segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Armada Aborígene

Nos últimos dois anos passei a ter um certo cuidado em não procurar mais coisas... porque já eram demasiadas as que me chegavam por acaso. Eis mais um exemplo.
Na sequência da notícia sobre o canguru das Caldas, num jornal inglês dei com este comentário:
(David loves Roma) The Telegraph really don't like posts that show them to be fools or run counter to the narrative. However even though my post was deleted 3 times I will still post it again.
Aboriginal rock paintings some dating back 1000 years or more have suggested depictions of Long Boat craft visiting Australia which makes this article rather redundant

http://museum.wa.gov.au/maritime-archaeology-db/sites/default/files/no._216_indigenous_depicts_2.pdf
Não sei se o Telegraph cortou o comentário do David três vezes... se o fez, é porque se calhar estas coisas envolvem custos em Bolsa, e pode não ser na Bolsa do Canguru, já que há muita ninhada que vive no conforto doutras bolsas marsupiais (etimologia alternativa - "março piais").

Bom, e o que tinha de relevante o link que o David mostrava?
- A grande Armada Aborígene!
(clicar para aumentar)

Trata-se de um PDF do Relatório de Nicolas Bigoudain 
que parece dar um bigode à ideia de que os aborígenes não eram possuidores de uma grande armada naval... Estou a brincar, é claro. Porém, dado que as explicações oficiais remetem sempre para navios recentes, do Séc. XIX, quem andará a brincar?
Note-se que alguns destes barcos são assumidos tratarem-se de barcos-a-vapor. Para dúvidas a esse respeito, remetemos para o artigo sobre o barco-a-vapor de Blasco de Garay, apresentado a Carlos V em 1543.

Já há mais de um ano, no outro blog:
tinha colocado uma figura de uma caravela, encontrada em Djulirri:

Claro que nada disto parece importante para a Inglaterra ou Austrália. Há realidades mais importantes.
Um problema está no cricket inglês em confronto na Austrália, e no mesmo jornal vemos a notícia sobre o Capitão Cook (capitão da selecção de cricket, não confundir com o Capitão Cook, navegador que "descobre" a Austrália):

Sim, havia um grilo (cricket) que falava ao Pinóquio, mas ninguém vai meter o nariz onde não é chamado, e é tempo de regressar à nossa estorieta, que saltámos devido ao canguru.

1 comentário:

  1. Apesar dos enormes bugs que tem a história do Capitão Cook, encontrei esta referência
    "The Happy Cricket and the Giant Bugs"
    http://www.youtube.com/watch?v=3ZtbMuk2KVM
    ... e apesar de não ter visto o filme de animação, é de esperar que o cricket se salve dos bugs gigantes.

    ResponderEliminar