Alvor-Silves

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Nuca Antara - Erédia (2)

Num postal do início deste ano, com o mesmo nome, referi o mapa de João Teixeira Albernaz, mapa de 1630 que apresentava Nuca Antara, descoberta por Godinho de Erédia em 1601. 
Esse seria um nome dado à parte norte da Austrália e aí também se incluía a parte holandesa.

Como a referência de 1630 era posterior aos primeiros registos holandeses de 1606, não se poderia considerar prova suficiente para reclamar uma descoberta anterior portuguesa.
No entanto, não que isto adiante muito, há mesmo um mapa do próprio Manuel Godinho de Erédia, datado por si de 1602, em que desenha os tais territórios de Nuca ou Luca Antara

Luca Antara - Godinho de Erédia - Original na Biblioteca Digital Brasileira

Legenda:
NOVA TAVOA HYDROGRAPHICA DO MAR 
DE NOVAS TERAS DO SVL FEITA PELO COSMOGRAPHO
E MATHEMATICO EMANVEL GODINHO DE EREDIA
ANNO DE 1602

Apresenta-se Java Maior (a ilha de Java, assinalando 3 cidades: Sanda, Balambuan, Arenon), logo seguida por Bale (a ilha de Bali), Rima e Ende (Sumbawa/Sumba e Flores), e depois Timor.
Logo esta parte não está muito boa, o que era típico dos mapas da mesma época, no entanto a latitude pelo menos estaria certa.
É em latitudes que poderiam corresponder apenas à Austrália que aparecem as "Lucas", a que Erédia acrescenta legendas, começando com uma espantosa do que seriam "amazonas":

- Luca Tambinié aquela ilha de mulheres que passeiam a cavalo de arco e frechas [flechas].
- Luca Antaraé aquela ilha de ouro, cravo, massa, noz, e sandalo branco, reconhecida ?? Gpcbiay Másivro, e é pelos antigos chamada a Java minor.
- Luca Veaou Beach [nome constante de mapa de Ortélioé aquela antiga Província de ouro, reconhecida pelos pescadores de Sabo.
- Iapé aquela antiga ilha de ouro, cravo, maça e sandalo, reconhecida pelos chinas [chineses].
- Malaturé aquela antiga ilha de especiarias.

A sua configuração como ilhas estaria errada?
No entanto, pensando no nível de águas um pouco mais elevado na Austrália, resultaria que Luca Antara seria uma ilha que resultaria da actual Península de Dampier, com a posição longitudinal e a latitude ambas certas. 

Erédia junta algumas legendas interessantes. Faz referência a 3 viagens.
- Viagem dos Bales (habitantes de Bali) que iriam de Java Maior para uma certa Luça Bale. Ora, não há nenhum registo próximo de ilha nessas redondezas... a mais próxima seria a australiana ilha de Barrow (mas estaria a 20ºS e não apenas a 12ºS).
- Viagem dos Pescadores, que iriam das Flores até Luca Vea e Sabo.
- Viagem dos Chinas, os chineses viriam da China, até Flores e depois para Iap.

Imagem habitual
A imagem mais comum de se ver associada a Nuca Antara é posterior ao desembarque dos holandeses e faz referência a esse desembarque.

Neste mapa, talvez feito por outro autor (circa 1630), o nome já é fixado como NVCA ANTARA, e é acrescentada a legenda esclarecedora:
O cosmographo Manoel Godinho de Eredia. Por ordem do Vise Rey Ayres de Saldanha descobrio a Ilha Nuca Antara ou Java menor, o Anno de 1601. E na tal ilha dise aver muytas minas de ouro e muita espesearia como cravo e masa e nós e sandalo branco e outras riquezas. É comforme ao cithio em que os Olandeses achárão a terra Endracht, esta therra maes ao Norte quase de 14 até 15 graos da parte Sul da linha equinoçial ficando distantes uma de outra pouco maes de 100 legoas segundo os terminos que os dous descobridores achárão cada hú na terra q vio podendo tambem ser, seré Conti Continuas ou estaré menos distantes.
Aqui o mapa de Java (Iava Mayor) já é bastante melhor pondo em evidência a Ilha de Madura, e já há o cuidado de não definir Nuca Antara como uma ilha, referindo na legenda que as terras reportadas pelos holandeses e a a terra reportada por Erédia podem ser uma só, contínua... que eram parte do mesmo continente, ou seja, da Austrália. O que parece claramente mal é a posição da latitude face à longitude... ou seja, Nuca Antara não estaria abaixo de Java, mas sim abaixo de Timor.

Pelas latitudes apresentadas no mapa inicial, os territórios reportados iriam da Península de Dampier até às actuais ilhas Tiwi (que poderiam ser as ilhas Iap de Erédia).
Com esta documentação não me parece faltar qualquer prova de que Erédia esteve na Austrália em 1601, e que a reportou em mapa em 1602. Ou seja, pelo menos 4 anos antes dos holandeses.
A viagem está documentada no pedido expresso do vice-rei Aires de Saldanha, e foi cumprida pelo cartógrafo luso-malaio Godinho de Erédia, realizando mapa datado de 1602.

Com muito menos documentação já foram atribuídas descobertas a muitos outros... e nada aqui falta para a chancela oficial de descoberta, mesmo para os mais cépticos de todos - os pseudo-historiadores nacionais.

Talvez ainda mais interessante é que o próprio Erédia reconhece que, antes dos portugueses, havia uma rota, a "Viagem dos Chinas", que colocava a Austrália sob descoberta e comércio frequente com a China. Isso é de alguma forma corroborado por outras fontes portugueses, que falavam da Batachina, e outras viagens chinesas ao Sul.

O problema principal, e ao qual queremos muitas vezes fechar os olhos, é que na definição das "descobertas", o principal critério após o Séc. XVI é o de que se excluem propositadamente não apenas os árabes e chineses, mas também os portugueses e espanhóis. As descobertas só eram consideradas válidas para os novos europeus de gema - os vencedores da Guerra dos Trinta Anos.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

dos Comentários (51) Lionis e Malaca

Surge este apontamento na sequência do comentário de Djorge, que refere:
No seguimento da utilização do Rodízio como um qualquer tipo de arma, que até ao momento desconheço, segue mais um documento Português com um Rodízio no meio de uma guarnição de artilharia por detrás de muralhas.
A ficha do mapa é a seguinte:
Material: Mapa; Título: Malaca [Cartográfico]; Ano: 1568
Assuntos: Guerras - Malaca (Malásia) - Obras anteriores a 1800
http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart531967/cart531967.html

Para identificar o rodízio, temos de olhar a pequena guarnição no centro da imagem (...) Parece-me ter uma bandeira, e 3 rodízios, seria uma peça “especial” de artilharia?

Notas deste mapa:
1. Não conheço outro mapa, que tenha sobrevivido, com uma dedicatória a D. Sebastião, que tenha sido feito durante o seu reinado.
2. A dedicatória refere que o Vice-Rei da India era à época Dom Antão de Noronha
3. É também referido o capitão “heroico” que defendeu o cerco, D. Leonis Pereira, o mesmo a quem foi dedicado o seguinte poema por “Camoens”.
Sobre a referência a Leonis Pereira e o poema de Camões "Depois que Magalhães teve tecida" já o mencionei e falarei noutra altura, pois pode ser uma pista australiana.
Concretamente a Leonis Pereira é dedicado um outro soneto, ou conforme refere Gândavo:
Soneto do mesmo Autor ao senhor Dom Lionis,
acerca da victoria que houve contra el Rey do Achem em Malaca

Vós Ninfas da Gangética espessura,
cantai suavemente em voz sonora,
um grande capitão, que a roxa Aurora
dos filhos defendeu da noite escura.

Ajuntou-se a caterva negra e dura
que na Aurea Chersoneso afouta mora,
para lançar do caro ninho fora
aqueles que mais podem que a ventura.

Mas um forte Leão com pouca gente,
a multidão tão fera como néscia
destruindo castiga, e torna fraca.

Pois ó Ninfas cantai que claramente
mais do que fez Leónidas em Grécia,
o nobre Lionis fez em Malaca.
Mas o ponto principal do comentário era a observação de uma estrutura semelhante a um rodízio, no mapa ilustrativo da tentativa de invasão de Malaca pelo rei de Achem, em 1568.
A desproporção reportada era a seguinte:

  • 200 portugueses chefiados por Lionis Pereira
  • 15 000 homens e 300 navios do rei de Achem (dos quais morreriam 4 mil)


Deixo ainda a transcrição do que está escrito nos blocos seleccionados a azul:
(1) Reinando, el Rey dom Sebastião, primeiro deste nome, e governando o Estado da Índia o vice-rei Dom Antão de Noronha, Sultão Alla Haradim Rey do d'Achem e doutros reinos, veio cercar esta cidade de Malaca. Sendo capitão dela Dom Lionis Pereira, o qual lha defendeu com duzentos portugueses, trazendo o inimigo trezentas velas e quinze mil homens de peleja, em que entravam muitos turcos e arrenegados, e outras gentes de diversas nações e dez mil homens de serviço. E o capitão lhe fez alevantar o cerco, como lhe matar el Rey de Arun, seu filho mais velho, e quatro mil homens, os principais capitães e soldados do seu exército, e lhe tomou algumas peças de artilharia. O ano de 1568.
(2) Dom Lionis Pereira mandou meter esta sua nau no fundo com toda a fazenda por se o inimigo não lograr dela.
Porém, conforme referido por Djorge, surge nesta imagem uma peça que se assemelha ao rodízio de Afonso V. Essa peça está rodeada a amarelo, e depois aumentada com a resolução possível.

De re militari
Numa transcrição da obra De Re Militari, do escritor romano Flávio Vegécio, feita por Heinrich Stayner em 1548, aparece um dispositivo militar bastante curioso, e que também me parece pertinente de juntar à discussão sobre o rodízio. É este aparelho dito "rotating gun platform":
Rodízio de canhões, na obra "De Re Militari" versão 1529

Não se percebe muito bem como um rodízio de canhões poderia ser pensado pelo romano Vegécio, que escrevia no Séc. IV, ou seja, muito antes de haver canhões na Europa.
Seria uma interpretação das suas palavras pelo editor do Séc. XVI... correcta, ou não.
Não sendo propriamente muito semelhante com a figura do rodízio de Afonso V, não deixa de envolver um rodízio para efeitos militares, em que a roda de baixo seria uma Cruz de Cristo!

Todo o livro de Vegécio merece, pelo menos, um postal exclusivo...

Malaca portuguesa
Não deixa de ser curioso que existissem duas Malacas.
Porta de Santiago, em Malaca
Uma antiga Malaca, cidade romana espanhola, hoje conhecida como Málaga, e a Malaca oriental na famosa península "Aurea Chersoneso", também hoje escrita Melaka. Uma controlava a entrada no Estreito de Gibraltar, a outra no Estreito de Malaca, dois locais importantíssimos no comércio naval.
A presença portuguesa acabou por ser perdida para os holandeses e destes para os ingleses.
Resta ainda assim um bairro português "Portuguese Melaka", e o que resta da muralha e edificações portuguesas resume-se a uma Porta de Santiago (a Famosa).

Acerca do navio afundado por Lionis Pereira, para evitar que a carga fosse capturada pelo rei de Achem, e assim pudesse depois servir contra os próprios; acerca desse navio, Djorge aponta uma possível localização do barco afundado:

Latitude: 2° 7'0.78"N
Longitude: 102°19'6.08"E

Além disso, isto mostra claramente que os portugueses tinham material secreto, que viam necessidade urgente de se desfazer.
Era mais importante destruir do que pôr em risco a sua captura.

Em circunstâncias normais, seria de crer que estando o barco perto da costa, poderia tentar-se a sua localização e recuperação dessa carga antiga "muito preciosa". No entanto, talvez pelas razões que nos habituamos a ver, não parecem ter havido iniciativas nesse sentido... ou se houve, não soubemos delas, como soubemos da tentativa de recuperação do Flor de la Mar.

domingo, 25 de agosto de 2019

Mito atlante - de Minos ao Minus.

Já aqui aflorámos a questão de como a Atlântida foi um outro nome para América, ou ainda como Schwennhagen considerava esse mito, falando do domínio ocidental sobre o Mediterrâneo e a Grécia.

Um devastador dilúvio terá ocorrido no final da Idade do Gelo (circa 12 mil anos), que terá mudado os contornos da costa como hoje a conhecemos. 
De certa forma, o assunto encaixa bem nos mitos da civilização minóica, se entendermos que o rei Minos poderia ser ligado ao rio Minus, nome latino, do rio Minho.

1. Antevéspera diluviana
Quando a maioria da costa portuguesa, existente antes do fim da Idade do Gelo, está debaixo de água, a pelo menos 200 (ou até 500) metros de profundidade, numa extensão que pode ir de 100 a 200 Km da linha de costa actual, entender-se-à que todos os eventuais registos de povoações costeiras se terão perdido neste dilúvio do final da Idade do Gelo.

A verde as terras que foram inundadas pelo Oceano aquando do fim da Idade do Gelo.

Um problema essencial seria o de conhecer quem estava no controlo, ou se havia algum controlo na sociedade humana, que se apercebesse dos sinais de futuro - que neste caso apontariam de forma dramática para uma inundação, um dilúvio, inevitável.

As teorias existentes são no mínimo tímidas ao abordar este assunto.
Aceitam um nível superior de entendimento humano no Paleolítico, capaz de produzir verdadeiras obras de arte. Tiveram que aceitar uma estrutura social complexa ao descobrir Gobekli Tepe, uma complexa estrutura religiosa enterrada no meio da Turquia. Até porque foi datada aquando deste evento diluviano, há 12 mil anos. Mas nem sequer tentam estabelecer qualquer história que leve de um ponto ao outro, para não se dizer que omitem deliberadamente este evento diluviano, ainda que o aceitem, provavelmente porque é politicamente incorrecto admitir um verdadeiro dilúvio.

2. Finisterra
Outro ponto importante é a estranha procissão de povos celtas às paragens de Finisterra, em busca de uma parte ocidental aparentemente perdida. O nome não deixando de ser elucidativo para fim da terra, pode esconder os dramáticos eventos diluvianos.

Havia o registo de que os celtas faziam procissão a Lugo, cidade pensada por Octávio Augusto, e que depois, em tempos da Idade Média, retomaram o caminho, deslocando-se a Santiago de Compostela. 
Porquê? O que fazia habitantes de paragens distantes fazer esta procissão migratória?

Como já foi aqui abordado, neste Caminho estava o Minho.
O Minho que banhava Lugo, o rio de que se fez Caminho terminando em Caminha.
O Caminho não era de Santiago, o caminho era o Minho.

Aí se viram as águas subir ao ponto em que a terra contínua que saía do cabo Finisterra, formou uma ilha, ilha ameaçada pela inundação constante, resultante da verdadeira mudança climática.  
A ilha em frente ao Minho que desapareceu com o dilúvio da Idade do Gelo.

3. Minos e Minho 
A civilização cretense terá sido antiga (circa há 5000 anos), mas não tão antiga ao ponto de se colocar na altura deste evento diluviano.
Por isso, podemos enquadrar dois tempos - o tempo antigo, do dilúvio, e o tempo mais recente, da civilização cretense.

Que sentido faz associar todos os mito taurinos, em particular o do Minotauro, a uma ilha onde os touros não eram nativos... e de onde eram nativos esses touros? Não seria da região ibérica, onde na gruta de Altamira foram pintados os seus primeiros registos?

Portanto, uma hipótese natural seria considerar que os primeiros mitos ligados ao Minotauro não apareceram em Creta, mas sim na Europa, na região entre a França e a Ibéria, como é o caso da pintura rupestre do Quinotauro de Chauvet. As quinas, cinco pontas, referiam-se às 3 do tridente de Poseidon e às 2 dos cornos taurinos, e foi remetida a um origem mítica dos Merovíngios.

Ora, o fim da terra, poderá ter sido o fim da enorme ilha em frente ao Minho, que desapareceu ao tempo desse dilúvio pré-histórico. Esse mito foi passando pelos tempos e pode ter sido confundido em épocas diferentes.

Podem os principais mitos associados a Minos, associar-se ao Minho, nesta particularidade?

a) Minos era filho de Zeus e Europa... Europa que tinha sido raptada por Zeus. Uma Europa raptada pelo deus ligado ao tempo atmosférico, e assim à mudança climática em curso. A Europa tinha ficado definida pela invasão das águas, sendo grande parte do terreno raptado pelo avanço do mar.

b) Minos terá pedido a Poseidon, deus do mar, um belo touro que recusou sacrificar. Como castigo, Poseidon convenceu Afrodite a apaixonar a mulher de Minos pelo touro, resultando dessa paixão animalesca, o famoso Minotauro. Pausanias relacionava Pasiphae (mulher de Minos) a Selene, ou seja, à Lua (com o nome Menes - de onde surge o nome "mens" - "meses"). Estão aqui ligadas as 5 pontas, pelo lado de Poseidon as 3 do tridente, e pelo lado dos cornos do touro, as restantes 2.
Acresce que a ligação entre a Lua e os cornos bovinos sempre esteve presente. Era conhecimento antigo, uma ligação entre as marés e a Lua. Uma subida descontrolada do nível do mar poderia ser associado a uma influência pouco natural da Lua.

c) Minos exigia o sacrifício de 7 jovens gregos ao Minotauro, constando que o número 7 correspondia à periodicidade da lua cheia ocorrer em equinócios a cada 8 anos. Isso teria ocorrido até que Ariadne ajudou Teseu a eliminar o Minotauro.

d) Para esse efeito usou o fio de Ariadne, que de forma figurada é entendido como o processo de encontrar uma solução, memorizando e eliminando as tentativas falhadas anteriores.
Ou seja, de forma concreta, sob ameaça de subida das águas, seriam tentadas as mais diversas soluções, eliminando as que não resultavam. Poderiam ter sido tentados sacrifícios humanos, que só foram parados, porque esse processo não acalmava a subida das águas.

e) O Labirinto foi construído por Minos para aí encerrar o Minotauro. Existem moedas cretenses que o apresentam desta forma:
 
... enquanto ao largo da Madeira apareceu a misteriosa e gigantesca estrutura submarina, que não deixa de ser curiosamente parecida. Poderia ter-se construído uma gigantesca muralha para enredar as águas do oceano, e assim pensar que se detinha o seu avanço?

f) Dédalo foi o "engenheiro" chamado por Minos para construir o Labirinto, mas também ficou conhecido na sua primeira tentativa de vôo... Afinal, para além da construção de uma arca, que outras possibilidades se levantariam, acaso o nível das águas não parasse de subir? 

4. Hércules 
De uma ou de outra forma, parece claro que poderia ter existido uma civilização pré-histórica, muito semelhante à civilização minóica, dir-se-ia minhóica, que foi confrontada com o problema do avanço das águas, que terá submergido ilhas significativas ao largo da costa atlântica. Isso poderá ter ficado registado de forma mítica, com maior ou menor deturpação face aos acontecimentos originais.

Hércules também é associado no 7º trabalho à captura do touro, pai do Minotauro. Além disso é considerado que pela sua força extrema teria aberto a passagem no Estreito de Gibraltar, durante milhares de anos entendidos como "Pilares de Hércules". Mais simplesmente do que isso, o avanço das águas tornou efectiva a ligação entre o Atlântico e o Mediterrâneo, e portanto por esse efeito o Estreito foi definido, dividindo a Europa da África. 

5. Creta
A subida de água, o dilúvio prolongado, terá feito temer o fim da humanidade, e um refúgio natural seria o local mais alto que protegesse dessa subida. Como bons candidatos, para além dos Alpes, as montanhas do Taurus seriam mais altas e menos agrestes à civilização existente. Uma certa elite poderá ter feito aí, nas redondezas do Monte Ararat, esse refúgio de um grupo escolhido, enquanto o restante da humanidade teria ficado entregue a si mesmo, perante a fatalidade iminente. 

Poderá isso ter causado uma cisão social insanável, durante milhares de anos... 
Por um lado, uma certa elite, que pode ter feito na Turquia os monumentos em Gobleki Tepe, e que depois os enterrou, de forma propositada. Essa mesma elite teria levado ao definir das primeiras civilizações, no Crescente Fértil, na altura em que o mar recuou, definindo um contorno próximo do actual. Ao contrário da anterior, mais comercial, estas novas sociedades seriam maioritariamente sociedades agrícolas.
Por outro lado, o que restou da sociedade popular, abandonada a si mesmo, foi recuperado na civilização antiga, tendo mesmo levado ao seu reestabelecimento na ilha de Creta.
A memória da civilização antiga, engolida pelo mar, seria lembrado nessas paragens, com os seus monumentos, com a sua lembrança do touro, bem latente em Cnossos. Cnossos já não seria nosso, mas talvez a lembrança do nome tenha ficado naquilo que foi Nosso

Mais tarde, os povos celtas, outra parte dessa sociedade perdida e recuperada, teriam ainda a lembrança de fazer romaria à ponta de Espanha, ao fim da terra, onde outrora ficara a ilha engolida pelo mar. Ao tempo dos romanos foi o Calix Janos, e no tempo medieval foi o Calix Iago, de peregrinação a Santiago.
Ficou esse Caminho do Minho, pelo rio Minho que findava em Caminha.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Livro de Lisuarte de Abreu (2) As Armadas da Índia

Talvez já percebendo o problema nacional de falta de memória, o governador Jorge Cabral (1549) pediu uma ilustração com as Armadas da Índia, ou seja o conjunto de navios que rumava praticamente todos os anos, de Lisboa à Índia.

Segue-se assim no livro de Lisuarte Abreu as belas ilustrações dos navios que seguiram aquele rumo. 
Discute-se a fiabilidade destas informações, pois só nalguns casos batem certo com outros relatos, também muitos deles incertos. Diz-se que esta informação de Lisuarte é desconcertante, como se a restante trouxesse alguma espécie de conserto. Se as Décadas de João de Barros trouxeram um certo concerto, foi também à custa da imagem que usou para o retrato de Filipe da Macedónio, pai de Alexandre Magno (ver aqui)
... tanto louvor se dá àquele Pintor, que tirando a El Rey Filipe pai de Alexandre per natural, tomou-lhe a postura do rostro de maneira, que lhe encobrisse o defeito que tinha, que era um olho a menos. 
Mesmo que os traços de Lisuarte sejam algo desconcertantes, estão longe de mostrar a cegueira da epopeia portuguesa, que ainda assim foi pouco aflorada por Camões, uns anos depois.
__________________
Armadas da Índia

Uma relação das Armadas da Índia, com algum concerto, pode ser encontrada na página


O GOVERNADOR IORGE CAbRALL MAMDOV FAZER MEMORIA DAS ARMADAS QUE PORTVGALL PASARAM A ESTAS PARTES.
(1) ESTA PRIMEIRA COM QVE VASCO DA GAMA COM QVE PARTIO REINO ANO DE 497.
- Paullo da gama (Paulo da Gama) [bandeira da cruz de Cristo]
- Vasquo da gama (Vasco da Gama) [bandeira com escudo real]
- Ho nauio de Neculao Coelho q dsfizerão. (Nicolau Coelho) [perdido]

(2) A SEGUNDA ARMADA DE PDR ALVARES CAbRAL ANO DE 500
- Amdre guonçalvez (André Gonçalves)
- Dioguo Diaz (Diogo Dias)
- Vasquo De Taíde (Vasco de Ataíde) [perdido]
- Nuno Leytão (Nuno Leitão)
- Rui de mjrãoDa (Rui de Miranda) [perdido]
- Luis Piris (Luís Pires) [perdido]
- Sanchou De Touar varou e puserão lho fogo (Sancho de Tovar) [incendiado]

- Niculao Coelho (Nicolau Coelho)
- João F~iz (João Fernandes)
- Pedralvez Cabral (Pedro Álvares Cabral) [bandeira da cruz de Cristo]
- Symão De mjrãoDa (Simão de Miranda)
- Dioguo de Figuejro (Diogo de Figueiredo) [perdido]
- Bertolameu Diaz (Bartolomeu Dias) [perdido]


(3) JOHAM DA NOVA ALCAIDE DE LISBOA - ANO DE 501.
- Joam da nova (João da Nova) [bandeira da cruz de Cristo]
- Duarte pacheguo (Duarte Pacheco)
- Ruj d abreu (Rui de Abreu)
- Miçe Viçente (Mice Vicente)

(4) DOM VASQUO DA GAMA DESCOBRIDOR DA INDIA - ANO DE 502
- Dom vasquo da gama diguo fernão da gama [bandeira da cruz de Cristo]
- françisquo marequos (Francisco Marrecos)
- Vasquo tinoquo (Vasco Tinoco)
- Dioguo f~iz de mello (Diogo Fernandes de Melo)
- Antão Vaz (Antão Vaz)
- fi~co da cunha da ilha (Francisco da Cunha, da ilha)
- Pero de mendonça no parçel de çofalla (Pêro de Mendonça em Sofala) [perdido]
- Joam Serão (João Serrão)
- fernão d atouguia (Fernão de Atouguia)
- pedr afonço d agiar (Pedro Afonso de Aguiar)

- Dyoguo f~iz corea (Diogo Fernandes Correia)
- Diniz Roiz (Dinis Rodrigues)
- alvaro de taide (Álvaro de Ataíde)
- Do Luis coutynho (Dom Luis Coutinho)
- Don vasquo da gama (Dom Vasco da Gama) [bandeira da cruz de Cristo]
- fernão roiz adarças (Fernão Rodrigues Bardaças)
- Gjil matoso (Gil Matoso)



(5) OS ALBOQVERQVE - ANO DE 503
- Viçente d alboquerque
- Afonso d alboquerque [bandeira da cruz de Cristo]
- francisquo d alboquerque [bandeira da cruz de Cristo]
- bertolameu diaz (Bartolomeu Dias)
- Duarte pachequo (Duarte Pacheco)
- Juçarte pachequo (Zuzarte Pacheco)

(6) LOPO SOARES - ANO DE 504
- Antão de lemoos (Antão de Lemos)
- Dioguo tinoquo (Diogo Tinoco)
- fernão Juzarte (Fernão Zuzarte)
- Symão dal caçova (Simão de Alcáçova)
- Lopo Soajres [Lopo Soares, bandeira da cruz de Cristo]
- Antónjo de bryto (António de Brito)
- tristam da sylva (Tristão da Silva)

- Dioguo ferejra (Diogo Ferreira)
- Dioguo Corea (Diogo Correia)
- Simão gedes (Simão Guedes)
- Diguo d abreu da ilha (Diogo de Abreu, da ilha)
- João de mendanha (João de Mendanha)
- Cristovão de tavora (Cristovão de Távora)
- Amdre guato (André Gato)



(7) DOM fRANCIVO DA EM IDA - O PRIMEIRO VISORTY DA INDIA - ANO DE 505
[Dom Francisco de Almeida - o primeiro vice-rei da Índia - ano de 1505]
- Dom alvaro de loronha (Álvaro de Noronha)
- Dom françisquo d almejda [bandeira da cruz de Cristo, Francisco de Almeida]
- Jeronjmo teijJeira (Jerónimo Teixeira)
- Ruj frejre (Rui Freire)
- Guonçalho Sarajva (Gonçalo Saraiva)
- fernão Soajrés (Fernão Soares)
- João da nova (João da Nova)
- Filipe Rodrigues
- Rodriguo da canha (Rodrigo da Cunha)

- Lucas da fonçequa (Lucas da Fonseca)
- João Homem
- pero fereira (Pêro Ferreira)
- Vasquo gomez d abreu (Vasco Gomes de Abreu)
- Loure~so de brito (Lourenço de Brito)
- Bastião de Sousa
- João Serão (João Serrão)
- Lopo Sanchez
- Lopo chanoqua (Lopo Chanoca)
- guõncallo de paiva (Gonçalo de Paiva)
- Antão Vaz

(8) PERO D NAHAIA PRA COFALLA - 505 
[PERO DE ANAIA PARA SOFALA - 1505]
- pero d alnhaya [bandeira da cruz de Cristo, Pêro de Anaia]
- pero bareto (Pêro Barreto)
- João Leite
- francisquo d anhaya (Francisco de Anaia)
- João de quejros (João de Queirós)
- Manoel f~iz (Manuel Fernandes)


(9) ARMADA DE TRISTAM DA CVNHA QVE VINDO PRA A INDIA 
DESCOBRIO ESTAS ILHAS - ANO DE 506
- afomço lopez da costa (Afonso Lopes da Costa)
- antonyo do campo (António do Campo) 
- manoel teles (Manuel Teles)
- Joam gomez d abreu (João Gomes de Abreu)
- afomço d albuquerque (Afonso de Albuquerque)
- amdre dias alcaide (André Dias, alcaide)
- ... sam lazaro [perdida]

- tristao da cun [bandeira da cruz de Cristo, Tristão da Cunha]
- fr de tavora (Francisco de Távora)
- Jo queimab (Job Queimado)
- alvaro teles (Álvaro Teles)
- lyonxl coutinho (Leonel Coutinho)
- Roy pyaxo (Rui Pereira ?)
- Jº Roy~z pasanha (João Rodrigues Pessanha)

(10) ARMADA DE VASCO MEMZ D ABREU PERA SOFALA ANO DE 507
- Vasco Memds d abreu [bandeira da cruz de Cristo, Vasco Mendes de Abreu]
- dyoguo de mxlo (Diogo de Melo)
- martym coelho (Martim Coelho)
- Vº lourenço (Vº Lourenço)
- Lº chanoca (Lº Chanoca)
- ruy gomsalves de valadares (Rui Gonçalves de Valadares)

domingo, 4 de agosto de 2019

Livro de Lisuarte de Abreu (1) Retratos dos governadores

O livro de Lisuarte de Abreu (que foi aqui trazido por David Jorge), tem algumas ilustrações únicas do que nos resta do período dos descobrimentos. Apesar da qualidade dos desenhos, por comparação a outros, a escrita é de tal forma caótica e disléxica, que se diria péssima cópia de analfabeto. Prova disso é ver-se escrito RBI em vez de REI ou LORO em vez de LOPO, entre muitos outros erros...
Teria sido encomenda a algum artista indiano? 
Um dos interesses deste livro é que permite identificar retratos dos primeiros governadores da Índia portuguesa, associando os seus brazões.

O tema ficaria por aqui, mas há um pequeno problema... que é apresentado numa tese de mestrado da Univ. Católica do Porto, de Ana Teresa Teves Reis:

A Galeria dos Vice-Reis e Governadores da India Portuguesa:
percurso para a definição de uma metodologia de intervenção

Ao que parece no decurso de obras de restauro dos quadros existentes na Galeria dos Vice-Reis e Governadores, surgiu um pequeno problema... Atrás das longas barbas brancas de Afonso de Albuquerque, estava um retrato com barbas castanhas e mais curtas! - De quem?
Imagem e legenda retirada da tese de mestrado de Teresa Teves Reis.

A autora da tese cita uma carta trocada a este propósito (no final dos anos 50, entre o Dr. João Couto e o General Luís de Pina):
"Levantou-se agora uma dificuldade. Vicissitudes do restauro modificaram o primitivo aspecto do retratado e o Afonso de Albuquerque vindo de Goa ficou sem as imponentes barbas brancas com que estava representado na pintura inicial. Várias pessoas, entre elas o nosso Ministro da Educação Nacional [na altura Francisco de Paula Leite Pinto], não pode suportar um Afonso de Albuquerque sem as clássicas barbas brancas. Ora sucede que se supõe ter havido um troca nos retratos restaurados na India e por isso a Agência Geral das Colónias mandou vir a pintura que representa o Governador Soares de Albergaria, decisão que talvez solucione o assunto. O que pensa o meu amigo desta trapalhada? É difícil para si responder sem as muitas radiografias e fotografias que se fizeram dos vários estratos da pintura que na oficina se tratou."
Continuamos com as palavras da autora da tese:
Como durante a intervenção no painel de Afonso de Albuquerque foi descoberto o brasão dos Albergaria numa das camadas subjacentes, o próprio Ministro da Educação Nacional e o Ministro do Ultramar ordenam a vinda do retrato de Lopo Soares de Albergaria numa tentativa de confirmar se efetivamente houvera troca de quadros. O levantamento da repintura nesse painel revela uma outra personagem que se encontrava sob a figura de Lopo Soares de Albergaria, que afinal não era outro Afonso de Albuquerque, mas sim D. Francisco de Mascarenhas, agravando-se a complexidade da situação.
Portanto, já sabíamos da facilidade com que os restauradores e os seus restauros, podem transformar um personagem num outro completamente diferente. Neste caso, trocar Lopo Soares com Afonso de Albuquerque, é uma brincadeira como trocar as caras em rivalidades com 500 anos de historietas, entre Câmaras e Albuquerques.
Os retratos mencionados estavam no Palácio dos Governadores em Pangim.

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Governadores da Índia portuguesa


Passemos assim à lista dos retratos constantes no livro de Lisuarte de Abreu, sem saber se estes mesmos retratos foram também retocados ou não... pelo menos o aspecto de Afonso de Albuquerque lá se mantém com as longas barbas brancas, e o de Lopo Soares não estará muito diferente.

1505: Francisco de Almeida (DÕ FRACISCO DALMEIDA VISO REI)
1509: Afonso de Albuquerque (AFOMÇO DALBVQVERQVE GOVERNADOR)
1515: Lopo Soares de Albergaria (LORO SOARES GOVERNADOR)
1518: Diogo Lopes de Sequeira (DIOGO LOPES DE SIQEIRA GOVERNADOR)

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1522: Duarte de Meneses (DÕ DVARTE DE MENESE GOVERNADOR)
1524: Vasco da Gama (DÕ VASCO DA GAMA VISO REI E COMDE)
1524: Henrique de Meneses (DÕ AMRIQVE DE MENESES GOVERNADOR) 
1526: Lopo Vaz de Sampaio (LOPO VAS DE SAPAIIO GOVERNADOR)

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1529: Nuno da Cunha (NVNO DA CVNHA GOVERNADOR)
1538: Garcia de Noronha (DÕ GARÇIA DE NORONH VISO REI)
1540: Estevão da Gama (DÕ ESTEVAM DA GAMA GOVERNADOR) 
1542: Martim Afonso de Sousa (MARTI AFO DE SOUSA GOVERNADOR)
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1545: João de Castro (DÕ IOAM DE CRASTO GOVERNADOR E VSOREI)
1548: Garcia de Sá (GARÇIA DE SA GOVERNADOR)
1549: Jorge Cabral (JORGE CABAR GOVERNADOR) 
1550: Afonso de Noronha (DÕ AO [VISOREI] FO DO MARQES DE VILA REALL)
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1554: Pedro Mascarenhas (DÕ PEDRO VISO RBI)
1555: Francisco Barreto (FRCO BARETO GOVERNADOR)
1558: Constantino de Bragança (DÕ COSTAMTINO VISO REI)