Alvor-Silves

sábado, 11 de março de 2017

Ao mau mar ia (1)

Como hoje em dia, a orientação terrestre se baseia essencialmente no conhecimento da latitude e longitude, acaba por ser fortemente negligenciada a possibilidade de se fazerem mapas, sem usar nem uma coisa, nem outra.
As cartas de marear não apresentavam linhas de longitude, ou sequer de latitude, porque não precisavam... a ideia era simplesmente usar a bússola.
Por exemplo, como se poderiam marcar os Açores num mapa?
Chegados aos Açores, se tomassem um rumo constante na bússola, digamos ENE (Lés-Nordeste), chegariam à Bretanha. Inversamente, se partissem da Bretanha com um rumo constante oposto OSO (Oés-Sudoeste), rumariam em direcção ao Açores. 
Isto não seria suficiente para marcar os Açores numa carta. Mas poderiam fazer o mesmo com qualquer outra direcção da bússola. Saindo dos Açores com rumo ESE (Lés-Sudeste), chegariam a um ponto na costa marroquina. Inversamente, partido desse ponto na direcção oposta ONO (Oés-Noroeste), chegariam aos Açores. 

Exemplificamos essa marcação num mapa de Reinel, vendo como a intersecção de uma rota OSO vinda da Bretanha, com uma rota ONO vinda de um cabo de Marrocos, definiria apenas uma possibilidade de marcação dos Açores no mapa. Alternativamente, como é óbvio, poderia usar-se a navegação oeste, partindo da costa portuguesa.
A intersecção de um rumo OSO saindo da Bretanha, com um rumo ONO vindo
de um cabo marroquino, levaria a uma marcação da posição dos Açores.

É claro que este método não era muito exacto, porque não teria em conta o desvio da rota (a então chamada "derrota"), que acontecia pelas correntes marítimas. De qualquer forma seria preferível a um cálculo de latitude, que implicava céu limpo, à noite, para medir a altura da Estrela Polar, ou de dia, para calcular a altura do sol ao meio-dia... especialmente dados os erros, também pelas oscilações no navio. A longitude seria ainda muito mais difícil de registar, e basicamente só haveria uma ideia aproximada, pelo tempo da viagem.

A bússola não dependia do estado do tempo, permitindo manter a direcção fixa. 
Mais importante, como as correntes eram sempre as mesmas, não interessava muito se a marcação estava certa... o que importava é que mantendo um rumo fixo iam lá chegar - os mapas estavam feitos para serem usados com bússola, em pontos específicos, e seguindo outras rotas é que seria natural perderem-se.

Explicaremos depois como a bússola em conjunto com o cálculo da latitude, dispensava praticamente o cálculo da longitude. Foi praticamente isso que os portugueses passaram a utilizar, especialmente a partir do reinado de D. João II, usando para marcar a latitude, o astrolábio, o quadrante, ou a balestilha. 
Repare-se que os poucos portulanos antigos, do Séc. XV e anteriores, nem tão pouco indicam o Trópico de Cancer, mas essa marcação de latitude passou a ser obrigatória em todos os mapas do Séc. XVI (como já se vê no mapa de Cantino, 1502).

Convém agora dizer que há uma característica comum à maioria dos portulanos, e que não é notada à primeira vista... uma marcação de um círculo com 16 focos de referência secundários.
Isso ocorre desde os mapas de Abraham Cresques (também com Pizzigano), mas vamos evidenciar isso com os mapas de Pedro Reinel:
Carta "Pedro Reinel me fez" (1485), evidenciando o círculo onde ficam as rosas dos ventos
e os 16 focos (a vermelho com rosa-dos-ventos, a azul, sem rosa-dos-ventos)
No caso do mapa de 1485, há uma rosa-dos-ventos central, de onde saíram 16 direcções cardinais, e a uma distância fixa do compasso, desenha-se um círculo onde vão ficar os 16 focos. 
Em 5 desses focos há novas rosas-dos-ventos, nos outros 11 não... a razão para esta escolha, desconheço qual seja.

Noutro mapa de Reinel (1504), passa-se o mesmo:
Carta "Pedro Reinel a fez" evidenciando a rosa-dos-ventos central, de onde saem 16 direcções para o mesmo número de focos (pontos a vermelho, com rosa-dos-ventos, e pontos a azul, sem rosa-dos-ventos).
Agora passamos a ter 9 pontos com rosas-dos-ventos, e 7 pontos sem rosas-dos-ventos. Neste mapa já aparece a exigência papal, de apontar o Leste (direcção de Jerusalém) com uma cruz. Tem ainda uma outra novidade - uma escala para latitudes, aliás duas - uma ligeiramente inclinada, o que mostra que pretende mostrar que a latitude vai exigir dois tipos de representação, com uma pequena correcção a Ocidente, em paragens americanas, para a mediação do Tratado de Tordesilhas.

A mesma ocorrência do círculo é notada no seguinte mapa de Reinel de 1535:
Mapa atribuído a Pedro Reinel (1535) - neste caso há uma rosa-dos-ventos extra (verde, à direita)
Dos 16 focos, agora há 10 com rosas-dos-ventos, e 6 focos simples (a azul). Este mapa já evidencia como latitudes, o Trópico de Cancer e o Equador.

Podemos colocar uma questão... qual a necessidade que havia de colocar as rosas-dos-ventos, e os outros focos, no mapa?
Por um lado, poderiam ser usados para definir melhor os contornos locais... no sentido em que mudariam os pontos de referência, noutras partes do globo. Mas como estas rosas-dos-ventos são indistintamente colocadas em terra ou no mar, o seu significado carece de melhor explicação.
Para esse efeito, no próximo texto, iremos ver como fica o Globo de João de Lisboa, e o Mapa Cantino (no caso do Mapa Cantino há mesmo dois círculos evidenciados).

Quanto ao título do texto, é uma simples modalidade de entender "mau maria" - uma expressão corrente sem aparente sentido, mas se for ao "mau mar ia"... muitos foram os que se perderam no mau mar, não apenas por tempestades, mas sobretudo por enganos.

6 comentários:

  1. Caríssimo,

    Sem querer adiantar-me ao seu próximo post, adianto um pequeno pormenor:
    As "velas e bandeiras" apontam sempre a direcção dos ventos.
    É de notar que esse pormenor, está sempre presente na cartografia da época da conquista e "descoberta".
    As questões só se levantam quando os ventos predominantes são diferentes ao que está representado na bandeira na carta.
    Ex:(Bandeira portuguesa contraria à direção dos ventos na carta Pedro Reinel me fez (1485) essa bandeira, caso a "emenda" (interpretação que a parte abaixo os montes claros que seria supostamente ligaria com o fim da costa mais abaixo) fosse uma "emenda" e não uma leitura "além do fim do mundo" (ou seja "rodada 90º"), deveria estar de acordo com a mesma direcção das bandeiras anteriores ou igual à bandeira da dita "emenda", mas não está.

    Para finalizar, porque razão precisaria o leitor da carta saber que aqueles são os "montes claros de AFRICA", estão sobre o continente africano, não deveriam ser de Africa?? Não. Não quando se roda a carta...

    Cumprimentos,
    DJorge

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  2. Caro David, é muito boa observação, a da orientação das bandeiras na carta "Pedro Reinel me fez" de 1485.
    De facto, vemos que há uma orientação consistente na Europa:
    - Bandeira à esquerda do mastro, na costa atlântica europeia;
    - Bandeira à direita no mastro, na costa mediterrânica europeia;
    Que também é consistente em África, mas inverte:
    - Bandeira à esquerda do mastro, na costa mediterrânica africana;
    - Bandeira à direita no mastro, na costa atlântica africana.

    A única excepção, como bem referiu, é a última bandeira, que serviria a suposta continuação do mapa... e que também se opõe à direcção das bandeiras na continuação do mapa!

    [No mapa de 1504 (Pedro Reinel a fez), a orientação é a mesma em África, mas na parte atlântica europeia, quer a bandeira em Portugal, ou na Bretanha, invertem essa tendência.]

    É também pertinente a sua observação acerca dos "montes claros em África", até porque na mesma posição escreve depois nos outros mapas:
    - "partes de África"
    ou
    - "Partes de África - A mina"

    O mais subtil é que ao escrever "partes de África" tanto se pode referir "às partes", tanto como pode conjugar o verbo "partir"... no sentido "partir de África.

    Da mesma forma, quando diz "montes claros em África", tanto pode querer dizer que se trata do Atlas, que são montes claros (têm neve) em África... como pode querer dizer que ao rodar o mapa 90º graus, também vamos encontrar montes igualmente altos, que são da Sierra Madre... mas não são claros - normalmente aí não há neve na parte mexicana.

    Creio que Pedro Reinel se fascinou com este paralelismo África-América.
    Já tinha sido explorado antes por Zurara, que parece descrever os acontecimentos na América, fazendo-os passar por terem lugar em África.

    É que independentemente de podermos ver na rotação da carta "Pedro Reinel me fez" uma coincidência com a zona do Golfo de México, há outra coincidência natural que é aparecerem montanhas no mesmo sítio... e ainda uma outra coincidência que é estar tudo à mesma latitude.

    Mas, enfim, também os moscardos, quando batem 3, 4 ou 5 vezes contra o vidro, deve ser porque acham que é uma mera coincidência. Não há nada a fazer, porque é uma realidade que não foram programados para entender, e resta-lhes a teimosia...

    Um abraço!

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  3. https://www.publico.pt/2017/10/24/ciencia/noticia/astrolabio-portugues-revelado-por-tecnologias-3d-1790059

    Cumpts,

    JR

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    1. Bom, para a história do astrolábio, é instrutivo ler:

      https://en.wikipedia.org/wiki/Astrolabe

      ... e por isso é preciso contextualizar o que se quer dizer com "astrolábio" e penso que se estejam a referir a ter sido "astrolábio náutico", ou seja, usado na navegação.
      O problema desses artigos de divulgação científica, é que começam por nem perceber do que estão a falar.

      Pior, o problema é quando os próprios investigadores também pouco querem saber do assunto, e estão mais interessados noutras coisas.
      Passo a explicar. Há uns vinte anos, por vias travessas, a um arqueólogo desses, e não quer dizer que seja um dos mencionados no artigo, foi-lhe aconselhado falar comigo para resolver um problema "complicado".
      Interessa que desenvolvi uma técnica mais ou menos inovadora para resolver o problema, e ele ficou em contacto com um colaborador meu. Mas, acabou por optar por uma abordagem básica, que lhe ofereceram fora de portas, interessando mais aos resultados visados à carreira. Fiquei com a técnica, que ele nunca entendeu bem, e que não me serviu para nada, porque não me dedicava a esse assunto... no máximo, acho que fiz uma ou duas palestras universitárias sobre isso, para entretenimento.
      Isto só para dizer que não vejo na fotografia quaisquer marcas (conforme estão na "foto" azul), mas também não vejo o que fosse tal objecto sem ser uma peça de um astrolábio...
      Interessa que nada disso tem a mínima importância, tirando um interesse para a carreira dos envolvidos, e marginalmente para a carreira das Índias.

      Abç

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  4. Se for realmente um astrolábio, interessa que será o mais antigo, pelo menos é o que eles dizem no artigo.

    O caro Da Maia é uma caixinha de surpresas...Contactado por arqueólogos para resolver problemas complicados, palestras universitárias e tal. Não é para qualquer um mas também seria espectável visto ser uma enciclopédia humana.

    Cumpts,

    JR

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    1. ... interessa, marginalmente, como curiosidade, só se for astrolábio náutico (usado na navegação marítima). Dos outros, há por exemplo este:

      https://en.wikipedia.org/wiki/Astrolabe#/media/File:Jean_Fusoris_planispheric_astrolabe_in_Putnam_Gallery,_2009-11-24.jpg

      ... que é de 1400, ou seja cem anos anterior.

      Ah, e quanto ao resto já foi há muito tempo, e não significou nada, excepto para ir percebendo que raramente as pessoas são motivadas por assuntos.
      O assunto que as motiva é sempre o mesmo - elas próprias. O assunto é só um disfarce que usam, para ascenderem numa certa hierarquia social.
      Está numa certa natureza humana querer ser o melhor nalguma coisa, nem que seja no berlinde às 3 barrocas. Os que passam por ser humildes, são uns chatos a quererem ser os mais humildes... os que passam por ser desgraçados, querem ser os mais desgraçados, etc.

      Abç

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