terça-feira, 19 de junho de 2018

Elias, e lias, Ilias

Quem visita Micenas, dito melhor, Mukenas, procura imediatamente a porta dos leões, onde tirei a fotografia seguinte, fazendo aparecer um alinhamento com o monte Sara (ou Zara).
Centrando-me mais com a porta, do que com o caminho, saliento na foto, com marcador amarelo, a semelhança alinhada entre o triângulo dos leões, com o ângulo do topo da montanha sul:
Porta dos Leões - Micenas, com o Monte Sara atrás (foto com anotações).

Micenas está enquadrada entre o monte Sara, a sul, e o monte Elias, a norte (Agios Ilias, ou Profitis Ilias), que dominam a paisagem em redor, conforme se pode ver na imagem seguinte:


Micenas - ladeada a norte pelo monte Elias, e a sul pelo monte Sara.

Este alinhamento é ainda visível no tholos, chamado Tesouro de Atreu (Agamémnon seria filho de Atreu), que está um pouco deslocado da antiga cidade. Os muros de entrada nesse suposto túmulo, alinham quase perfeitamente com o mesmo monte Sara. O alinhamento poderia dizer respeito a um eventual templo que se encontrasse sobre o monte Sara, e que entretanto possa ter desaparecido.
 
Tesouro de Atreu - um tholos, enterrado sob monte artificial, alinha, para quem se coloca 
na entrada com o monte Sara - cujo topo aparece ligeiramente deslocado à direita.

Os nomes Sara e Elias certamente se podem referir aos personagens bíblicos, não havendo grande dúvida sobre Elias que aparece com o prefixo Agios (santo/anjo) ou Profitis (profeta). Porém o nome Elias escreve-se em grego Ilias, sendo Ilios o nome grego de Tróia... e daí a obra de Homero se chamar Ilíada. Assim, não deixa de ser curioso aparecer o nome de Tróia, de Ilias, num monte adjacente a Micenas.

Um outro ponto importante é que actualmente Micenas está bastante afastada da linha de costa. No entanto, todo o relato da Guerra da Tróia é um relato de potências navais, capazes de juntar um milhar de navios para resgatar Helena. Seria bastante estranho que Micenas não dispusesse de um porto operacional, de onde Agamémnon armasse os seus barcos em direcção de Tróia.
Olhando para o relevo perto de Micenas, vemos que se trata agora de uma grande planície, mas que em tempos, com o nível do mar mais elevado, toda essa parte formaria uma grande baía, conforme podemos ver na figura seguinte:

Micenas (círculo vermelho) e o relevo circundante. Possivelmente à época da Guerra de Tróia, 
o contorno da costa, com o nível de mar mais alto, seguiria a linha azul. Ou seja, Micenas seria uma cidade costeira.

O que vemos nas construções de Micenas é ainda uma característica típica de muitos monumentos megalíticos, mais comuns na orla atlântica. Grandes pedras, megalitos, de tamanhos e formas diferentes, basicamente unidos pelo seu peso. A porta dos leões não difere muito de um dólmen ibérico. 

Ainda que a tradição tenha colocado Tróia a três dias de viagem de Micenas, mesmo com ventos fracos, a expedição que demorou 10 anos, e afastou os gregos das suas mulheres, dificilmente encontra justificação na Ásia Menor. Conforme já notámos, os gregos inicialmente foram levados para as paragens da Ásia Menor, quando ainda não sabiam onde era Tróia. Por isso, para a parte restante dessa história deixo o link da página anterior:


Sem comentários:

Enviar um comentário