domingo, 8 de julho de 2018

dos Comentários (38) - Amtonio ...

Segue-se uma troca de comentários via email, com David Jorge, a propósito de um mapa de 1545, atribuído ao cartógrafo português António Pereira. O mapa tem a particularidade de lhe restar apenas a parte ocidental, onde se lê "Amtonio"... do lado oriental ler-se-ia "Pereira". A parte oriental pode-se ter perdido por diversas razões, sendo a mais natural de todas ter aí desenhado uma ilha como a Austrália.

----  (extracto do email de D. Jorge em 04.07.2018) ----

Eis que da John Carter Brown Library, surge um mapa datado de 1545, que não só corrobora que Portugal tinha domínio da costa Este no continente Norte Americano, como também diferencia (e a meu entender, delimita) bem a ocupação Portuguesa, Castelhana e Francesa à data.

Link para o mapa (ainda não está na biblioteca, mas vai estar):  
https://jcb.lunaimaging.com/luna/servlet/detail/JCBMAPS~1~1~1673~102490002:Amtonio--North-and-South-America-



Do autor, António Pereira, ainda não encontrei grande informação pois ainda não tive tempo suficiente para aprofundar mais os arquivos, o próprio modo de arquivar das bibliotecas americanas dificulta as pesquisas, pois arquivam sobre o "inglesismos" ou com informação insuficiente [neste caso Amtonio (apenas o primeiro nome)] o que por vezes torna o nome quase impossivel de encontrar em cruzamento de dados de oturas bibliotecas (outro exemplo. Henricus Martellus está arquivado na Yale Library como Heinrich Hammer) mas repare que a própria biblioteca não se ocupa muito com a analise do mapa, apenas se dedica a dar relevo à expedição de Orellana colocando de parte a importãncia das várias bandeiras pela costa Americana tudo isto dificulta a pesquisa.


Neste mapa temos bandeiras das quinas, desde o Norte do Lavrador até quase à Florida, e as Francesas não descem abaixo do Rio São Lourenço (coerente com a história de Cartier).
Temos bandeiras justamente onde há registos de ocupação Portuguesa como a pedra de Dighton (coerente com as viagens dos Corte-Real e contrario ao que em mapas Castelhanos colocam as terras dos Corte-Real a Norte do Rio São Lourenço).

Como se isto não fosse por si importante, pelo facto de corroborar mapas que, erradamente, estão datados de 1590, onde estou de acordo com a sua datação para 1560 (ie. Mapa de P.Lemos e S. Lopes), este mapa também corrobora a teoria dos mapas de Dieppe terem sido copiados dos Portugueses, e neste caso eu diria mais, não foi apenas o conteúdo dos mapas que foi copiado, mas o próprio estilo de representação é igual. A diferença entre o atlas Vallard, por exemplo, é de 2 anos para este mapa no entanto parece que foi pintado ao estilo do mapa de António Pereira.


----  (extracto da resposta de 'da Maia') ----

.... é uma óptima descoberta, pois também nunca tinha visto uma demarcação tão clara das posses portuguesas na América do Norte. Normalmente ficam-se por uma ou outra bandeira na zona canadiana. Aqui claramente vai mais abaixo, deixando uma zona francesa pelo meio.

O mapa está um pouco distorcido/comprimido, mas eu diria que a bandeira mais a sul (quinas em verde) estará pela zona da Virginia/Delaware, e a norte (vermelha quinas azuis) estará pela zona de Massachussets/Maine. Infelizmente o cabo Cod não está bem identificado, e mesmo a baía Chesapeake não é clara qual seja. Também estou com dificuldade em ler as legendas, consegui perceber poucos nomes.

As outras duas bandeiras portuguesas - já na parte canadiana - Labrador, são diferentes, mas mantêm verde ou vermelho no contorno.
É bastante interessante e estranho.... 
A datação de 1545 corresponde ao tempo em que foi declarado o Japão. Apesar de não ser já o fulgor dos descobrimentos, é uma data em que os portugueses tinham ainda um controlo quase total sobre o mar (é a época do galeão Botafogo...)

Na minha opinião, o que se passava é que havia uma série de portos de contacto ao longo da costa dos Estados Unidos. Pelo tratado de Tordesilhas, deveriam ficar para Espanha, mas creio que depois da polémica no anti-meridiano - Tratado de Saragoça, os portugueses já não estavam com tanta vontade de entregar tudo aos espanhóis. Concretamente, a parte da Terra Nova (que tem bandeiras mais formais) creio que estaria nos planos ficar portuguesa.

Com a evolução das coisas, os portugueses acabaram por perder a independência, e a Rainha Isabel I só dá ordem de colonização da Virgínia em 1584, provavelmente com o acordo do Prior do Crato, para o apoio inglês. A partir dessa altura, os ingleses tomaram a parte dos Estados Unidos como sua, como "presente" português...  especialmente depois da Restauração, com o casamento de Catarina de Bragança.


A existência desse mapa seria muito interessante para a história dos EUA, caso eles tivessem mesmo vontade em mexer no assunto - coisa que por agora não têm.


----  (extracto da resposta de D. Jorge) ----


Entretanto, encontrei em Jstor.com umas páginas de um artigo escrito por Armando Cortesão em 1939 para a American Geographic Journal descrevendo exatamente a mesma dificuldade que encontrei em encontrar informação que ligasse, o nome de Antonio Pereira à cartografia:


Cortesão descarta, tal como o arquivista da John Carter Library, a importancia das bandeiras Portuguesas na costa Este americana e também se defronta com um dilema pois encontra um António Pereira, que não está ligado à cartografia, a viver em Portugal exatamente no periodo que Orellana regressa do Amazonas e é retido em Portugal pelo Rei durante 15 a 20 dias.

Esse facto, e o detalhe na toponímia do mapa coerente com o relato de Orellana, datariam o mapa em 1543 (anterior ao mapa de Cabott de 1544), no entanto Cortesão refere, (e mal, a meu entender), que atribui uma data de 1545 ao mapa pelo facto da Terra Nova estar representada como um conjunto de ilhas, faltando o relato de Alfonse transmitido por volta de 1546 a Freire. Para mim, esse pormenor do mapa, só comprova que o ele seria muito anterior, e não posterior ou próximo de 1546.

Tenho dúvidas, se o "Amtonio" não terá sido de o de Hollanda, pois a datação do mapa por Cortesão de 1545 ou anterior 1543, assim como o estilo artístico do mapa, enquadram-se na tanto na personna como no periodo em que esteve activo para a corte portuguesa. 
Outro ponto a favor desta suspeita, é que este mapa não é exatamente uma carta de pilotagem, nem o seu estado comprova utilização na navegação, encontrando-se bem conservado sem indícios de marcas de rumos com pontas de compasso ou manchas, indicando que provavelmente teve um destino mais decorativo que propriamente para uso no mar.

----

Sem comentários:

Enviar um comentário