Alvor-Silves

sábado, 30 de janeiro de 2021

dos Comentários (74) pedras cortadas

Em comentário de José Manuel Oliveira, foram sinalizadas duas formações rochosas interessantes.

Al Naslaa
Começo pela pedra em Al Naslaa, fracturada, havendo um bom apontamento em magnusmundi.com:
Al Naslaa Rock (ver Google Maps)

O problema como se verá, é que o enorme megalito apresenta uma fractura quase perfeita, dir-se-ia feita a laser, remetendo a questão logo de seguida, para quem a poderia ter feito?

Além disso, esta pedra tem um desenho invulgar, de data desconhecida, talvez com milhares de anos, e outras inscrições mais recentes. Mas podemos focar-nos no desenho do cavalo, que parece ser conduzido por um homem armado com uma espada, que tem inscrição (em língua desconhecida):

Ora corresponderá esta formação rochosa a um trabalho humano?
Apesar de considerar que em muitos casos se pretende iludir formações naturais, quando é mais natural que se tratem de formações humanas, neste caso parece-me o oposto. 

Para esse efeito, fui encontrar no Google Maps esta fotografia em pose, do verso da pedra:


Acontece que se nota uma outra camada também vertical, que apresenta alguma cisão, e poderá vir a cair. Portanto, se esta segunda camada é natural, a falha vertical perfeita também aparenta que o possa ser. Olhando noutras rochas da mesma zona, vêem-se mais pedras fracturadas na vertical, mas sem a falha tão exposta. 
Sendo assim uma estranha formação antiga, nada mais natural que alguém surpreendido com a formação tivesse aproveitado a superfície lisa frontal, para deixar aí algum graffiti rupestre que parece ser bastante antigo (podendo remontar a mais de dois milhares de anos).

Aproveito para deixar aqui outra formação natural conhecida, que é a Split Apple Rock (ou ainda  chamada Tokangawha) na Nova Zelândia, onde tudo indica ter havido uma origem natural na fractura da grande pedra redonda:
... ou um pouco mais perto, a 15 Km de Chaves, temos a chamada Pedra Bolideira:
... sendo talvez a mais conhecida, devido a ligação à passagem bíblica do Monte Horeb, no Sinai:

No entanto, o que me parece ser mais interessante, na pedra de Al Naslaa, é mesmo a inclusão rupestre, não havendo aí dúvida que se trata de inclusão humana antiga, talvez assinalando algum mito de que a pedra teria sido cortada pela espada do cavaleiro...

Hegra (Mada'in Salih)
Outra formação sinalizada por José Manuel Oliveira, e aqui não oferece dúvidas de ter sido cortada por mãos humanas, são as rochas esculpidas de Hegra, na Arábia Saudita, que são muito semelhantes às de Petra, na Jordânia, mas menos conhecidas que estas, sendo ambas remetidas à cultura Nabateia, que depois foi englobada no Império Romano:
Hegra - vestígios da cultura Nabateia na Arábia Saudita.
(31.01.2021) 
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Nota adicional (31.01.2021):
J. M. Oliveira faz ainda referência a um punhal de cristal, encontrado num Tolos de Montelirio, na província de Sevilha, a que se atribui mais de 5 mil anos, ou seja, c. 3000 a.C.

Mesmo sendo originário de rocha vítrea, como quartzo, o conjunto funerário tinha ainda pontas de setas cristalinas, algumas presas de elefante em marfim, e um ovo de avestruz, não sendo muito claro que tal fauna existisse na península ibérica naquela altura, podendo por isso suspeitar-se de algum comércio com paragens africanas no Neolítico ibérico.

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Nota suplementar (01.02.2021)
Carlos Figueiredo em comentário anexo, aponta o site Arabian Rock Art Heritage, em particular para o rochedo de Al Naslaa:
que tem excelentes fotografias das gravuras no deserto, permitindo zooms de grande qualidade.
Além disso faz referência à língua Safaítica, que era usada por populações nómadas no deserto, acrescentando:
  • Nesta página da Wikipedia é possível ver a lista de caracteres e vários correspondem exactamente ao que se pode ver inscrito no rochedo.

domingo, 24 de janeiro de 2021

Carta Marina

Carta Marina é um mapa das regiões setentrionais - norte da Alemanha, Escandinávia, até à Islândia - feito por Olavo Magno (Olaus Magnus), arcebispo sueco exilado em Roma, em 1539.

É um mapa especialmente bem conhecido por conter imagens de "monstros marinhos", que seriam em boa parte resultado de adaptação às descrições de marinheiros, de baleias, orcas, cachalotes, etc. Tem diversos nomes de locais escandinavos, em que uma boa parte é de difícil relação com os actuais... em particular refere a existência de Tule (aqui Tile), separadamente da Islândia, e escrevendo que tinha 30 mil pessoas.

Tile e Fare - ilha Tule e ilhas Faroé. Desenho de uma baleia atacada por uma orca, e outros "monstros".

Não sendo a Islândia, a melhor hipótese que vejo é uma separação da maior das Hébridas, chamando Tule à ilha de Lewis e Harris, que é a maior ilha britânica (exceptuando a Irlanda e a Grã-Bretanha), que tem um gado razoavelmente típico, nalguns aspectos parecido com a vaca barrosã com franja:
 
Vaca da ilha Lewis e Harris (Escócia); e vaca barrosã (Minho).

No que diz respeito à Islândia, o mapa assinala a presença de uns túneis, em latim "criptoporticus", e de caves com ursos polares, bem como a visita de navios de várias proveniências, nomeadamente - de Hamburgo, que disparam contra um navio da Escócia; de Lübeck, que largam lastro, para escaparem de baleias; ou de ingleses que arrastam uma baleia com homens no seu dorso...


Quanto aos ursos polares, ainda houve quem tivesse a ideia de os acolher, mas rapidamente chegaram à conclusão que era menos perigoso matá-los:

Os ursos polares usam os glaciares, como forma de navegação (conforme se vê na ilustração), e vão aparecendo como uma ameaça, pois chegam esfomeados após viagem, normalmente da Gronelândia, e nesse aspecto os islandeses não estão com muita vontade ecológica de os acolher. Quem tiver opinião diferente, arrisca ser bem vindo ao estômago daqueles bichinhos fofos. 
Esta navegação dos ursos polares, associa-se a correntes de oeste para leste, junto ao círculo polar, que aparentemente traziam ainda bastante madeira (vinda do Canadá), à parte da Gronelândia (Grutlandie pars).

Sobre os "criptopórticos" serão provavelmente túneis de lava, e não construções humanas, ainda que à época isso não fosse claro. Alguém mencionou formações de lave desse tipo em Dimmuborgir:

Como curiosidade, vêem-se ainda alguns cavaleiros, e um músico encantador de cisnes... haverá talvez uma alusão a três menires, conforme os que existem em Callanish (ilha de Lewis e Harris, Escócia):
... no entanto, não qualquer encontrei referência a este tipo de formações megalíticas na Islândia.

Bom, não será bem assim... num blog TheUrbanPreHistorian, a propósito da Islândia, e de nada existir datado antes de Cristo, a que chama "Nothing BC", é dito assim:

There was no prehistory in Iceland. Nothing BC.
Yet when I recently visited for the first time, it became apparent to me that the landscape, both urban and rural, has a prehistoric quality to it.
This is an island that is defined by extremes of stone, and this has thrown up (in some cases literally) strange and beautiful arrangements of rocks. But not all of these megaliths are natural – there are standing stones, dolmen, stone circles too, commonplace in laybys, parks, street corners and on roadsides and pavements.

adicionando várias imagens, é interessante esta do centro de Reiquejavique, com dois menires:

... ou esta (re)construção "pagã" em Gridnavik (Reykjanes):
O autor do blog não tinha conseguido muito mais informação, e idem, idem, no meu caso.

No entanto, este tipo de estruturas megalíticas ia até às Orkney (Órcades), onde o assentamento em Broch of Gurness é anterior à era cristã e é um bastante importante monumento da Idade do Ferro (500 a.C.), não havendo propriamente nenhuma razão exclusiva para impedir que pudesse ter havido ocupação anterior, por navegações até à Islândia, a menos que fossem só autorizadas a ursos polares!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

A África começa nos Pirinéus (2)

Os cartagineses desapareceram de cena por volta de 150 a.C., e será de suspeitar que houvesse um resto de cultura fenícia no Médio Oriente, pelo menos implantada entre o sul da Síria e o norte de Israel, incluindo aí o actual Líbano, a localização predominante da cultura fenícia. Mas convém notar que um resto de cultura cartaginesa tinha ainda espaço na Ibéria, em Gades, ou seja Cadiz, entre tartessos e cónios. Essa parte irá sucumbir também com o avanço romano, especialmente após o assassinato do lusitano Viriato, e eventualmente com a sua cumplicidade, na eliminação cónia.

As viagens cartagineses, fenícias e dos tartessos, além dos pilares de Hércules, podem ter sido quebradas, e isso gerou um problema comercial em todo o Mediterrâneo, porque era através deles que se processava uma boa parte do comércio em grande escala na Antiguidade. 

Os romanos não substituíram logo esse papel, e houve diversos problemas sociais, resultantes de uma desigual distribuição da propriedade, e de um crescimento de Roma. Menos de 15 anos depois da queda de Cartago, as desigualdades sociais começaram a fazer-se sentir, levando a uma Lex Sempronia Agraria, ou seja, uma tentativa de Reforma Agrária dos irmãos tribunos Tibério e Caio Graco, que acabaram ambos assassinados... 

Tibério e Caio Graco

Os Gracos eram plebeus ricos, consta que educados por mestres gregos, e tinham como mãe Cornélia Africana, ou seja, a filha de Cipião Africano, que derrotara Aníbal em Zama. Portanto, se o pai Graco era de ascendência plebeia, a mãe era da fina flor patrícia, libertadora do perigo do general cartaginês Aníbal (... ainda hoje se ouve em Itália "Hannibal ante portas", para referir um perigo iminente).

Tibério Graco, portanto neto de Cipião Africano, consta ter sido o primeiro a escalar as muralhas de Cartago, no cerco consumado levado a cabo pelo seu cunhado, Cipião Emiliano. Tibério esteve depois na Hispania, e conseguiu uma rápida fama com a formação do partido Popular, defendendo claramente os plebeus, tal como depois aconteceu com o seu irmão, após a sua morte, ambos mortos por inimigos do Senado. Foi esse aliás um destino habitual dos membros do partido Popular - começou com os Gracos, e terminou com César. Os membros do partido Optimal, aristocrático, usavam de métodos mais tradicionais.

Portanto, a Roma vencedora de Cartago, viu-se a braços com sucessivas guerras civis, e de escravos, durante um século, praticamente até à ascensão de Augusto, curiosamente com intervenientes pelo lado hispânico, entre os quais Sertório foi protagonista, ao decretar a Hispania independente. 

Mas nestes conflitos entre Mário e Sula, e depois entre César e Pompeu, apareceram as revoltas de escravos na Sicília, que fora província cartaginesa, e a principal razão da guerra com Roma. Uma dessas revoltas, bastante bem sucedida, foi a de Spartacus, que a ameaçou Roma como só Aníbal o havia feito.

Qual a razão de tanta instabilidade política e social no espaço de um século?
Em minha opinião, há aqui uma possível ligação à aniquilação de Cartago que, deixando de ser um interveniente activo, passou a actuar nos bastidores, apoiando peças especialmente bem escolhidas no xadrez romano, num império que começava a atingir grandes proporções.

De um controlo comercial do mundo antigo, que ia da Fenícia à Hispania, em 146 a.C., os que restaram em Cartago foram vendidos como escravos, mas certamente que muitos outros fugiram e tentaram organizar-se.

Conforme já referimos, é nessa altura, com Judas Macabeu, que se começa a falar dos judeus, ao ganharem alguma autonomia na região abaixo das paragens fenícias, numa cidadezinha, então pouco ou nada falada, chamada Jerusalém. Até aí, Heródoto não os refere, ainda que haja outras tentativas de identificação, e para a maioria dos historiadores antigos, anteriores a 150 a.C., é como se os judeus não existissem. 

A construção do templo de Salomão, que é assumido ser o segundo (mas não há registo do primeiro), é feita por Herodes, um rei efectivamente vassalo do poder romano. Ora, o que se passa é que na mesma região original dos fenícios, vai aparecer um povo com as apetências comerciais que tinham os fenícios, e que passam a identificar-se como judeus. Através do cristianismo, atingem uma dimensão subversiva que se espalha por todo o império romano.

Toda a história sem registos ou fontes histórias concretas, passa por mitológica, à excepção do velho testamento judaico... há quase uma tentativa forçada de fazer aparecer esse registo, mas tirando as partes que se encontram nos textos mesopotâmicos de Gilgamesh, o resto parece basear-se em pouco mais do que uma novela familiar.

A parte mais importante da sucessão do velho império egípcio vai efectivar-se com o romance de César e Cleópatra, que marca também a passagem da República Romana ao Império Romano. As disputas deixam de ser ideológicas, e passam a ser efectivamente disputas de poder, para decidir a sucessão do imperador... e são terminadas assim que se declara um imperador, ou em casos mais complicados, se faz uma divisão de poder entre Ocidente e Oriente.

(continua)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

A África começa nos Pirinéus (1)

Os portuenses gostam de provocar, chamando "mouro" a todos e tudo o que vem abaixo do Douro, incluindo até Gaia, por uma questão de coerência geográfica.
No Séc. XIX houve uma moda, de um certo pedantismo norte-europeu, argumentando que a parte espanhola tinha muito mais de africana ou oriental, do que de europeia. Por exemplo, em 1816, ainda na ressaca da estrondosa derrota napoleónica, Dominique Dufour du Pradt, embaixador de Napoleão, escreve o seguinte (Mémoires historiques sur la révolution d'Espagne, pág. 168):

C’est une erreur dela géographie que d’avoir attribué l’Espagne à l’Europe; elle appartient à l’Afrique: sang, mœurs, langage, manière de vivre et de combattre; en Espagne tout est africain.

Poderíamos argumentar pela bestialidade xenófoba do embaixador, mas na prática isto corresponde a um problema de autocentrismo, que define o referencial como sendo o seu, e tudo o resto como irrelevante. Para Dufour du Pradt, a Espanha não era Europa, porque não entendia o comportamento espanhol de se estarem a borrifar para os franceses.
Propósito bastante diverso tiveram de um modo geral os portugueses, onde sempre se viu uma abertura e tentativa de entender os indígenas (neste caso os franceses), ao ponto em que mesmo cá se pensa que os indígenas (franceses, ingleses, alemães) têm algum ascendente sobre uma terra que os viu sair das cavernas. Definir Espanha como parte de África, nem seria ofensivo, seria uma benção, porque nada há pior do que estar atracado a um continente que persiste em afundar-se no seu auto-deslumbramento central.

Fenícios e Judeus
Isto é apenas um detalhe marginal, mas que resulta parcialmente do problema seguinte:

  • (i) Chegou-nos a notícia de uma certa população que polvilhava o Mediterrâneo, que eram chamados fenícios e que depois deram origem aos cartagineses. Certo, mas onde estão os seus descendentes?
  • (ii) Chegou-nos um povo, hebreu ou judeu, vizinho dos fenícios. Certo, mas onde está o seu antigo registo arqueológico?

Ou seja, temos uma população fenícia ou cartaginesa, que desaparece da história, por volta de 150 a.C., praticamente ao mesmo tempo que começam a existir os primeiros registos de judeus.
  • Como se conjugam as coisas?
A queda do Império Cartaginês (por Turner, 1817) - os romanos terraplanam Cartago (146 a.C.).

  • Em 164 a.C. Judas Macabeu, dá o primeiro sinal de vida dos judeus, ao derrotar o exército Seleucida na conquista de uma cidade então algo desconhecida, chamada Jerusalém.
  • Em 146 a.C. Cipião Emiliano, neto adoptivo de Cipião Africano, arrasa e terraplana Cartago.

Estes dois acontecimentos podem explicar parcialmente o problema, se lhe juntarmos o cerco de Tiro, em 334-332 a.C., por Alexandre Magno, que arruinou o poderio Fenício:

Para atacar a ilha de Tiro, Alexandre construiu um pontão ligando ao continente (essa ligação é hoje efectiva).

Alexandre Magno terá sido implacável, reduzindo os 30 mil habitantes de Tiro à escravatura.
Sucederam-se mais de dois séculos sob o domínio seleucida, ou seja a dinastia greco-macedónia, iniciada por Seleuco, general de Alexandre Magno, até à invasão romana por Pompeu em 63 a.C.

Os habitantes de Tiro, os Tírios, eram conhecidos pela púrpura tíria, mas com deturpação fonética a região é conhecida como Síria, em vez de Tíria. Com efeito, a transcrição do grego Tiro seria Túro, podendo questionar-se alguma relação com o Touro, da deusa Astarte, a Vénus fenícia que para os etruscos se chamava Turan.

Durante o domínio seleucida, com capital em Antióquia, pouco se terá ouvido falar dos fenícios, de Tiro, Sidon ou Biblos, até porque, por outro lado, a colónia de Cartago continuava a prosperar, e prosperou até começar a 1ª Guerra Púnica com os Romanos em 265 a.C., tendo ficado o império cartaginês reduzido à sua envolvente no final da 2ª Guerra Púnica, depois da derrota de Aníbal face a Cipião em 202 a.C. em Zama (Xama, ou Jama).

Será aqui que as coisas se começam a complicar para fenícios e cartagineses, quando sob insistência de Catão, a sua frase final... além disso, Cartago deve ser destruída, tomou vias de facto em 146 a.C. 

Como as colónias cartaginesas de Espanha já estavam todas em mãos romanas, não houve aparente lugar de fuga para a civilização fenícia e cartaginesa.

Bom, e digamos que o problema não foi apenas esse. 
Mesmo o grande Egipto, com uma tradição milenar, que tinha sabido incorporar a invasão de Alexandre numa versão ptolomaica, deu poucos sinais de vida após o domínio romano. Ainda que a biblioteca de Alexandria tenha mantido a sua fama, esta foi sendo perdida, desde o incêndio no tempo de César até ao episódio que levou à morte de Hipátia.

Em suma, as duas grandes civilizações africanas, Egipto e Cartago, praticamente perderam a sua importância no curso do império romano.

Quem lhes sucedeu? 
- Uma hipótese muito provável é que tenham sido judeus e árabes a tomarem conta dessa herança.

(continua)