sexta-feira, 4 de agosto de 2017

São Martinho e São Sebastião, de El Greco

A 4 de Agosto de 1578 deu-se a batalha de Alcácer Quibir, e o desaparecimento de D. Sebastião, com 24 anos de idade. Deixamos aqui dois dos seus retratos mais conhecidos, e depois uma representação de São Martinho, pelo pintor espanhol "El Greco", de origem grega.

 


Que o quadro de El Greco, realizado uns 20 anos depois de Alcácer-Quibir, na figura de S. Martinho me fez lembrar imediatamente as representações anteriores de D. Sebastião, pois isso não há nada a fazer, e que o tenha visto pela primeira vez exactamente neste dia (4 de Agosto), também não.

Adiante... porquê São Martinho?
Ora, acontece que Malyn Newitt no seu livro "Portugal in European and World History", diz na página 93, algo muito interessante, a propósito da "Armada Invencível" de Filipe II:
"The flagship of the Armada was the now veteran São Martinho, which had accompanied Dom Sebastião to Morocco and had already served three times as the flagship of Spanish armadas in the Atlantic."
Ou seja, existia um grande galeão português, de nome São Martinho, que teria acompanhado D. Sebastião na expedição de Alcácer-Quibir, e que encabeçava em 1588, dez anos depois, a frota comandada pelo Duque de Medina-Sidónia, no planeado ataque à Inglaterra. (Esta informação é razoavelmente diferente da que consta na Wikipedia, enfatizando que o galeão teria sido construído em 1580.)

Independentemente do resto, ficam algumas questões: 
- o que aconteceu aos galeões, naus, ou caravelas, que transportaram o exército de D. Sebastião a Marrocos? Aparentemente, de Tanger terão regressado a Portugal, sem uma boa parte do exército de D. Sebastião, que acabou preso em Marrocos; 
- quem teria dado a ordem de regresso, uma vez que o rei estaria "desaparecido em combate"?
- ou ainda, quem tinha ficado com o comando da força naval estacionada em Tanger? estaria excluída a opção de atacar navalmente Laracha, para proteger uma retirada? 

Doménikos Theotokópoulos, muito antes de ser catalogado como "El Greco", começou por pintar, assim que chegou a Toledo, em 1577, a figura de um São Sebastião algo confiante e indiferente às setas que lhe atravessavam o corpo:

Porém, no final da sua vida, entre 1610-14, irá fazer um outro retrato de São Sebastião, muito mais estilizado, e o qual chegou ao Séc. XX dividido em duas partes, tendo a parte de cima sido recortada. 

Não penso que tenha havido propriamente uma vontade de mutilar a parte superior, mas muito mais uma vontade de separar a parte superior da parte inferior. Para perceber a razão desta necessidade de separação, mostramos a parte inferior do quadro de S. Martinho e a parte inferior deste quadro:
... ora o que se veria em ambos os quadros seria a mesma paisagem - Toledo à distância, com as mesmas muralhas, arcos e pontes.

A inconveniência do assunto seria estabelecer a relação entre um e outro... entre um São Martinho, que tem uma figura de cavaleiro que - desde as feições, à armadura, à cor do cabelo, e jeito das mãos - se pode identificar com o retrato de D. Sebastião feito por Cristovão de Morais; e entre o outro, que sendo de São Sebastião, se identificaria naturalmente com o monarca sacrificado, pelo nome do santo.

Além de tudo o resto, a genialidade de El Greco parece evidente, mesmo na técnica... como se tivesse saltado uns séculos para antecipar o movimento modernista parisiense, onde Picasso viveu, e muito se terá inspirado nele. 
Que El Greco não poderia ignorar o drama de D. Sebastião, isso parecerá visível até para um cego, pois para um grego sob domínio veneziano e sob ameaça turca, que chega a Toledo no momento em que D. Sebastião vai desaparecer em África, combatendo a expansão turca, seria difícil considerar que em nada lhe interessava a matéria. 
Porém, por outro lado, trabalhando para Filipe II, já terá sido uma sorte ter resistido o quadro de São Martinho, facilmente argumentando que o modelo poderia ser um qualquer outro cavaleiro alourado, com armadura da época, e que não fosse D. Sebastião, montado no seu cavalo branco - até porque faltava o nevoeiro (... e mesmo assim a pintura original acabou nos EUA). 
Que outra associação mais directa levaria a que lhe "cortassem as pernas", parece ter acontecido literalmente com o segundo quadro de São Sebastião, dado exibir a mesma paisagem de Toledo, que esteve assim, com a parte das pernas separada do corpo.

Que o mendigo se encontra numa posição semelhante à reservada ao canídeo, no quadro de Cristovão Morais, e que o último São Sebastião terá afinal passado da posição de cavaleiro à posição de martírio, poderá ou não relacionar-se com o destino dos pretendentes sebastianistas, que acabaram condenados e mortos... sendo o Prisioneiro de Veneza mais credível que os outros.

Enfim, tudo poderá não passar de uma pequena série de coincidências... como também se pode encarar como uma série de coincidências - o sol nascer e pôr-se todos os dias. A diferença está na compreensão - num caso pode ficar-se dependente de rezas e sacrifícios para o sol ir renascendo, noutro tipo de compreensão isso tornou-se simplesmente ridículo...


Aditamento [5/08/2017]:
Donizetti, o grande compositor italiano do "Elixir do Amor", teve seu último sucesso na grande ópera "Dom Sebástien", cantada em francês e estreada em Paris em 1843, com base numa peça ficcionada de P. Foucher, com um grande sucesso teatral em 1839.

Dom Sebastien - ópera de Donizetti (em 1998, pela Orquestra de Bolonha).

Apesar do libreto ser inspirado no tema da sucessão do rei português, juntava num mesmo palco D. Sebastião, Camões, o Prior do Crato, e até uma princesa árabe, visando adicionar à história elementos exóticos e românticos.
Donizetti terá escrito a Mayr:
           «Neste momento estou a escrever uma nova ópera em cinco actos para Paris. É D. Sebastiano di Portogallo - você vai reconhecer a história da mal fadada expedição organizada pelo rei contra os mouros, a perda do seu exército e a sua morte que ainda hoje permanece misteriosa. O assunto resume-se a isto. Vai ainda incluir o grande poeta Camões - a inquisição que trabalha secretamente para tornar Portugal num escravo de Espanha - um pouco de tudo na realidade.»

Esta foi a última ópera das 75 escritas por Donizetti, que após isto foi entrando num estado de demência progressivo, levando à sua morte alguns anos depois.
Esta ópera é especialmente pouco conhecida em Portugal, onde não sei se alguma vez terá sido apresentada, apesar do grande sucesso que teve na sua estreia em Paris, há quase 175 anos.


6 comentários:

  1. Desvelação dos passos conducentes a este apontamento, tendo em conta o último comentário de João Ribeiro.

    1 - Primeiro, notei que havia uma semelhança entre o quadro de El Greco e a figura de D. Sebastião. Isso foi acidental, resultado da página da wikipedia:
    https://en.wikipedia.org/wiki/Les_Demoiselles_d%27Avignon
    ... ter sido no dia 4 de Agosto, é que uma coincidência!

    2 - Querer saber porque aparece uma figura como D. Sebastião num quadro de S. Martinho... isso foi uma questão de googlar D. Sebastiao com Sao Martinho, provavelmente em inglês, porque fui parar ao livro de Newitt que falava no galeão.
    Não sei se El Greco queria criticar a Armada Espanhola por usar aquele navio como navio-almirante... poderia apenas ser para colocar um "santo armado".
    Não vejo como o mito de S. Martinho se ligue a D. Sebastião. De qualquer forma, se D. Sebastião, estava Encoberto, com uma capa... essa capa passou também a cobrir uma parte da população, que a usou para o mito do Encoberto.

    3 - Depois ao verificar os quadros de São Sebastião... a escolha natural, lê-se que um deles foi mutilado, disjunto da parte inferior. Olhando para a parte inferior, reparamos que é muito semelhante à parte inferior do quadro de São Martinho, na paisagem de Toledo... mas até as formas das nuvens são semelhantes.

    Estão reunidos três factos independentes que se conjugam bem. Só com a semelhança do retrato, duvido se teria escrito o post. A conjugação com o galeão dava mais um ponto a favor, mas seria ainda assim circunstancial. Quando vi o primeiro retrato de São Sebastião, de El Greco, achei que podia ser afinal suspeita infundada... mas ao ver o segundo retrato, com o detalhe de ter sido cortado, e ter a mesma paisagem, aí achei que as "coincidências" eram mesmo dignas de uma nota, especialmente a 4 de Agosto.

    Para além disso, El Greco, mereceria um destaque, pelo simples facto da observação de Francisco de Holanda, que acusava a crítica de ausência de relevo da pintura espanhola... e mesmo que ele fosse grego cretense, ensinado em Veneza, foi em Espanha que se inspirou para um jogo de cores como este:
    https://en.wikipedia.org/wiki/El_Greco#/media/File:El_Greco_View_of_Toledo.jpg
    ... que só seria compreendido 300 anos mais tarde. Ou como diria Roger Fry:
    "El Greco era um velho mestre, não simplesmente moderno, mas aparecendo vários passos à nossa frente, olhando para trás, para nos mostrar o caminho."

    ResponderEliminar
  2. Prezado Alvor-Silves,

    A pintura retrata Dom Sebastião cedendo a capa ao mendigo, porque foi isso o que ele se tornou após a batalha. E ele viveu e morreu, ou foi morto, numa vila murada e com torres em Espanha.

    A verdade virá em tempo. Já é quase hora que se pare de falar do prisoneiro de Veneza. Marco Tulio Catizone não foi D. Sebastião, mas fora agente dele, como D. João de Castro sonsamente o menciona no seu livro (enquanto tenta parecer fingir que Marco é D. Sebastião). Por uma razão ou outra acabou sendo perseguido e finalmente executado pela coroa espanhola. O fato é que sobrenomes envolvidos em Madrigal de las Altas Torres também estiveram envolvidos no caso de Marco Tulio, e finalmente no Processo dos Távora.

    Continue com o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. *Ou seja, tornou-se encoberto e homem vil, abaixo da sua condição.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo comentário.

    É curioso ligar ao Processo dos Távora, opinião que partilho (ver p.ex.)

    https://alvor-silves.blogspot.pt/2011/09/peca-por-peca.html

    onde escrevi, uma velha ideia:

    «... sendo claro que o Duque de Aveiro e os Távoras foram protagonistas ao lado de D. Sebastião em batalha, foram também esses as vítimas principais do Processo de 1758, que condenou essas famílias a uma cruel execução pública.
    - Coincidência?... Para quem gosta de numerologia, reparará ainda que 1578 e 1758 têm os mesmos dígitos!


    O problema bragantino, que era anterior, mas teve um primeiro apogeu na Batalha de Alfarrobeira, continuou numa luta interna, em que os lados se foram confundindo nas posições, e onde só pareceram ser claras as oposições, chegando ao ponto de eliminar a casa rival.

    Quanto aos detalhes de quem esteve envolvido, pelo lado do "pasteleiro de Madrigal", e Ana de Áustria, ou pelo lado do "prisioneiro de Veneza", pois nunca investiguei mais aprofundadamente o assunto, parecendo-me claro que toda essa rede de complots era tudo menos clara, e durou tempo suficiente para confundir mesmo os mais próximos, e deixar essa confusão para as gerações seguintes.

    ResponderEliminar
  5. Voce acessa o email do blog regularmente? Posso escrever-lhe la? Obrigado

    ResponderEliminar