sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pichu, Tara e Mamoas



Em língua Quechua o significado de Machu Pichu e Pacha Mama será a composição de

  • Machu - homem velho; Mama - mãe;
  • Pichu - pirâmide, ou monte fálico; Pacha - terra, mundo.

... ora, como já disse anteriormente, não sei até que ponto isto não é demasiada coincidência com termos que também são nossos.

Pichu, referindo monte em forma de pirâmide, remete-nos para algumas manifestações em diversas partes do globo, não apenas para as conhecidas pirâmides, mas para vários outros casos.
Voltar a falar disto vai-nos remeter a Tara, mais precisamente ao Monte da Tara, na Irlanda:
Na Irlanda, o Monte da Tara, tem no cimo um símbolo fálico. (wikipedia)

Esta Tara não tem cara de caso único, e ainda na Irlanda já referimos as espirais de Newgrange:
 
Irlanda, o Monte de Newgrange (wikipedia).

sendo talvez mais semelhante a Tara, o Monte de Maes Owe, nas ilhas Orkney:
 
Ilhas Orkney, o Monte de Maeshowe e a sua câmara interior em 1863 (wikipedia).

De Orkney seguimos para a "mamoa" da Orca, ou Lapa da Orca:
Mamoa da Lapa da Orca

O nome "mamoa" é aplicado em território nacional a este tipo de manifestações megalíticas encobertas por montes, como no caso do complexo de mamoas e antas da Aboboreira.

Seguimos essencialmente a ordem registada em ancient-wisdom.co.uk/passagemounds.htm, que aponta ainda para dois exemplos portugueses de montes, antas/mouras com passagens internas... nomeadamente a bem conhecida Anta do Zambujeiro (Alentejo), que tem um dos maiores blocos de pedra do mundo, e a Anta da Comenda da Igreja.
Porém, para não ficarmos apenas por estas Lapas, e comendas alentejanas, falamos de outras encomendas do bairro alfacinha da antiga Lapa... relacionadas com comendas mais modernas, envolvendo carris de grande velocidade, ou altos vôos:
 
Monte Redondo da Ota (créditos: imagem 1, imagem 2 -  visto do paúl)

Perto da Ota, ergue-se um monte em forma pirâmidal, chamado Monte Redondo, que esteve em risco de desaparecer pela construção do projecto de "novo aeroporto" por extensão do aeroporto militar, que se alargaria mesmo ao Paúl da Ota. As estimativas de terraplanagem apontavam para a remoção de 50 milhões de metros cúbicos de terra.
Não sei se alguma vez foram feitas algumas escavações no monte, sendo claro que, em redor, a Serra de Ota e Montejunto alberga vários registos de ocupação humana. Estamos na zona do Castro do Zambujal que já foi considerado o berço do Calcolítico Europeu... 
É claro que a remoção completa do monte implicaria certezas sobre o seu conteúdo... mas duvido que o propósito fosse a encomenda de descoberta, sendo mais natural que se tratassem de comendas para os encobertos, para o encobrimento. Bom, apesar da insistência naquela estranha localização, houve polémica suficiente para que o monte fosse poupado ao vandalismo... de esbirros e construtores modernos de esquemas financeiros de pirâmide.

referimos que estes montes piramidais não são caso único na Europa, encontramos no Illinois, EUA, o Cahokia:
Cahokia Monk Mound, Illinois, EUA

ou ainda na China, Maoling, ou o túmulo do imperador Jin da dinastia Han, também se encontra coberto sob um monte pirâmidal:
 Túmulo do imperador Jin da dinastia Han (wikipedia)

O site ancient-wisdom.co.uk/pyramids.htm aponta vários locais de pirâmides, uns mais conhecidos que outros, desde Gizé a Teotihuacan, passando por eventuais pirâmides bósnias e etruscas, e certamente que merece uma leitura atenta do muito material compilado (curiosamente o promotor, A. Whitaker, terá iniciado a pesquisa enquanto vivia em Portugal).

Restaria talvez falar de Silbury Hill, na Inglaterra, 
que deixei para final, associando a um conhecido tema musical

Sem comentários:

Enviar um comentário