Alvor-Silves

domingo, 25 de março de 2018

Fim da Evolução - Sentinela Norte

Uma das simples questões que não tem uma resposta simples, é por que razão houve tribos que não evoluíram, e praticamente ficaram estagnadas no Paleolítico? - É daquelas questões em que o "politicamente correcto" aconselha a não responder, porque arriscamos a ser mal entendidos.

Um caso particular, diz respeito a uma tribo completamente isolada, no Oceano Índico, no Arquipélago Andamão, tribo que terá entre 50 a 400 pessoas, e que domina a pequena ilha Sentinela Norte, com uma área pouco superior à ilha do Porto Santo.

Desde 1880 foi registada a primeira tentativa de contacto, com o desembarque de um navio inglês, mas com infrutíferos resultados, um contacto nunca foi estabelecido -  ou porque a resposta era extremamente violenta (na maioria dos casos), ou porque os indígenas desapareciam na floresta, quando um desembarque era feito. Há alguns vídeos que ilustram respostas agressivas, e em 2006 dois pescadores acabaram por ser mortos. Aparentemente, o tsunami de 2004 não os afectou, e quando um helicóptero avaliava os danos, foi recebido a tiro de flechas. 


A Índia que administra a ilha, organizou um contacto mais amistoso em 1991, e acabou por decidir declarar a zona proibida, deixando os nativos à sua sorte... conforme terá acontecido nos últimos milhares de anos.  

Não é caso único... e há uma lista razoável de mais de uma centena de tribos que resistem ao contacto "civilizacional", muitas das quais no Brasil, na selva amazónica.

De um modo geral, estas tribos chegaram pelo menos ao estado fulcral que determinou o ascendente humano face ao meio-ambiente - o arco e a flecha. Mesmo sendo desconhecida, todas as tribos têm alguma espécie de língua, têm habitações rudimentares, mas no caso da Sentinela, não têm agricultura e julga-se que nem sequer dominam o fogo.

Fim da Evolução...
O problema que se coloca nestas tribos é a ausência de passo seguinte... foi como se tivessem atingido um estado de harmonia com a natureza, e entre si, que lhes prescindiu evoluir.
O problema que se coloca, em oposição, será perceber se a evolução civilizacional, que se desenvolveu na restante parte do mundo, teria ocorrido?
- É aqui que se coloca uma resposta simples, tão típica do Séc. XIX, que argumentaria que nem todas as raças estariam predispostas a uma evolução civilizacional.
Não me parece que essa abordagem simplista seja minimamente satisfatória.

Para chegar ao estado estável do "arco e flecha", que permitiu viver com considerável desembaraço, houve razoáveis passos evolutivos, e não haveria razão aparente para terminar ali a "evolução".
Mas a pergunta surge de outra forma - haveria então razão para continuar a "evoluir"?

No caso da ilha da Sentinela, sendo esta suficientemente rica para fornecer sustento a uma centena de habitantes, que assim entraram em equilíbrio no ecossistema, o problema maior seriam as relações dos habitantes entre si. Tendo desenvolvido um conjunto de tradições culturais, que resolvessem de forma satisfatória esses problemas entre si, a situação poderia ficar estável. Tanto mais que, por razões de espaço numa pequena ilha, não havia propriamente possibilidade de desenvolver dois clãs, que se opusessem. A economia ainda que hierárquica, seria comunitária, de completa partilha familiar - sendo certo que todos os elementos seriam pelo menos primos entre si.

Ou seja, é perfeitamente aceitável considerar que a evolução da tribo parasse quando não tinha razão objectiva para exigir novos desenvolvimentos tecnológicos. Como isso ocorreu em diferentes tribos, de diferentes raças, não parece que tivesse qualquer motivo genético profundo. Aliás, também nos anos 60, com certas comunidades hippies, se desenvolveu uma ideia anti-evolutiva, no sentido de comungar em sintonia com a natureza, em economia de partilha.

Tradição
O aspecto crucial que determinaria a necessidade de continuar, ou não, a evoluir, seria uma tradição enraizada na sociedade. Para um aglomerado pequeno, com uma história de sucesso na sua sobrevivência, como no caso da ilha Sentinela, a tradição impor-se-ia de forma determinante, e as inovações seriam vistas como novidades ameaçadoras ao equilíbrio alcançado. A educação dos jovens seria feita nesse pressuposto, e por exemplo, uma expansão para além da ilha seria possivelmente vista como indesejável.
Assim, apesar da criatividade ser possivelmente educada como inconveniente, isso não significaria que os elementos da ilha não tivessem possibilidade de exibir a sua criatividade, fora das circunstâncias tradicionais em que tinham sido educados. 
Aliás, não é difícil associar os períodos de maior estagnação criativa exactamente aos períodos em que a educação social era mais dirigida ou condicionada por uma tradição dominante. Aconteceu isso durante o período medieval, quer ocidental, quer oriental, na China.

O fim de uma evolução não é necessariamente marcado por uma imposição contra as pessoas, é sobretudo conseguido numa forma de acomodar as ambições da população ao que estas podem obter na sociedade.
Quando as ambições eram limitadas à ilha de Sentinela, uma pequena população familiar pode satisfazer e limitar os seus desejos áquele espaço abundante, mas quando as ambições ultrapassam o pequeno cenário familiar, então a Terra foi-se revelando um pequeno espaço para tanta ambição, e a evolução teve que prosseguir sem limites.

sexta-feira, 23 de março de 2018

dos Comentários (35) - Velha Zelândia

Por email de João Ribeiro recebi a indicação de um documentário bastante interessante sobre as "velhas" origens da Nova Zelândia.

New Zealand Ancient History Documentary "The Redheads" [2020: link anterior indisponível]

O tema principal do documentário é a história mal contada, enfim nada de espantar... mas neste caso incide em particular sobre a presença de pessoas com cabelo louro ou ruivo, no meio dos maoris.
Os próprios maoris, têm origem incerta numa migração polinésia que teria levado à colonização das ilhas do Pacífico. No caso da Nova Zelândia, a "estória" oficial coloca a colonização maori como recente, em 1280, ou seja, ao tempo do reinado de D. Dinis. 

Segundo, o documentário, os próprios maoris reconheciam a presença de outras tribos, quando chegaram à Nova Zelândia. O problema resulta na presença de indígenas com cabelo louro e ruivo, o que necessitava de explicação adicional, não se devendo a interacção com os colonos ocidentais.

Ao longo do documentário podemos ver a presença de mulheres louras, uma das quais mostra o traço dos seus ancestrais, com fotos onde igualmente se apresentavam como louros...
Foto antiga com criança Putiputi e pai Tonini, ambos louros, e descendente deles (à direita)

A história que lhe teria sido passada pela sua família, seria uma origem na zona da Pérsia/Índia, segundo ela, de refugiados da guerra descrita na saga indiana Mahabharata. Esses refugiados, teriam seguido o caminho de África até se estabelecerem na América, primeiro no México, zona de Aztecas e Maias, depois no Perú, zona dos Incas. 
Aí novas guerras teriam-nos afastado de novo, até arriscarem um percurso no Pacífico, onde teriam chegado à Ilha da Páscoa (Rapanui), Taiti, e finalmente à Nova Zelândia (Aotearoa). O percurso é assim ilustrado:

O documentário segue um rumo mais estranho quando a descendente de Putiputi e Tonini faz um teste de DNA, que é dito concordar com origens na Pérsia... indo ao mesmo tempo embarcar no aspecto de semelhanças de monumentos, esculturas, e até escrita. Neste caso, já abandonando o tema da Nova Zelândia, mas procurando juntar outras semelhanças conhecidas, algumas das quais a que já fizemos referência.
Semelhança entre Anedotos da Pérsia e do Equador (possivelmente de origem falsa)
Semelhança entre inscrições na Ilha da Páscoa e na Civilização do Indu (??).

Um problema com quem desmonta versões oficiais é que tem que ter o triplo do cuidado... e aqui não houve esse cuidado ao misturar com as possíveis falsificações remetidas à colecção do Padre Crespi (e que são abundantemente divulgadas por Klaus Donna). Não havendo esse cuidado, uma pequena incorrecção pode colocar em causa a certeza de tudo o resto.

Finalmente o vídeo termina com uma exploração arqueológica de muros que nos fazem lembrar tantos outros existentes nas ilhas açorianas, ou na serra dos Candeeiros, e que neste caso poderia ter levado a uma datação de 2 mil anos, e assim bem anterior à presença maori. No entanto, o documentário refere que o projecto foi terminado no momento em que iriam ser oficializados os resultados das datações.
Muros neo-zelandeses possivelmente com mais de 2 mil anos...

Conclusão...
Ainda que o documentário tenha interesse e coloque interrogações pertinentes, segue por caminhos menos seguros, ou duvidosos, comprometendo uma parte com outra. A versão oficial tem sempre "costas quentes", não precisa de responder a tudo, e quando erra notoriamente, só raramente se dá ao trabalho de rectificar o erro... porque muito poucos se interessam verdadeiramente.

Quando se coloca crédito num passado com tradição oral de 160 gerações, é preciso entender que isso corresponde a um número de avós da ordem de 10 mil biliões, e mesmo que se reduzam a poucos milhares, por serem os mesmos... só se mantém um passado desprezando os outros. Mesmo ao fim de 10 gerações, digamos 200 anos, já são mil avós e é complicado garantir que não houve pelo meio um marinheiro inglês ou holandês.
Uma terra passada em memória, que depois é identificada à Índia ou Pérsia, seria uma terra tão mal descrita que poderia ser qualquer uma, e assim toda a história parece pouco mais que um wishful thinking, colado a informação posterior. Afinal, também os povos das ilhas Salomão têm cabelo louro, e estão mais perto para explicação.
No entanto, é claro que restam muitas peças soltas, na falta de explicações sobre toda a exploração marítima em redor das ilhas do Pacífico.

Aditamento: (25/03/2018)
Um outro documentário da mesma Plumtree Productions:
https://www.youtube.com/watch?v=9RITfMMxcRc
que junta mais uma série de evidências sobre a presença antiga na Nova Zelândia.

sábado, 17 de março de 2018

Teatro dos Descobrimentos (2)

Recupero o assunto do mapa do Museu da Marinha.
Como escrevi há pouco tempo, comprei uma cópia do mapa há uns anos, e não ligando mais ao assunto, deixei-o enrolado conforme o comprei... mas tendo voltado a falar nisto, desenrolei-o.

Sem querer falar de novo sobre a origem do mapa, há outros aspectos que merecem notas detalhadas.

1. Origem do mapa
Como o próprio mapa indica (embora não se veja isto nas reproduções "vintage"), foi:

"Executado pelo pessoal técnico do Museu de Marinha - Maio de 1970"


... e é justamente nesse aspecto "técnico" actual que se colocam também algumas questões.

1. América do Norte
- Primeiro, aparece uma cidade perdida no meio do Canadá, justamente com o nome Canadá!
Não há nenhuma cidade aí... os cinco grandes lagos apontados no Canadá serão (de cima para baixo):
- Great Bear Lake, Great Slave Lake, Lake Athabasca, Reindeer Lake, Lake Winnipeg.

Trata-se de uma das zonas mais desabitadas do mundo, um frio labirinto de montes e pequenos lagos, no estado canadiano de Sasktchewan, onde aparecem os Lagos Atabasca e Reindeer, que limitam a referência à tal "cidade Canadá". 


- Segundo, aparece uma viagem de Gaspar Corte Real (1500-01) que, partindo dos Açores, terá rodeado toda a península da Florida, basicamente até ao Mississipi (~Nova Orleães), para depois seguir sempre junto à costa da América do Norte até Cape Breton, onde aparece uma bandeira nacional. Nada disto foi alguma vez reportado... que eu saiba!
- Terceiro, fica definido todo um território que engloba as províncias do Quebéc e Labrador, Terra Nova, sob uma grande coroa nacional.
- Quarto, aparecem pequenos montes em forma de pirâmide... um dos quais na zona onde se poderá localizar Monks Mound, um monte que é a maior pirâmide artificial da América. O outro(s) seria no Canadá, junto à Baía de Hudson, mas nada se conhece aí (pelo menos por enquanto).
- Quinto, a viagem de João Rodrigues Cabrilho em 1542 tem a seta conforme partisse bem acima de S. Francisco na Califórnia em direcção ao México... e não no sentido oposto, conforme é suposto. 

2. América do Sul
- O problema na América do Sul começam por ser todas as bandeiras portuguesas no lado oriental da costa, ao longo de toda a Argentina (escrita "Terra de Gigantes"). Como as bandeiras coincidem com o percurso da viagem de Fernão de Magalhães, poderá pensar-se numa atribuição nacional por via da nacionalidade do explorador, mas isso não aconteceu com Cabrilho, onde não são assinaladas bandeiras.

- Além disso junto à cidade do Lima, escrita "Cidade dos Reis", aparecem duas bandeiras, uma castelhana, mas a outra portuguesa, ao tempo da "união ibérica". Isso deve referir claramente a origem do piloto nacional, tanto que depois são colocadas as quinas nas Novas Hébridas (agora Vanuatu), como ponto de chegada da sua viagem.
- Vemos ainda as diversas ilhas atlânticas descobertas pelos portugueses. 

3. Gronelândia
O único problema da Gronelândia é a marcação da viagem de "João Fernandes Labrador - 1495", partindo dos Açores e assim mostrando a perfeição do contorno que encontrámos, desde o início, no mapa de Cantino.

4. China e Japão
Começo por notar que nada é escrito na península da Coreia, nem no Vietname (então Conchichina).

Pontos no Japão: 
- Kioto e Tokio, que têm as mesmas letras, estão colocadas em simetria.
- Não longe de Tokio está Yokohama, e mais abaixo Tana Shima, que corresponde à ilha de Tanegashima, onde foram feitas as primeiras armas de fogo pelos japoneses... após a célebre história dos portugueses naufragados (António da Mota, Francisco Zeimoto e António Peixoto). Aliás, a navegação de António da Mota (ao que consta num junco...) é assinalada a vermelho - justamente até Tana Shima, ou seja, Tanegashima.
- Duas bandeiras portuguesas - uma em Nagasaki, outra em Tanegashima. Nagasaki era o principal porto de comércio português, e a cidade esteve mesmo sob administração portuguesa de 1580 a 1586. Será de supor que o mesmo possa ter ocorrido em Tanegashima.


Pontos na China:
- Cidade de Cantão - está desenhada, tal como mais acima deve estar desenhada Pequim (mas não mencionada).
- Bandeira na Ilha Formosa, que foi descoberta por portugueses, e que depois passou a ser também espanhola, até que os holandeses conquistaram a ilha aos espanhóis em 1642.
- Passando a ilha de Ainão, surge a exploração de Jorge Álvares que chega à China em 1513.

5. Molucas
- Nas Filipinas - Cebu, vemos a cruz do local da morte de Fernão de Magalhães.
- Mais abaixo vemos as ilhas Molucas (antes, ilhas Malucas) com bandeira portuguesa, e está marcado o fim da viagem de António de Abreu, que terminou esta exploração em 1512, nas ilhas de Timor e Banda.
- Vemos depois a Austrália, sem qualquer marcação (demoraria 100 anos, depois da viagem de Abreu, até ser marcada parcialmente pelos holandeses), e os estranhos desenhos de cangurus, bem como mais a sul, os eucaliptos. Presume-se acreditar que estes bonecos tenham sido feitos em 1970 pelo pessoal técnico...

Ou seja...
Não há grandes dúvidas que a marcação da viagem de Pedro Queirós terá ocorrido depois de 1606, e por isso, essa inscrição no mapa teria que ser posterior. Acresce a menção às "Novas Hébridas", que só poderia ocorrer depois da viagem de Cook, ou seja, depois de 1760.

No entanto, não está neste mapa a viagem de David Melgueiro - pela passagem Nordeste, rota que era habitual mencionar em 1970, como uma das proezas nacionais.
Por outro lado, um dos aspectos mais estranhos, é a inclusão da viagem de Gaspar Corte Real pela costa americana desde a Florida, ao mesmo tempo que era atribuída a sua navegação à Gronelândia, antes de ter desaparecido em 1501.

Não querendo sobrecarregar o assunto com detalhes, o mapa mantém as suas incoerências, juntando inscrições e um recorte de costa próprio do Séc. XX, com uma formação estética e técnica do Séc. XVI. O mapa que aparece como "vintage" é uma variante deste que, incluindo as rotas das viagens, será posterior a 1606 e talvez anterior a 1660 (por não incluir a viagem de Melgueiro), e se também tiver a designação "Novas Hébridas" então não é um mapa antigo...

domingo, 11 de março de 2018

dos Comentários (34) ... um judeu Nasi

A abreviatura Nazi para "Nationalsozialismus", relativa ao partido NSDAP de Hitler, seria usada pelos opositores, e ganhou especial uso no exterior, sendo usada raramente pelos nazis, para se identificarem.
Curiosamente, um principal problema que os Nazis identificaram foram os judeus AshkeNazis, e não dou ênfase especial à palavra ashkenazi terminar com nazi.

O problema com os judeus tinha ficado bem caracterizado pelo Imperador Guilherme II (Wilhelm II), quando a Alemanha perdeu a 1ª Guerra Mundial:
(...) "Let no German ever forget this, nor rest until these parasites have been destroyed and exterminated from German soil!" (...) [Wilhelm] further believed that Jews were a "nuisance that humanity must get rid of some way or other. I believe the best thing would be gas!"
in Wikipedia, citando John Röhl: 
The Kaiser and His Court: Wilhelm II and the Government of Germany 
(Cambridge University Press, 1994), p. 210 

Portanto, a ideia de eliminar os judeus através de câmaras de gás não foi um original nazi, e a conservadora Alemanha imperial, não deixaria de partilhar o mesmo tipo de sentimentos.

Quando se fala na "solução final" como sendo o plano nazi de "gasear" os judeus, é preciso notar que o termo se aplicou a encontrar um destino final para a comunidade judaica, e nunca constaram documentos de que o termo se referisse à eliminação por gás - excepto talvez as palavras do imperador deposto em 1919, e exilado na Holanda até morrer em 1941. O imperador tendo sido inicialmente um adepto das ideias nazis, acabou por desprezar Hitler, e também o sucesso militar desse plebeu.

Os Rothschild lideravam um plano de fazer renascer um estado israelita... em Israel, no contexto da declaração de Balfour em 1917. Havia outras soluções que os alemães preconizavam, e assim sugeriam a ida para o Canadá, Austrália ou para a Rússia (cf. Oblast judeu), ou de certo modo, para sítios onde não houvessem problemas em ter que desalojar outras comunidades existentes. Conforme se sabe, um problema óbvio da localização em Israel foi o desalojar da comunidade palestiana árabe.

Ora, os judeus andavam em diáspora praticamente desde a invasão muçulmana ocorrida no Séc. VII, tendo-se espalhado por todo continente europeu, e Mar Mediterrâneo, em comunidades que chegaram a ser bastante mal tratadas pelos anfitriões. No entanto, havia uma forte convicção religiosa de que não deveriam regressar, até que o Messias aparecesse... e por isso nem todos os judeus teriam a ideia de largar tudo, e ingressar num novo estado israelita (isso seria mais uma ideia dos Ashkenazi).

Tudo se modificou decisivamente com o chamado "holocausto judaico", porque ficaria aí óbvio que os judeus não tinham outro lugar, do que criar a sua própria nação. Mesmo assim, e ainda que à custa de algumas bombas terroristas, a efectivação do Estado Israelita tenha sido rápida, após a 2ª Guerra Mundial, houve um considerável número de judeus que ficou onde estava, e não foi para Israel, ajudar na construção de um novo estado. Poderia ser duvidoso o efectivo sucesso de Israel, caso não tivesse havido um efeito dramático que os uniu após o holocausto, na procura do melhor sucesso para um estado ameaçado pelos vizinhos árabes.

Yosef Nasi
Se os nazis acabaram por ter sucesso de reunir os judeus no regresso a Israel, pelas piores razões, já muito antes tinha havido alguém que procurou reunir os judeus junto ao Mar da Galileia, na cidade de Tiberias. 
A cidade israelita de Tiberias, junto ao Mar da Galileia.

Era português de nascimento em 1524, com o nome "João Micas", e ficou com o nome hebraico de Yosef Nasi. A sua tia, Gracia Mendes Nasi igualmente judia portuguesa, foi uma figura influente que permitiu a fuga de centenas de judeus portugueses, que assim escapavam dos processos da Inquisição.
Se a tia era já uma figura influente da comunidade sefardita exilada em Constantinopla, o sobrinho Yosef Nasi tornou-se bastante próximo dos sultões Suleiman I e Selim II, tendo sido nomeado Duque de Naxos. 
Foi isso que lhe permitiu ser o primeiro a tentar reinstalar os judeus em Israel, algo que ia contra a política religiosa mais ortodoxa, que só aceitava o regresso a Israel com a vinda do Messias.

Assim, de forma estranha... foram primeiro os Nasis que procuraram reinstalar os judeus em Israel, ainda no Séc. XVI, e foram só depois os Nazis que provocaram a efectiva criação do Estado de Israel, a seguir à 2ª Guerra Mundial, essencialmente por uma significativa migração dos Ashkenazis.

Este tópico resultou de um email que recebi de David Jorge, mencionando a figura de Yosef Nasi, e também uma significativa migração de judeus para Ragusa (actualmente Dubrovnik). 

Pareceu-me curiosa a semelhança do nome, e especialmente curioso, resultar do mesmo propósito - o regresso judaico a Israel. Yosef Nasi morre em 1579, um ano depois de D. Sebastião ter desaparecido em Alcácer Quibir, onde o rei português, tão odiado pelos judeus, visava travar o avanço otomano.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Estado da Arte (12)

Na região do país basco, entre Santander e Bilbau, está a Caverna de Cullalvera com inscrições pré-históricas, que tem uma entrada com 30 metros de altura... 



... e que serve de apresentação a uma interessante pequena palestra de Genevieve von Petzinger, que é bastante elucidativa, do tipo de investigação que decidiu fazer sobre a arte rupestre.
Não se focou na imagem dos animais, mas sim nos múltiplos desenhos geométricos que polvilham as cavernas, e que segundo ela, são mais do dobro das representações de animais.


Em particular, ficou mais conhecida por definir 32 símbolos geométricos frequentes, que aparecem na arte rupestre, comuns a diversas cavernas europeias.

1) Timidez...
Desculpem, mas só pintamos se ninguém ver!
Conforme é dito no vídeo, é suficientemente estranho só encontrar os primeiros símbolos depois de se entrar 800 metros na caverna. As paredes não eram boas para escrever?
Uma situação mais típica, é outra... todos os registos na entrada acessível podem ter sido destruídos, e só os registos mais inacessíveis, ou considerados pouco relevantes, foram poupados.
Porquê?
Para simplificar, coloquemo-nos ao tempo romano do imperador Augusto, que finalmente arrumou com toda a resistência ibérica. Os chefes locais ainda poderiam ser tentados a mostrar aos jovens a sua ascendência a tempos mais gloriosos, fazendo-os visitar cavernas magnificamente pintadas, ao estilo de Altamira. Ora esse despertar de consciência nacionalista, seria um rastilho para rebelião e inconveniente para uma potência invasora. Assim, tudo o que seriam símbolos visíveis de um passado notável, deveriam ser ocultados.
Por isso, com escopro e martelo, nada seria mais fácil do que destruí-los. 
Como se isso não fosse muito ético, fica a esperança de que os desenhos tenham sido reproduzidos em pergaminho, e mandados para Roma, para as catacumbas do Vaticano, antes de serem destruídos.

Podemos perguntar, isso não implicaria igualmente destruir monumentos megalíticos?
A questão é que uma civilização estar associada a monumentos de pedra não trabalhada, não se compararia minimamente com a sofisticação e imponência que os edifícios romanos tinham.
Acrescia um problema maior... as pinturas pré-históricas mostrariam animais extintos, como bisontes, mamutes, tigres de dente-de-sabre, etc. Isso remeteria para um passado demasiado longínquo, que convinha ser ignorado. Tanto pior quando o cristianismo começou a despontar a sua faceta mais ortodoxa, que foi levando à destruição de referências a outras divindades, vistas como diabólicas.
Basta lembrar que esse mesmo espírito levou a que no tempo de Teodósio, em 393 d.C. tivessem terminado os jogos olímpicos, e abandonada a cidade pagã de Olímpia, que os acolhia.

Por outro lado, ainda uma explicação mais simples, é que seria natural que os sítios mais acessíveis, podendo ser facilmente vandalizados, não fossem convenientes a desperdiçar tempo com pinturas demoradas e sofisticadas. No entanto, em contraponto, convém não esquecer as diversas pinturas ou relevos, encontrados ao ar livre, que contrariam essa tendência.

2) Montanheses
Acima de 500 metros só cabras e montanhas...
Depois há um pequeno grande problema!
Na Idade do Gelo o nível do mar estaria umas boas centenas de metros abaixo do actual, por isso o mais natural seriam as povoações estarem concentradas junto ao nível do mar, e hoje em dia isso significa... umas boas centenas de metros submersas, como foi exemplificado no caso da Caverna Cosquer. Ou seja, aquilo que recuperamos enquanto registo civilizacional, é apenas aquilo que está acima do nível da água, e que antigamente seriam regiões em altitude, ou montanhosas.
Curiosamente uma boa maioria das cavernas pré-históricas encontra-se na zona basca, onde a diferença entre o anterior nível marítimo e o actual, seria menos significativa, o que não é muito diferente da zona occitana, onde ocorre a mesma frequência de pinturas rupestres.

Não estamos a falar apenas da questão do nível do mar, porque a Idade do Gelo também é supostamente fria... e assim os ambientes mais elevados, onde a densidade atmosférica seria menor, seriam igualmente os mais frios, e os menos convidativos à vivência.

Para se entender melhor a questão, pensemos que o nível do mar subitamente passava a ser superior a 5000 metros... o que temos como vestígios humanos acima dessa altitude? Praticamente só não ficaria submersa a região montanhosa dos Himalaias, e como Lhassa está abaixo de 4000 metros de altitude, praticamente não ficaria uma única povoação significativa, só restariam montanheses nepaleses...

3) Os símbolos geométricos
O que há e o que falta...
Conforme é colocado por Petzinger, o problema não está apenas no que está representado, está também em tudo o que não foi representado!
Não se vêem desenhos de árvores, de pássaros, dificilmente se encontram referências às fases da Lua, às constelações, não há desenhos de rios, de mares, de nuvens, de armas, são praticamente raras ou quase inexistentes figuras humanas,  etc...
Parece ter havido um propósito de desenhar apenas certas coisas, muito específicas... como fossem os animais que constituíam parte da dieta paleolítica.
A razão pela qual há essa selecção de temas, parece um aspecto fulcral, sem grandes respostas convincentes. Uma possibilidade, que já considerei, seria o uso da técnica da camera obscura para a fazer as pinturas com um elevado nível de precisão.
Mas, conforme é referido, surge um grande número de símbolos abstractos, geométricos, cuja intenção ultrapasaria uma representação concreta. A sua difusão, ou presença comum em diferentes paragens, mostra que haveria contactos reais entre os diveros grupos pré-históricos, e mesmo que se pretenda algum significado, na tentativa de servir de passo conducente a uma línguagem escrita, o ponto principal que Petzinger consegue é mostrar que o conjunto existe, sem avançar nada mais, do que escassas especulações.