poderia fazer parte do ritual templário que acompanhou o nascimento do reino independente de Portugal. O símbolo IHS teve uma presença inscrita pelos templários, antes do seu uso pelos jesuítas, e podemos aí ver um dos caminhos que a Ordem tomou.

No entanto, convém dizer que esta representação do símbolo IHS não é única, e uma outra...

... dir-se-ia fazer mais parte de uma campa de um Tio Patinhas, do que propriamente de um símbolo cristão. Essa vertente, mais financeira, mais ligada ao tesouro templário, das cifras e cifrões, pode ter seguido um caminho paralelo, por via distinta, embebida na maçonaria.

6 comentários:

  1. Re: "pode ter sido colocada na altura em que D. Manuel procedeu a alterações significativas no Convento",

    assim sendo D. Manuel teria colocado no lugar da rosa ihs a esfera armilar dele, que está abaixo no rebordo desta cúpula, isto tudo é digno do "O nome da rosa" expressão usada na Idade Média para denotar o infinito poder das palavras :
    https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Nome_da_Rosa

    gostei mais da versão TV :
    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Name_of_the_Rose_(miniseries)

    felicitações, gostei de ler o bilhete do Da Maia, mas não estou 100% convencido, pensso que isto tem ligações mais profundas, estou a pensar nas tais grutas e mina de sal dos templários... voltarei mais tarde com outra flor, de sal:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Salinas_da_Fonte_da_Bica
    (isto é gente a mais por um simples poço...)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente (ou não) Umberto Eco esteve em Tomar nos anos 80, tendo visitado demoradamente o Convento de Cristo. Não há coincidências...
      https://observador.pt/2016/02/22/umbigo-do-mundo-umberto-eco-era-portugal/

      Eliminar
    2. Acabei de ver a imagem que está no artigo do Observador:

      https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2016/02/22134647/charolacc2.jpg

      que é bastante melhor que a que tinha:

      http://tiny.cc/1mpzqz

      Mas o problema aparece logo - a imagem de H. Martins está invertida (e não é rotação, é mesmo reflexão). Será a de H. Martins porque no pequeno documentário da RTP:

      https://ensina.rtp.pt/artigo/a-charola-do-convento-de-cristo/

      ao minuto 1:30 o convidado diz - "temos por cima de nós ihs - ihesus", e aquilo que aparece é a imagem do Observador.

      Além disso, ao contrário do que diz o convidado da Paula Moura Pinheiro, não é nenhum "ihs" de Jesus...
      Com efeito é um "xps" de Cristo, ou seja, é uma outra variante.

      Pior, mesmo que a foto de H. Martins tenha sido invertida, nota-se que o símbolo foi rodado, relativamente à "rosa-dos-ventos", e portanto, mesmo que quiséssemos saber para onde apontava, é inútil, porque esta malta mexe em tudo e nem deixa as coisas no lugar.

      Sim, Umberto Eco, por alguns livros que li, estava bem consciente de uma falsificação histórica, mas nunca foi explícito ao ponto de a passar além da ficção... pelo menos que eu saiba. É natural, se quisesse vender livros...

      Quanto às minas de sal, não sei... mas é interessante datar desde 1177.

      Há um ponto relevante, "Serra dos Candeeiros" é um nome recente, antes usavam-se os nomes:

      - Serra de Aire
      - Serra de Alcoba
      - Serra de Albardos
      - Serra de Minde

      Alcoba estará na ligação a Alcobaça.
      Albardos é aquilo a se chama agora Alvados (onde estão as grutas).

      Cumprimentos, e obrigado.

      Eliminar
  2. O "ihs" da Charola está “sublinhado” !, por de traz da rosa tem um sol radiante, o S é invertido Ƨ (1/72 sextula, sextulae (1/6 de uma uncia), representado por um S reverso),

    o establishment português é muito pacóvio, nem o tesouro dos Templários querem!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de ser curioso que, quando se visita o Convento de Cristo, existem fitas que impedem a passagem dos visitantes para dentro do "tambor" central da Charola, sobre a qual fica esse magnífico tecto. A única forma de o apreciar é tentando debruçar-nos sobre as fitas e olhando para cima, o que sempre me deixou dúvidas quanto ao porquê de tal limitação à visita e à apreciação de tão magnífico património...

      Eliminar
  3. Nos Jerónimos será isto ?:

    Signe IHS : Jesus Hominum Salvatorhttps://fr.depositphotos.com/14160839/stock-photo-ihs-sign-jesus-hominum-salvator.html

    lamento de ter criado alguma confusão

    Ancienne statue romaine dans la ville de porcelaine :
    https://fr.depositphotos.com/193805848/stock-photo-ihs-sign-church-facade-korcula.html

    Un gros plan d'une pierre tombale avec de la pierre au milieu :
    https://fr.depositphotos.com/193805848/stock-photo-ihs-sign-church-facade-korcula.html



    Cumprimentos

    ResponderEliminar