domingo, 3 de março de 2019

dos Comentários (46) cometa e larachas

No final de 1577, início de 1578, apareceu um grande cometa nos céus, e podemos ler os maus augúrios que tal avistamento causou, nas "Memórias do Reinado de D. Sebastião" de Diogo Barbosa de Machado (1751):




Com efeito, pouco depois, em 1578, morrem D. João de Áustria, meio-irmão de Filipe II e D. Sebastião, seu sobrinho. As duas mais jovens promessas da cristandade na luta contra os turcos, parecem assim ser levadas pelo cometa. Assim o cometa parece ter levado o cometimento bélico medieval dos D. Quixotes substituindo-o pelo pragmatismo do poder oportunista, que teriam os novos Panças.

Mas no meio da história ficcionada que se fabricou, na mitologia sebastianista do desejado e do encoberto, fica ainda uma possível encarnação messiânica de D. Sebastião, que ao interpretar uma promessa divina judaica, recebeu um ódio visceral - que os judeus de Marrocos nutrem ainda por D. Sebastião.


Em comentário por email chegou-me indicação de um vídeo (de 2016) sobre a problemática sebastianista, aqui protagonizado por Manuel Gandra.
CLEPUL-FLUL (2016) - Manuel Gandra: documentos 
sebastianistas nos arquivos do Ducado de Medina-Sidónia

Conforme podemos ver, Gandra afirma da existência de documentação relevante, de que terá publicado fac-similes, em Espanha, obtidos por via da falecida duquesa de Medina-Sidónia.

Em breve... do que se pode entender, a tese de Gandra será que D. Sebastião teria ficado prisioneiro em Marrocos, mas não pretendeu regressar a Portugal...
Mais, Manuel Gandra avança para uma derrota propositada em Alcácer-Quibir, no sentido de poder dar cumprimento a uma versão profética de Pseudo-Metódio, que visaria depois um reaparecimento em força. Diz ainda que D. Sebastião seria um preso solitário, vivendo abastadamente com uma corte em Marrocos... e esqueçamos a contradição de termos. Teria um plano de regressar (talvez na manhã de nevoeiro), reunindo grande exército para finalmente derrotar o Islão, dando início a um Quinto Império, conforme a profecia. Nesse sentido teria desembarcado em Inglaterra, e depois acabaria por ir parar e morrer em Limoges, sem concretizar o regresso. Acrescenta, en passant, que haveria correspondência de D. Sebastião a Marco Túlio Catizone, seu sósia, a que se acrescenta o executado "prisioneiro de Veneza".

Quanto aos documentos que Gandra menciona colocamos aqui três, que nos foram gentilmente cedidos da cópia do livro de Gandra, e deles fazemos uma breve transcrição:

---------------------------------- (1) --------------------------------


El Rey

Duque primo, el corregidor de Cadiz me ha embiado la Carta que seza con esta que es de un Captivo que esta en Alarache, la qual me ha parecido que seos embies pª que la veais  y procureis entender è informarvos particularmente de la sustancia que el rey puede tener y avisarme de lo que seos ofreciexe acerca de ello, procurando que sea todo com el recato y secreto que el negocio requiere y saveis que combiene de Madrid. à 11 de Henero de 1587 años...






------------------------------- (2) -----------------------------------

El Rey




Duque primo: He visto un carta de xiiii del presente y la de Diego Marin. de xxx del passado y dos del Xariffe para el y el Alcayde de Alcaçar en Arabico que (haviendo se traduzido aqui) contienen lo que vereis por la copia dellas, que con esta se os embia. Y cierto se a sus palabras de haviera de dar credito, por las que en ellas escrive paresce querer de veras, que con los captivos de Fez se haga la entrega de Alarache pues no se hizo con los que Marin tenia, y embio en los tres navios que alli se hallavan, mas yo lo dubdo agora tanto como antes si ya por ventura la necessidad no le fuerça a hazer virtude maiormente si ha sabido el apparato de galeras y gente que Alarache quedava haziendo en Constantinopla por orden del Turco a xx de Abril para la empreza del Reyno de Fez...





--------------------------------- (3) ---------------------------------


El Rey
Adelantado de Castilla parente, .. Capitan general de las galeras de España, teniendo entendido lo mucho que importa al serviço de Dios y mio y por conseguinte al beneficio de nos Reynos y subditos, tenez en Affrica el puerto pueblo y fuerte de Alaracha, embres in havia cinco años e medio poco mas o menos a Pº Venegas de Cordova y en fu companhia à Diego Marin (come platico de la tierra gente y lengua Arabiga) para que continuando la platica, començada com Mulei Moluco, hermano del Rey Xariffe que o y es se pidiesse de mi parte la dicha plaça, offresciendole partidos y conditiones que pareceo que podiram mover a darmela, y despues de haver passado muchos dias y muchos dares e tomares, ..lamente se contento devera e nello comando en recompensa La Villa e fuerça de Mazagan que por estar mas cerca de sus tierras julgo te feria mas a proposito (...) 

------------------------------------------------------------------

Larachas nas cartas
A primeira coisa que podemos ver na interpretação de Gandra das cartas, é que se força uma identificação da praça de Larache com um possível preso em Larache. Nada parece sugerir isso, aliás o que parece é haver uma tentativa de troca da posse das praças de Mazagão e Larache.
Parece haver menção a um cativo português em Larache, mas poderia tão somente ser um sósia, já que era hábito os reis fazerem acompanhar-se de personagens semelhantes, para efeitos de despiste, conforme pudemos ver nas tapeçarias de Pastrana.
Toda a teoria de Gandra parece ser assim um retorcer da leitura das cartas, no sentido de conformar à hipótese de um rei que teria ficado cativo em Marrocos, ao ponto de confundir o nome da vila africana com o próprio nome do preso.

Cometimento do cometa
O único ponto com alguma novidade nesta interpretação seria o de conformar a decisão de D. Sebastião em insistir na batalha - mesmo com "maus augúrios" de cometas, a uma leitura retorcida do apocalipse de Pseudo-Metódio.
A ideia de que D. Sebastião teria forçado a expedição, e especialmente que teria feito propositadamente para que a expedição corresse mal, para assim se ajustar à profética, parece-me rocambolesca e desajustada. Ficar como "encoberto" na sombra de um renascimento do nevoeiro, até obter um exército suficiente para desafiar o turco, parece impensável, mais típico de um egocentrismo deslumbrado destes dias, do que ajustável ao voluntarismo de D. Sebastião.
Ninguém veria o rei aguardando em Marrocos por melhores dias, enquanto Portugal passava para as mãos do seu tio, e se perdia nas lutas de sucessão de D. António, com o apoio inglês.

Um desaparecimento que equivale à morte
Qualquer ideia de que D. Sebastião poderia ter sobrevivido à batalha, ficando como prisioneiro de um destino onde não o reconheciam como rei de Portugal, seria equivalente à sua efectiva morte. Não interessa muito especular a partir daí, porque o rei só era entendido como rei, se tivesse nessa pretensão o apoio inequívoco de quem estava próximo de si. Quando o perdeu, fosse por efectiva morte, desaparecimento, ou armadilha interna, remetível a um golpe de estado, ou complot entre Filipe II e a casa de Bragança... pois tudo isso seria equivalente, e apenas diferente no grau de maquievelismo exercido. Não havia nenhuma prova de realeza absoluta, acima das condicionantes humanas. O valor da realeza era o berço, e longe do berço, D. Sebastião acabaria por ter o destino de um mero sósia real.

Conforme consta ter dito D. Sebastião a propósito do cometa de 1577-78:
"o cometa diz que acometa"
... e com esta laracha acometeu a Larache.

7 comentários:

  1. Conhecer este sr. foi uma agradável surpresa. Não lhe levando "tudo a sério" tem muita coisa aproveitável e outras maneiras de ver determinadas situações.

    Vale a pena ver estes 40 min de vídeo.

    https://www.youtube.com/watch?v=F8mElQ7H9m4


    Cumpts,

    JR

    ResponderEliminar
  2. O mapa de Piri Reis é do séc XVI... e a obra hidráulica que vai separar o rio Senegal do Nilo parece-me puxar demasiado a corda mas enfim, interessante. Acautelo para o desprezo a D. João II :)

    Ab.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, João, e obrigado pelo comentário.

      Tive algumas reticências em colocar aqui o vídeo de Manuel Gandra, porque apesar de não o conhecer minimamente, as poucas intersecções que me levaram ao seu nome, misturam algum conhecimento de causa com um total "nonsense".

      Para quem está de fora, é difícil distinguir uma coisa da outra, e nalguns casos eu também não sei, porque ele tanto invoca como certo o que é sabido, como o absoluto disparate.

      Pegando nesse vídeo "O Infante D. Henrique planeava reconquistar Jerusalém", pois isso é bem sabido, e o próprio José Hermano Saraiva fala nisso num dos seus programas:
      https://alvor-silves.blogspot.com/2012/12/encoberto-22122009.html

      Aliás já o Cardeal Saraiva se queixava de que isso não era muito mencionado na história do Infante D. Henrique, mas que ele sempre favoreceu a "táctica da cunha".
      Quem vai contra essa ideia primeiro, não será D. João II, mas sim o seu avô, o Infante D. Pedro, e daí os problemas que levaram à sua morte.

      É engraçado ele adoptar a ideia de que é D. Duarte o retratado com a divisa do Infante D. Henrique... até porque depois ao minuto 6:40 ele mostra um retrato antes do terramoto, que seria muito próximo do constante, e se na reconstrução pós 1755 lhe quiseram pôr barbas, pois assim se vê o que podemos esperar das reconstruções.

      Mas a pérola final é a ideia de que o rio Senegal seria um braço do Nilo (ele diz afluente, porque desconhecerá a diferença). Essa ideia existiu no Séc. XV, mas considerar que os árabes é que cortaram a ligação... sei lá, é uma coisa que nem tem qualificativo que me lembre. A distância entre os dois é quase a largura da África.

      Como pérola final, diz que o mapa de Piri Reis é uma maravilha ao descrever a Antártida... e aqui eu diria que deveria ser obrigatório a quem cursa História saber Geografia ao nível da 4ª classe, pelo menos.

      Por estas razões, é que não posso dar muito crédito ao dito senhor, mas fico com a imagem do Infante D. Henrique no mosteiro dos Jerónimos, antes da reconstrução... não sei onde ele a desencantou, mas pronto, serviu para isso, pelo menos.

      Poderia dizer-se que este senhor estaria a fazer lobby para alguma teoria, mas nem isso. É como termos um atirador furtivo pitosga, que dispara sem critério nenhum, em diversas direcções, e pode acertar nalguma coisa, mas de um modo geral só favorece a confusão... e sim, há quem esteja muito interessado em manter a confusão.

      Abraço.

      Eliminar
  3. Bom dia,

    Bem topado a questão das barbas que no suposto original não as tem e na reconstrução, que ele afirma ser a imagem mais fidedigna do Infante, sim.

    O rio Senegal foi de algum modo para justificar as décadas em que os descobrimentos "estagnaram" pela costa de África, como se (como ele próprio afirma) não andassem secretamente ocupados a descobrir outras zonas. Cai no absurdo com a hipótese da obra megalómana da divisão dos rio mas achei interessante sim, a questão da arca da aliança se bem que muito confusamente explicado.

    Quanto à "Antárctida" que ele e vislumbra no mapa de Piri Reis virá muito provavelmente da interpretação forçada deste mapa que se encontra precisamente no wikipédia da... Antárctida! Lol.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%A1rtida#/media/File:OrteliusWorldMap.jpeg

    Enfim, é como diz, tanto erra que acaba por algum dia em acertar em alguma coisa eventualmente.

    Ab

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece pois ser caso de "pôr as barbas de molho" no que diz respeito ao que ele vai debitando sem nenhum critério...

      Acho que não vou perder mais tempo com o que ele escreve, e vou passar ao lado, até que algum tiro dele me atinja.

      Para a história de Lalibela e Axum ver por exemplo:

      https://odemaia.blogspot.com/2011/02/axum-e-lalibela.html

      e não faço ideia porque não respondi aos comentários que ali estão.

      Mas indo por lá vai parar à página indicada pelo Calisto:

      https://www.smithsonianmag.com/travel/keepers-of-the-lost-ark-179998820/

      que explica mais ou menos essa ideia da arca da aliança.

      Abç
      da Maia

      Eliminar
  4. Sim, não vale a pena bater mais no ceguinho. Eu até aceito de bom grado o que o Sr. diz, nem que seja por diversão mas enfim, aquele corte de cabelo e óculos redondos... :)

    Obrigado pelos links, irei explorá-los assim que possa.

    De vez em quando ao correr os seus posts deparo-me com alguns comentários por responder e também acho estranho porque o Caro Da Maia por norma responde sempre e não me refiro a casos de comentários de mau gosto que não mereçam ser respondidos. Se voltar a achar algum caso desses posso dizer-lhe se quiser.

    Ab e bom fim de semana.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, também noto isso.
      Creio que houve ali uns tempos em que descurei a devida atenção aos comentários, por diversos factores.

      Eliminar