Alvor-Silves

sábado, 13 de março de 2010

Presença Islâmica na América

Imagem parcial de um mapa de 1550.
(clique na imagem para aumentar)



Na sequência da publicação dos textos no Knol foi indicada a referência para um texto da Duquesa de Medina Sidonia. Esse texto atestava a presença árabe na América.
Com efeito, num mapa do Livro de Marinharia isso é já suspeito, pela bandeira triangular vermelha num Castelo, entre os dois Castelos com bandeira das quinas, na zona do Peru/Equador/Colombia.

Este mapa Anónimo, na Bodleian Library - Oxford, de 1550, de acordo com a datação constante na Portugaliae Monumenta Cartographica, indicia muito mais:

(i) Tem uma costa americana muito bem delineada da Florida até à Terra Nova.

(ii) Coloca nessa costa, alternadamente, bandeiras quadradas (nacionais?), com bandeiras triangulares com um crescente. Ou seja, uma eventual presença alternada portuguesa/islâmica em toda a costa ocidental da América do Norte.

(iii) O mapa sinaliza a Terra Nova com uma bandeira diferente, cristã, indicando a presença de algum território autónomo, de origem cristã, conforme atestado no texto de Francisco de Souza, de 1570. Acresce a isso o desenho de um "barco a remos" próximo da Terra Nova, talvez para sinalizar que a viagem descrita por Souza teria ocorrido mesmo em tempos visigodos, no séc. VIII.

(iv) O mapa continua, colocando mais bandeiras islâmicas na zona da bacia Amazónica.

À parte o texto surpreendente de Medina-Sidónia, que coloca a presença islâmica na América Central e do Sul, não encontrámos nenhuma outra fonte que justifique mais esta presença de bandeiras islâmicas em território americano, especialmente no norte da América.

A estória da História continua mal contada, e a precisar de muitos ajustamentos!