domingo, 14 de janeiro de 2018

(Ré)prova

Recebi um habitual email do Pinterest, neste caso sobre mapas, onde constava um link para o seguinte stock de fotos (Stockfresh):

Com o título 
"#2892078 Vintage compass lies on an ancient world map
[por cookelmaANDREY ARMYAGOV, MOSCOW, RUSSIA ]", 

não pude deixar de notar que se tratava do célebre mapa exposto no Museu da Marinha, e que a ele fizémos referência, nomeadamente no texto "Prova":
Aparentemente está aí colocado desde Abril de 2013, ou seja no mês anterior a esse texto. Não deixa de ser curioso ter como palavras chave "Vintage, bússola, mentiras, antigo mapa do mundo, natureza morta".

Acresce a esta foto parcial do mapa, uma total, noutra fotografia:

Basta comparar com o mapa original, que aqui colocámos em 2010, para vermos que tudo é igual, excepto os brasões portugueses (que parecem aqui ausentes ou apagados), e especialmente nota-se um carácter de mapa envelhecido, ao ponto de ter perdido a cor original.

As fotos são produções recentes, como é óbvio, mas a questão continua a colocar-se sobre o suposto "mapa vintage"... que segundo constava tinha sido produzido pelo pessoal do Museu da Marinha em 1970. Só que essa produção não lhe tinha colocado o ar envelhecido que aqui apresenta (o mesmo ar envelhecido, que também encontrámos no pedaço de mapa sobre a Austrália, no texto "Prova").

O problema é simples e persiste... um tal mapa não poderia ter sido realizado com as explorações declaradas antes do final do Séc. XIX. Há mapas bastante precisos dessa altura, que mesmo assim mantêm dúvidas sobre os territórios mais a norte - é Amundsen que vai fazer a passagem Noroeste. Ora, isso implicaria que o suposto "envelhecimento" teria sido fabricado... além disso, as múltiplas questões já abordadas antes, permaneceriam sem resposta.

Cada um tira as conclusões devidas, apenas aqui quis deixar esta informação, que me parece bastante relevante. Pode servir para explicar de onde saiu a imagem da Austrália, que tinha servido o texto "Prova", mas não acrescenta muito nem retira nada de especial, ao que foi dito antes.

3 comentários:

  1. Dá vontade de contactar este senhor russo para saber onde arranjou o mapa para as fotos :)

    Há outras fotos em que a ampliação permite ver claramente palavras em Português.

    Gualdim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas o contacto natural seria mesmo o Museu da Marinha!
      Uma vez fui lá, e comprei uma cópia... mandei uma boca ao funcionário da loja do museu, de que o mapa anterior tinha pinguins, ele disse que sim, apresentou a conta, e eu paguei! Não estava para conversas... e eu também não estive para me aborrecer.

      Sim, para além de designações em latim, há palavras em português antigo, como seria "Mar do Sul" ou "Reyno da China".
      São designações consistentes com as usadas por Fernão Mendes Pinto, e as usadas na transição do final de 1570 para o início de 1600.

      Abraço.

      Eliminar
    2. Dois outros sítios onde aparece o mesmo mapa:

      https://www.tinsa.es/blog/historia/historia-de-la-valoracion/

      https://lovely-decor.com/vintage-world-map-canvas-print

      e sem que se diga de onde foi retirado...

      Eliminar