terça-feira, 6 de março de 2012

O fim do Knol

Comecei a divulgação destes apontamentos no Knol... uma ferramenta que a Google tinha criado, e que teria tudo para ser uma boa ferramenta para autores e leitores. Porém, o projecto acaba agora de ser descontinuado.

Assim, sugerem agora aos autores a passagem para o Wordpress, que é praticamente um serviço de blog, tal como este... e se não o fizermos, os textos que lá estão vão perder-se! Pode haver um desinteresse na ferramenta, mas parece algo estranho pretender-se suprimir o material que os autores colocaram naquele espaço.

O Knol tinha bastantes vantagens face a um blog normal, e não fora a própria Google desvalorizar os textos que lá eram colocados, seria tão competitivo quanto uma Wikipedia... com uma vantagem, não havia o risco de termos alguém externo a suprimir o que lá havíamos escrito, e até marcava um histórico com o momento exacto da inserção do texto.

Nenhum autor gosta de ter parte do seu texto adulterado por outrem, e por isso a Wikipedia acaba por ser uma ferramenta que exigiria uma grande atenção por parte do autor, para evitar adulterações e manipulações. 

Com o fim anunciado do Knol para Maio de 2012, irei colocar aqui o material que lá tinha, e que foi o primeiro material que escrevi publicamente, quando ainda julgava que importava divulgar e que a sociedade era minimamente livre, ou que pelo menos não estaria prisioneira com grades feitas de farsas e preconceitos educacionais.

Comecei em 14 de Dezembro de 2009 com um texto dividido em 7 partes, a que chamei
 e por razões que não interessa aqui referir, acabei por reduzir tudo a 3 partes:

Não se trata por isso de produção de novo material, mas irei migrar para este espaço alguns conteúdos que ficariam assim perdidos... começarei com Nuno Gonçalves, literalmente, como tinha sido escrito em 14 de Dezembro de 2009, e depois aproveitarei para fazer alguns comentários num postal seguinte.

2 comentários:

  1. É por isso que esteve tanto tempo ausente?

    ResponderEliminar
  2. Minha cara Olinda, não se pode dizer que tenha estado ausente, porque fui respondendo aos comentários que aqui foram aparecendo...
    Não coloquei novo material porque não gosto de ser redundante.
    Até Agosto de 2011 fui bem longe no material que aqui coloquei, digamos que fui escalando a montanha passo a passo...
    Chegado ao objectivo, não há muito mais a dizer... o que coloquei depois começou a deixar de fazer sentido. Os três postais de Setembro e Outubro já estavam a mais...
    Não é que não haja muitas estorietas a contar e descobrir - claro que há... a questão é que nada disso tem a mínima importância face ao que já tinha escrito antes.

    Talvez eu não tenha sido suficientemente explícito no que escrevi... talvez não se tenha percebido o que quis transmitir... talvez!
    Talvez me venha a motivar de novo responder a perguntas que nem sequer foram formuladas, mas para já não tenho essa motivação... até porque se confunde demasiadas vezes a mensagem com o mensageiro.
    Não são precisas mais vozes, são precisos mais e melhores ouvidos...

    ResponderEliminar