De entre os ventos que ajudavam a navagação, mas que ao mesmo tempo podiam ser assombrosos, ganharam fama os ventos que sopravam de oeste para leste, a 40º ou 50º de latitude sul.
Quarenta Rugientes, ou Rugidores Quarenta, é uma tradução do inglês Roaring Forties.
Esta expressão inclui os ventos que começam a 40ºS, mas pode incluir latitudes mais próximas do pólo sul, mas nesse caso fala-se ainda de "furiosos cinquenta" ou "gritantes sessenta" (furious fifties, screaming sixties)
Os principais ventos na Terra, com foco na variação das monções em Janeiro e Julho,
No século XIX, após o desencobrimento da Austrália, a rota usada pela nau S. Paulo (e que depois foi chamada rota de Brouwer) foi-se tornando popular, especialmente usada pelos navios clippers, que faziam o transporte do chá, ou de lã australiana, pela rota oriental, até começarem a perder utilidade com a abertura do Canal do Suez.
Cutty Sark, o último navio clipper, no seu ano de construção: 1869.
Entre esses navios clippers, um deles tornou-se razoavelmente famoso - o Cutty Sark, que passou até por ser propriedade portuguesa. Vendido em 1895 à firma Ferreira, manteve-se em operação até que em 1922 era o último navio clipper do mundo. Ainda se chamou Maria do Amparo, e enquanto último sobrevivente dos clippers, regressou a Inglaterra, acabando por regressar ao nome original, e dar assim inspiração à famosa marca de whisky.
Um dos casos típicos de tormenta, era a passagem do Cabo Horn, ilustrada aqui nestas impressionantes fotos, com mais de um século.
Esq: Foto de Idriess, no cabo Horn. Dir: O navio Garthsnaid numa tempestade nos mares do sul (c.1920).
Mas a questão que se pode levantar é muito simples.
Estes ventos definiam autênticas autoestradas marítimas.
Por isso, a mais provável primeira viagem de circumnavegação do globo, é muito mais natural que tenha ocorrido, pela rota da nau São Paulo, cruzando a Austrália, e depois caindo no Cabo Horn, pelo lado oposto.
Esta terá sido uma rota frequente ao tempo de D. João II, só muito depois se terá pensado na que Magalhães seguiu...
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