tag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post2889661928212652250..comments2024-03-24T14:05:18.014-07:00Comments on alvor-silves: A viagem ao Brasil em 1498Alvor-Silveshttp://www.blogger.com/profile/15596706877697025183noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-14132871406755074722020-07-09T22:41:35.047-07:002020-07-09T22:41:35.047-07:00"É que eles não se entendem e só não se chate..."É que eles não se entendem e só não se chateiam porque estão perpétuamente mais chateados com os Castelhanos... que muitas vezes também lhe servem de bicho papão e bode expiatório."<br /><br />Nesse aspecto, pelo menos, estamos de acordo.<br />Mas não acho que o Puigdemont tenha sido cobarde ao fugir, teria sido estúpido se ficasse.<br /><br />Cumprimentos.Alvor-Silveshttps://www.blogger.com/profile/15596706877697025183noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-80252476863596762452020-07-09T18:23:53.770-07:002020-07-09T18:23:53.770-07:00Meu caro,
estamos pois em campos diferentes.
Não ...Meu caro,<br /><br />estamos pois em campos diferentes.<br />Não é uma questão de liberdade condicional.<br />Os corpos mortos têm de ser enterrados ou quiçá cremados. Se deixados ao ar livre serão focos de doenças e infectar-nos-ão a todos. <br />Os corpos mortos não têm liberdade. Condicional ou não. <br /><br />Deve a Catalunha existir enquanto Estado livre? Sim. <br />Deve uma outra coisa qualquer emergir em parte daquilo que deveria ser a Catalunha apenas para enfraquecer (ainda mais) a Espanha ou a Península? Não.<br /><br />Também não concordo com a sua visão de Franco ou da elite Catalã. <br />E a mim parece-me que Puigdemont foi mais um cobarde (antes e depois de fugir) que outra coisa qualquer... a seguir a cobarde talvez venha o idiota útil... mas isso naquele tempo havia muitos dizeres de contas em Andorra... portanto fico caladinho. <br /><br />Mas acho não só que o Nacionalismo Catalão moderno é mais patético do que Nacionalismo... <br />E acho que se deixada a si própria a Catalunha (sem a função moderadora de uma eventual Comunidade Valenciana que a ela se lhe ligasse) rapidamente entraria em guerra civil ou quase.<br />É que eles não se entendem e só não se chateiam porque estão perpétuamente mais chateados com os Castelhanos... que muitas vezes também lhe servem de bicho papão e bode expiatório. <br /><br />Cumprimentos,<br />IRF<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-12510310210013850852020-07-09T07:07:40.274-07:002020-07-09T07:07:40.274-07:00A Catalunha estando condicionada por uma elite mad...A Catalunha estando condicionada por uma elite madrilena, que foi franquista, ou seja, pior que fascista; é natural que se vá colocando à esquerda, pela tradição e pela contra-reacção natural. <br />Mas, nem esse argumento cola, porque Puigdemont não estava ligado a esse radicalismo de esquerda, e apanhou pela mesma medida... simplesmente não caiu na esparrela de se deixar ficar em Espanha.<br /><br />Acho um piadão a UE, UK, USA, etc, criticarem a falta de autonomia em Hong Kong, quando nem um esboço decente tiveram na Catalunha. Uma vergonha.<br /><br />A diferença é entre liberdade condicional, e liberdade. <br />Você só aceita uma eventual liberdade catalã, condicionada a que não sejam governados pela esquerda catalã. Portanto seria uma liberdade condicional... isso pelo menos reconhece que a Catalunha está efectivamente presa por Castela.<br />Alvor-Silveshttps://www.blogger.com/profile/15596706877697025183noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-10489431143010493932020-07-08T06:03:01.558-07:002020-07-08T06:03:01.558-07:00Sim.
Mas o mesmo suicídio parece estar a acontece...Sim. <br />Mas o mesmo suicídio parece estar a acontecer agora. Essencialmente o meu argumento radicava na ideia que há uma forma melhor de nos suicidarmos nacionalmente... <br /><br />Quanto à Catalunha tenho de dizer que por princípio sou a favor de um Estado Catalão Independente que abranja toda a área de língua e cutura Catalã que vai bem para lá da Catalunha própriamente dita.<br /><br />Mas se é para a Catalunha passar a ser uma espécie de mini União Soviética e fonte de instabilidade na Península - como agora me parece que seria o caso - então tenho que dar razão ao Hrosé Espanholito. <br />Estou com os Castelhanos nesta. <br />Apesar de querer um Estado Catalão.<br /><br />Cumprimentos,<br />IRFAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-89616261104301836122020-07-05T23:02:06.555-07:002020-07-05T23:02:06.555-07:00Compreendo e sigo, mas qualquer junção com Espanha...Compreendo e sigo, mas qualquer junção com Espanha, depois do que se viu na Catalunha, seria mesmo um completo suicídio nacional. Alvor-Silveshttps://www.blogger.com/profile/15596706877697025183noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-35064635509308160172020-07-05T12:27:20.754-07:002020-07-05T12:27:20.754-07:00A descentralização tem muito que se lhe diga.
Uma ...A descentralização tem muito que se lhe diga.<br />Uma descentralização que vá copiar a Espanhola é um veneno. <br />Uma qualquer descentralização sob os preceitos actuais - o verdadeiro veneno - será apenas mais veneno mas com mais tachinhos.<br /><br />O resto do país sofre dos mesmos tiques e problemas de Lisboa.<br />Não é à toa que a elite de Lisboa seja como é e não é à toa que as quasi-elites do resto de país fora de Lisboa sejam completa e cegamente submissas às elites de Lisboa. <br /><br />Ninguém quer fazer diferente.<br />E a ser assim mais vale oferecer o país a Espanha - que cobiça esta terra há mais tempo - do que a transformar em colónia de povoamento para o que pior há do terceiro mundo o que não significará apenas o fim de Portugal como também um foco de veneno para a própria Espanha e o resto do que sobrar da Europa. <br /><br />Estamos a ponto de a melhor coisa ser acabar este projecto e entregar o país a Espanha? Não.<br /><br />Estamos a caminhar para isso e essa irreversibilidade?<br />Sim, a passos largos.<br /><br />IRFAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-16326317729305280512020-07-04T15:03:58.665-07:002020-07-04T15:03:58.665-07:00Tenho que discordar, IRF.
Espanha cobiça Portugal ...Tenho que discordar, IRF.<br />Espanha cobiça Portugal por mera gula. Não saberiam o que fazer com a união. Nunca souberam.<br />O projecto do nome "Espanha" era mesmo a união ibérica, e quando conseguiram isso, não aproveitaram minimamente as diferenças, e quiseram alcatroar a península com a mediocridade do centralizado politburo castelhano. Nesse aspecto tiveram algum sucesso, porque nenhum dos dois estados recuperou dessa mediocridade.<br />Ainda hoje há um medo atávico de deixarem as autonomias exibirem o seu potencial.<br /><br />Por exemplo, Portugal tinha muito mais a ganhar se deixasse as cidades crescerem sem dependerem do beija-mão a Lisboa. A competição interna é meio-caminho para a competitividade do próprio país. <br />Caso contrário, alinha tudo pelo mínimo. Porque em vez de procurarem ver quem faz mais e melhor, procuram ver quem faz menos, recebendo o mesmo.<br /><br />Cumprimentos.<br />Alvor-Silveshttps://www.blogger.com/profile/15596706877697025183noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-13024135587646976822020-07-04T09:48:46.157-07:002020-07-04T09:48:46.157-07:00"E a prova de que juntos fomos o pior dos doi..."E a prova de que juntos fomos o pior dos dois, é que a maior decadência ocorreu nos 60 anos em que os tivemos que aturar."<br /><br />Já para não falar da prévia união, a Visigoda, que em 100 anos 585-711 originou um dos maiores desastres da humanidade...<br /><br />Confesso no entanto que vendo o Estado lastimável do país e a oferta de nacionalidade ao desbarato... se os Portugueses não têm futuro ao menos deixem Espanha ficar com esta terra, que são aqueles que a cobiçam há mais tempo!<br /><br />Tirando isso,<br />é dizer sempre não ao Hrosé Espanholito.<br /><br />Cumprimentos,<br />IRFAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-56699928593956543142020-06-29T08:54:58.349-07:002020-06-29T08:54:58.349-07:00Sim, é habitual não querermos olhar para versão es...Sim, é habitual não querermos olhar para versão espanholita, porque já sabemos o final do romance, quando ainda não lemos o primeiro capítulo.<br />E veja bem como eles nos queriam, Amélia, que durante 27 anos (1640-1668) não deixaram de nos querer abraçar no sagrado matrimónio com que Filipe II nos uniu.<br />Aí a narrativa espanholita é um pouco falha, porque mesmo tendo casado a Catarina, não vieram nenhuns ingleses nos ajudar, e estivemos basicamente por nossa conta.<br />Também se esquecem do grande estratega que foi Manuel Godoy, o fantástico "príncipe da paz" que lhes trouxe Napoleão com a promessa de que ficariam com Portugal.<br />Eles que são tão amigos dos franceses, devem-se esquecer que foram os portugueses e ingleses que conseguiram libertar a Espanha do jugo francês, ou será que gostavam mais de serem fuzilados, conforme retratado por Goya?<br /><br />E a prova de que juntos fomos o pior dos dois, é que a maior decadência ocorreu nos 60 anos em que os tivemos que aturar.<br /><br />Mas, sim, é verdade que ambos foram carne para canhão dos livros maçons de história.<br />No entanto, ainda há caramelos que alinham nessa intrusão externa, disfarçada de avental.<br /><br />Quanto aos inexistentes registos arqueológicos americanos e australianos, convém não esquecer que pior do que a pata negra que os espanhóis colocaram em metade da América, portugueses, ingleses, holandeses e franceses, puseram só um pezinho na costa, e esperaram até ao Séc. XIX para avançar pelo restante do continente americano.<br />Resultado - a pata negra espanhola ainda nos deixou vestígios incas, maias e aztecas; e quanto às restantes partes? - népias! É como se não tivesse ficado nada. Até as fortificações mais antigas dos próprios desapareceram do continente, mas depois ainda se vêem nas ilhas, Bermudas, algumas outras Caraíbas, e pouco mais.<br />Precisavam de fortes de pedra nas ilhas, mas no continente eram paliçadas...<br /><br />Cumprimentos.<br />Alvor-Silveshttps://www.blogger.com/profile/15596706877697025183noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-90965288606489889832020-06-29T07:40:21.160-07:002020-06-29T07:40:21.160-07:00Tanto é que, e com o intuito de desprezar o impéri...Tanto é que, e com o intuito de desprezar o império espanhol e até mesmo o português, a obviedade de que tudo o que não era americano já conhecia aquele continente muito antes de qualquer ibero lá pisar os pés, já serve como verdade operacional em sentido político e geoestratégico. Se bem que, e como tem feito notar por aqui, parece estranho um continente inteiro ter passado incógnito ao longo da história. Apesar de não haver grandes registos arqueológicos que apontem nesse sentido. Mas nesse caso, sempre se pode culpar a grande lenda negra (espanhola, por supuesto) que tudo destruiu e saqueou e por isso não grandes registos e desses encontros tão corriqueiros antes da oficial oficialização da data de 1492. <br />Tenho pesquisado os historiadores, nuestros hermanos, que claro está, contam a sua versão da história (e de uma forma bastante interessante até) e nessa versão, nós somos os traidores e uns perros de Inglaterra (o que não deixa de ser verdade até certo ponto). É o que dá andarmos de costas voltadas… <br />A. SaavedraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-6615084995606412082020-06-26T10:26:58.246-07:002020-06-26T10:26:58.246-07:00Boa tarde, caro João.
Sim, a partir de certa altur...Boa tarde, caro João.<br />Sim, a partir de certa altura (Séc.XIX) passou a existir uma vertente para promover um navegador espanhol... o que era natural.<br />O problema é que Colombo era italiano, o crédito do continente americano passou para outro italiano, Vespúcio, depois havia Gama e Magalhães, e os espanhóis não ficaram com nenhum navegador com "descobertas" a este nível.<br /><br />Na realidade o crédito costuma ser dado a Vespúcio, que vai levar ao nome América (e não Vespucia, o que é sempre significativo)<br />https://alvor-silves.blogspot.com/2011/07/alberigo-e-amerigo-americo-e-merica.html<br /><br />Como Vespúcio só participou na expedição que levou Alonso Ojeda à Venezuela em 1499, isso é tanto mais ridículo, já que nesse caso o nome hoje deveria ser Alonsica ou Ojedica, para a América... Tanto mais ridículo que em 1498 já Colombo tinha chegado à América, ainda que pensasse ser a China.<br /><br />Pinzon, nesse costume de seguir pela costa, parece ter ido a caminhos onde estava proibido de ir, ou seja, à parte do Brasil, e por isso, do ponto de vista oficial, a viagem dele em Janeiro de 1500 foi ilegal, e os espanhóis deveriam era estar calados. <br />Mas, enfim... <br /><br />Na minha opinião, toda a fantasia à volta dessa questão resulta de acordos, em que ficou assente que Pedro Álvares Cabral descobrira o Brasil, assim como Colombo descobrira a América, etc.<br />Isto foi coisa de burocratas/diplomatas, e a verdade só atrapalha...<br /><br />Abraço,<br />da MaiaAlvor-Silveshttps://www.blogger.com/profile/15596706877697025183noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-54680580984377900932020-06-26T00:47:05.239-07:002020-06-26T00:47:05.239-07:00Bom dia caro Da Maia,
Lembro sim!
Confesso que vi...Bom dia caro Da Maia,<br /><br />Lembro sim!<br />Confesso que vi o vídeo a muito custo e apenas porque o tema me interessava muito mas já não consegui ver um segundo. É tal como diz de uma euforia excessiva que se torna impossível de assistir. É pena porque até daria para perceber o ponto de vista de certos aspectos da nossas história sobre a perspectiva de alguém do lado de lá do oceano. Porém graças a este indivíduo fiquei a saber que existe uma corrente que atribui a descoberta do Brasil ao navegador espanhol Pinzón: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vicente_Y%C3%A1%C3%B1ez_Pinz%C3%B3n<br /><br />Sabia disto? Estes espanhóis...<br /><br />Abraço<br /><br />JR<br />João Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/10535792108384445561noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-85966477700890268682020-06-25T06:51:14.463-07:002020-06-25T06:51:14.463-07:00Olá João.
Quando vi este comentário, pensei que um...Olá João.<br />Quando vi este comentário, pensei que uma situação de cópia literal, como aconteceu com o texto do papagaio, que foi todo papagueado pela Vortex Mag, sem mudar vírgula:<br /><br />https://alvor-silves.blogspot.com/2011/01/relacao-do-portugues-com-o-latim.html#c7558112893525999491<br /><br />Parece que ganharam alguma vergonha e o link já não está acessível:<br /><br />https://www.vortexmag.net/historia-insolita-de-portugal-d-joao-ii-exige-o-papagaio-aos-franceses/<br /><br />Lembra-se disto? Engraçado!<br />Reparei foi que o comentário não ficou no postal do papagaio: <br />https://alvor-silves.blogspot.com/2011/01/d-joao-ii-exige-o-papagaio-aos.html<br /><br />e assim é mais difícil encontrar. Vou colocar um comentário...<br /><br /><br />Agora, quanto ao vídeo que me envia... é demasiado apalhaçado, para se conseguir ver!<br />Bom, eu nada tenho contra quem quer ganhar a vida fazendo palhaçadas, e ainda que se possa julgar que se atinge uma maior plateia, acho que não servirá de muito... porque quem consome aquilo, consome a palhaçada e não a matéria de facto.<br /><br />Conforme está aqui dito neste postal, essa tese é tão antiga quanto o próprio aparecimento do livro no Séc. XIX. Mas foi Jorge Couto, em 1995, que insistiu sobre o assunto e conseguiu reconhecimento em Portugal e no Brasil, acerca dessa tese.<br /><br />Portanto, eu não tenho nada a ver com o assunto.<br />Cheguei lá, porque li o Esmeraldo de Situ Orbis. Mas fazendo uma rápida pesquisa cheguei também ao nome do Jorge Couto, que era então Director da Biblioteca Nacional.<br />O que ele conseguiu na divulgação do assunto? <br />- Eu diria que conseguiu o mesmo que eu, relativamente à divulgação destes assuntos... ou seja, há um reduzido número de pessoas que sabe; mas continua a ser ensinado que Pedro Álvares Cabral foi quem descobriu, porque é o consenso do status quo. Nalguns manuais mais recentes, acho que já apareceu em rodapé que poderia ser Pacheco Pereira. Mas será coisa de durar uns tempos, até que todos se voltem a esquecer.<br /><br />Abraço,<br />da MaiaAlvor-Silveshttps://www.blogger.com/profile/15596706877697025183noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5635062141497438566.post-2355806239596703712020-06-25T03:10:10.582-07:002020-06-25T03:10:10.582-07:00Bom dia caro Da Maia,
https://www.youtube.com/wat...Bom dia caro Da Maia,<br /><br />https://www.youtube.com/watch?v=4E4bCrjpMHE<br /><br />Parte do vídeo aprece retirado do seu post :) Desconhecia por completa esta tese.<br /><br />Abraço e saúde.<br /><br />JRJoão Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/10535792108384445561noreply@blogger.com